Executando verificação de segurança...
29

O benefício oculto do exercício físico na vida do programador

"Mens sana in corpore sano" é uma famosa citação de origem latina que significa "uma mente sã num corpo são". O seu principal ativo, como programador, é a sua mente. A sua mente está sã? O seu corpo está são?

A pandemia mudou drasticamente nossas vidas. O trabalho remoto, que antes era um privilégio restrito a poucos profissionais, acabou se difundindo. Sem a necessidade de se deslocar até o escritório, muita gente ganhou valiosas horas em seu dia. Algumas usaram essas horas para desenvolver o hábito saudável de praticar exercícios. Outras, não.

Na edição de hoje eu pretendo te contar como o exercício físico mudou minha vida e porque essa prática não deve ser uma questão de escolha.

O exercício físico mudou minha vida

Desde que me conheço por gente sou apaixonado por esportes. Comecei a jogar futebol cedo. Com 7 anos de idade eu já estava matriculado na escolinha.

Por sorte, o colégio onde estudei incentivava a prática de esportes. Por lá, eu jogava tudo o que aparecia. Handebol, basquete, atletismo, câmbio, até queimada. Lá pelos meus 15 anos eu quase cheguei a iniciar uma carreira profissional no vôlei, mas fui impedido devido aos meus insuficientes 1,91 de altura (e a falta de habilidade 🫢).

Acontece que, se por um lado eu gostava de praticar esportes, por outro (e até de forma meio paradoxal) eu sempre fui muito preguiçoso. Devido a esse comportamento, quando veio a adolescência e eu conheci a boemia, eu fui deixando, aos poucos, o esporte de lado.

Não só parei com esporte, como também desenvolvi vários maus hábitos. Comecei a beber, comecei a fumar, passei a dormir pouco e comer muito mal. Essa foi minha vida dos 16 até uns 23-24 anos.

Durante esse tempo eu engordei bastante. É verdade que eu nunca cheguei a ficar gordo, de fato. Mas engordei num nível suficiente para me incomodar ao olhar no espelho. Esse incômodo até me trazia uma certa vontade de mudar. Arrisquei várias tentativas de mudança ao longo dos anos. Todas sem sucesso.

Só na musculação eu devo ter começado e parado umas 5 vezes. Também tentei várias outras modalidades: tentei voltar a jogar futebol; tentei começar a correr; fui andar de bicicleta; aprendi a jogar squash. O começo era sempre legal e empolgante, mas nada durava tempo suficiente para surtir algum efeito positivo de longo prazo.

Fiquei nessa lenga-lenga até os meus 26 anos mais ou menos, quando comecei a trabalhar em uma startup. Ali foi onde cheguei no fundo do poço. A combinação de muito trabalho e muita pressão me fez desandar e levar uma vida completamente desregrada.

Comecei a beber praticamente todo dia. Tinha dias que eu comia fast-food no almoço e no jantar. As 2h diárias de trânsito me fizeram aumentar o cigarro consideravelmente. A minha vida afetiva e emocional também ficou uma bagunça completa.

No começo esse ritmo era legal. Quem não acha gostoso comer McDonalds no almoço e jantar uma breja com uma porçãozinha de calabresa? Acontece que esse estilo de vida acaba com o corpo e, por consequência, com a mente. Depois de 6 meses nesse ritmo eu comecei a endoidar.

Até que, um dia eu acordei, olhei para o espelho e me dei conta da vida de merda que levava. Estava no auge dos meus 105kg, dormindo mal, me sentindo cansado, comendo e bebendo que nem um maluco, com o relacionamento à perigo e tendo que pegar 2h de trânsito por dia para me deslocar para um trabalho que não gostava.

Nessa mesma época aconteceu uma situação no trabalho que me deixou muito puto. Esse foi o estopim que me fez decidir dar um basta!

Alguns dias depois do acontecido eu cheguei no trabalho avisei que dali um mês estava de saída. Nesse dia, na volta para a casa, passei num box de crossfit aqui perto de casa que uma amiga tinha me recomendado muito bem e fiz minha matrícula. Nesse dia a minha vida mudou.

Desde então o esporte passou a ser uma das atividades mais importantes do meu dia. Há 6 anos eu faço exercícios físicos de 4 a 5 vezes na semana. São 6 anos comendo melhor, dormindo melhor e, por consequência, tendo mais disposição e ficando muito menos doente.

Esse processo me fez beber muito menos do que bebia. Para completar, não coloco um cigarro na boca há 194 dias, decisão que tomei depois que o meu filho nasceu.

Posso dizer, com tranquilidade, que o esporte mudou minha vida e forjou quem eu sou hoje.

Por que fazer exercícios físicos?

Como eu disse, a minha vida mudou para melhor depois que eu adotei o hábito de praticar exercícios físicos diariamente. A minha saúde melhorou, tanto física, quanto mentalmente. Mas não foi só isso.

Quando você começar a praticar exercícios físicos, você vai notar muito rapidamente algumas mudanças.

A primeira delas é que na primeira e na segunda semana, seu corpo vai doer como nunca doeu antes. Esse é o preço que o sedentarismo de anos vai te cobrar. O ser humano é avesso a mudança justamente porque mudar dói. Mas fica tranquilo que no começo fica ruim, mas depois fica bom.

Passados cerca de um mês desse novo hábito, você vai notar uma melhora significativa na sua qualidade de sono. Não tenho o embasamento científico necessário (e nem a vontade de entrar nesse nível técnico) para te explicar o porquê disso. Digamos que isso acontece, basicamente, porque seu corpo "entrou em movimento". Sua circulação sanguínea melhora, seu corpo desinflama e seu corpo volta a produzir hormônios como deveria.

Com a melhora do sono, você ganha dois outros ótimos benefícios: você passa a se sentir mais disposto e com mais capacidade cognitiva. Nesse momento você vai entender, pela primeira vez, o tal do "corpo sã mente sã" do começo do texto.

Depois de uns 2-3 meses, você vai sentir uma melhora na estética. Vai perder gordura, ou talvez até ganhar uma definição muscular. Aquela roupa antiga vai voltar a cair bem. Olhar no espelho volta a ser agradável. Essa melhora impacta diretamente em outro ponto muito mais importante: sua auto estima.

Uma pessoa com a auto estima em dia é uma pessoa confiante. Uma pessoa confiante é uma pessoa que desempenha melhor no trabalho, que desenvolve relacionamentos saudáveis e que passa a enxergar a vida de forma mais positiva.

Depois de uns 5-6 meses praticando exercício físico diariamente, você vai perceber que, sem querer, desenvolveu alguns outros bons hábitos. Você provavelmente estará se alimentando melhor. Você provavelmente estará bebendo e fumando menos. Talvez lendo ou estudando mais.

Isso acontece porque o exercício físico é um hábito angular. Hábitos angulares são hábitos que têm o poder de iniciar uma série de mudanças de comportamento. Quando implementamos um hábito angular em nossas vidas, de forma natural começam a acontecer mudanças em outras áreas que não estão necessariamente relacionadas. Hábitos angulares causam um efeito-dominó positivo na sua vida.

Mais ou menos por essa época você também vai perceber que seu ciclo de amizades ficou mais diverso. Você vai desenvolver mais amizades com pessoas que compartilham desses novos valores que você está incutindo na sua vida.

Nessa linha, também vai diminuir o contato com pessoas que já não fazem mais tão bem pra você e que não compartilham da sua nova mentalidade.

Depois de 1 ano, mais ou menos, em que você estiver praticando exercícios físicos diariamente e com algum grau de comprometimento com a evolução, você vai perceber que você se tornou uma pessoa muito mais resiliente.

Ao treinar todo dia, você treina fisicamente e também mentalmente. Você treina a sua disciplina. Você treina a sua capacidade de viver no desconforto. Você treina a sua força de vontade. Você treina a sua ambição em querer ser melhor. Você treina a sua humildade de saber que, apesar de sempre melhorar, sempre tem alguém melhor que você.

Essa melhora como pessoa é o real benefício oculto na prática do exercício físico.

Eu garanto: tudo isso vai acontecer com você! Eu sei disso porque tudo isso aconteceu comigo. Não só aconteceu como segue acontecendo.

Mas, para que tudo isso aconteça, é preciso começar. Se você é programador e está lendo esse texto, eu chuto que você está sedentário e não pratica nenhum tipo de exercício físico.

Começar a praticar exercício físico nem é tão difícil assim. O difícil mesmo é continuar praticando. Eu devo ter começado e parado mais de 10x ao longo da minha vida. Imagino que com você não tenha sido diferente.

Por isso, tenha em mente que o seu principal objetivo não é começar, mas sim seguir fazendo. Para te ajudar nesse objetivo, eu tenho algumas dicas.

A primeira delas é buscar uma atividade que seja interessante o suficiente para você seguir praticando ao longo dos próximos anos.

Musculação, por exemplo, é muito chato. Corrida é um pouco menos chato, mas também é chato. Bike é um pouco mais legal, mas também enjoa rápido. Squash é legal, mas eu sempre dependia de outras pessoas para jogar.

O esporte interessante o suficiente e que eu me apaixonei foi o Crossfit. O Crossfit possui várias características que eu acredito serem essenciais para conseguir manter o meu engajamento.

Primeiro de tudo, o Crossfit é um esporte individual, mas, ao mesmo tempo, em grupo.

Uma característica fundamental para manter o engajamento no esporte é buscar uma atividade em grupo. O fator social traz um elemento adicional para ajudar no engajamento. Além do que, a pressão social ajuda a nos manter motivados.

Entretanto, atividades em grupo te limitam a depender de outras pessoas. É aí que está a beleza do Crossfit. Você pode praticar o crossfit individualmente. No treino de Crossfit você não depende diretamente de ninguém (mas, sem dúvidas, é bem mais legal treinar com outras pessoas, que te puxam pra cima).

Outra característica importante para a aderência na prática do exercício físico é a sua capacidade de treinar sem depender de materiais ou ambientes específicos.

Atualmente é muito fácil encontrar um box de crossfit em qualquer cidade brasileira. Esses box possuem o equipamento necessário para a prática completa da modalidade. Ainda sim, se você não tiver nenhum local por perto para praticar, você pode adaptar seu treino e praticar apenas com o peso do corpo em qualquer parque ou praça.

Outro ponto importante, na hora de iniciar uma prática esportiva, é buscar uma modalidade que possua um alto nível de "gamificação". Nessa modalidade você consegue competir com o colega? Você tem marcos claros que mostram a sua melhora? Você possui objetivos claros a serem atingidos com condições que imponham alguma restrição, como tempo ou carga? O Crossfit tem tudo isso.

Agora que terminei a minha evangelização, preciso fazer um disclaimer. Obviamente, essa é a minha opinião e ela é totalmente pessoal. O que é chato para mim pode ser legal para você e vice-versa.

O que eu recomendo você fazer é testar, sim, o Crossfit, mas, se caso não gostar, seguir procurando a modalidade que mais te agrada.

Achar algo que você vai gostar o suficiente para te manter no longo prazo é importantíssimo pois, de novo: o que vale não é desempenho, mas sim, consistência.

Por fim, deixo mais duas dicas básicas, mas valiosas, para você se manter engajado na prática de exercício.

A primeira delas é definir uma meta. De preferência, essa meta deve ser baseada na consistência, não no resultado. Um hábito é formado na repetição. Defina uma meta de frequência semanal ou mensal. 15 dias de exercício no mês, por exemplo, é uma meta "fácil" de se atingir. Com 4 dias de prática por semana você já consegue atingir sua meta e ainda tem 1 dia de margem pra erro.

A segunda dica é tentar praticar o exercício pela manhã. Começar o dia se exercitando possui dois grandes benefícios.

O primeiro deles é que você começa o seu dia tirando já cumprindo com a sua obrigação e tirando essa tarefa da frente. O nosso cérebro possui um estoque limitado de força de vontade e esse estoque vai sendo consumido ao longo do dia. Decidir treinar pela manhã é muito menos difícil do que decidir treinar a noite, depois de um dia estressante e cansativo.

O segundo benefício, e mais importante, é que você seta o tom do dia da melhor forma possível, tanto fisicamente quanto mentalmente. Ao praticar exercício pela manhã você libera a endorfina que vai te ajudar a se manter muito mais disposto ao longo do dia.

E aí, você já pratica exercício físico? Quer começar? Espero que depois desse relato e dessas dicas eu te inspire a tomar uma das melhores decisões da sua vida.

Me conta aqui embaixo nos comentários se você decidiu começar a se exercitar.


✉️ Esta foi mais uma edição da minha newsletter.

💪🏻 O meu objetivo com essa newsletter é ajudar programadores que desejam desenvolver uma visão mais estratégica.

Além disso, pretendo também compartilhar outras coisas, como um pouco dos bastidores da construção de um negócio SaaS, as minhas opiniões e meus aprendizados. A ideia geral é ser uma documentação pública e estruturada dos meus pensamentos e aprendizados ao longo dos anos.

Portanto, se você se interessa por soft-skill, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e opiniões relativamente polêmicas, sugiro que você se inscreva para receber as próximas edições. ⬇️

Toque aqui para se inscrever

Carregando publicação patrocinada...
3

Sempre fui desses que começava academia e parava depois de 2 ou 3 meses. Perdi a conta de quantas vezes isso aconteceu.

Em maio desse ano, com meus 108kg, decidi que dessa vez ia tomar jeito. Comecei com pilates pra melhorar um pouco a mobilidade, soltar os músculos e ganhar um pouco de flexibilidade. Em junho comecei um trabalho com nutricionista e entrei para academia. Em julho adicionei o futevôlei à minha rotina, que se tornou minha paixão de esporte, praticando 2x por semana.

Hoje, pesando 96kg (12KG OFF!), me sinto outra pessoa.

1
2

Eu sou outra pessoa que mudou de vida após começar a fazer exercício físico o/

Foi na pandemia, quando começaram a liberar as restrições de sair de casa.

Eu estava muito depressivo, trabalhando em home office, simplesmente não queria levantar da cama. Tenho um problema autoimune, que faz surgirem inflamações na minha pele, e nessa época eu estava com inflamações terríveis por todo o corpo. Dá muita coceira quando inflama, e eu me cocava tanto que chegava a sangrar. É, eu sei, meio dramático, mas só para entender o meu estado.

Além disso, eu era sedentário, sempre cansado, sempre reclamando. Não estava em sobrepeso porque sempre fui extremamente magro. E isso era outra coisa que me incomodava. Sou um pouco alto, e a magreza me fazia ser chamado de tripa-seca, palito, e apelidos afins.

Sem falar na minha postura que era horrível, meio corcunda.

Na época meu irmão fazia Taekwondo, e ele me convidou para participar. Fui fazer uma aula experimental, e dali em diante minha vida começou a mudar. Depois de um tempo comecei a fazer academia. Deixei o taekwondo, pois queria focar na academia, porque vi que meu corpo estava mudando, estava ganhando massa muscular, minha postura melhorava, comecei a me sentir mais confiante. Me olhava no espelho e me sentia muito melhor. Minha autoestima foi lá em cima.

Minha disposição melhorou. Nunca mais tive as crises autoimunes.

Reclamo menos. Aprendi a conviver bem com o desconforto. Tenho mais disciplina. Faço as coisas sem vontade alguma, porque simplesmente eu tenho que fazer.

Faz uns meses voltei a praticar artes marciais, mais especificamente o jiu-jitsu.

Estou há um pouco mais de 3 anos nisso, de treinar todos os dias, faça sol, faça chuva, frio ou calor. Claro que eu falho às vezes, falto por preguiça, ou por cansado. Mas o segredo está em nunca parar completamente. Falhou hoje? Vá amanhã sem falta. Mas nunca pare.

Como você disse, tem que achar uma atividade que goste, assim fica muito mais fácil. Academia, crossfit, ciclismo, corrida, artes marciais. Encontre uma e foque. Faça por um ano sem falhar, e veja sua vida mudar para sempre.

0
1
1

Eu costumo praticar jejum "sem querer" alguns dias da semana. Janto por volta das 20h e volto a comer por volta das 11h do dia seguinte. Treino na sequência, ao meio dia.

Também já tive época em que eu ficava das 20h do dia anterior até as 12h do dia seguinte e fazia treino de futevolei (cardio, resumidamente) umas 07h. Não sentia nenhuma deficiência energética.

Pelo o que ouço falar, tão importante quanto o jejum são os alimentos consumidos pré e pós.

1

Li um livro há muito tempo chamado Poder Do Hábito. Sei que parece título de coaching querendo vender curso, mas é um livro pautado em pesquisas e métodos científicos.
O livro aborda muito bem essa questão dos hábitos angulares e suas 'reações em cadeias'. Vale muito a pena a leitura, inclusive a releitura, no meu caso Rsrsrs.

2

Excelente livro!

Curiosamente, estava lendo um artigo sobre esse assunto e anotei para escrever um post. O tema seria "Como iniciar um novo hábito: a anatomia do hábito". O texto será todo em cima desse livro.