Executando verificação de segurança...
15

🏠 Home Office: muito além de minutos

A prática de Home Office (trabalhar em casa remotamente) já existe há algum tempo, mas foi impulsionada pela pandemia, evitando aglomerações em locais fechados. Mesmo após conseguirmos ter "controlado" a pandemia, através das vacinas, muitas empresas continuaram com esse regime, pois notaram que ele trazia muitas vantagens ao seus colaboradores, que trabalham mais satisfeitos, e com níveis de estresse menores.

Todos os dias, vejo posts de pessoas no Linkedin exaltando as vantagens do Home Office, e realmente são bem relevantes:

  • Economia de tempo (trajeto, horário de refeição, etc.)
  • Conforto
  • Mais tempo com a familia

Geralmente esses são os principais pontos citados, mas existem muitos outros. Mas este Tab tem o intuito de mostrar um novo ponto de vista sobre o Home Office, onde para algumas pessoas, ele é muito maior do que os pontos citados.
Atualmente eu moro em uma cidade no interior de São Paulo, com aproximadamente 15.000 habitantes. E não, eu não digitei errado, é 15.000 mesmo. Talvez o bairro onde você mora tenha essa quantidade de pessoas, então é natural pensar que coisas como emprego, entretenimento, etc. são escassos. Geralmente cidades assim tem uma única fonte de renda, que mantém a cidade em pé: turismo, agricultura, pecuária, fábrica de uma grande empresa. Na minha cidade, temos uma Agroindustria, do ramo sucroenergético (Cana-de-açucar), que sustenta milhares de familias na região, e que para muitas pessoas, é a única opção de emprego.

Quando eu tinha 5 anos de idade, a professora pediu para desenharmos o que gostariamos de ser quando fossemos adultos (acho que todo mundo já fez isso), e na minha ingenuidade, eu desenhei um homem cortando cana. Toda reunião em familia alguém lembra isso, e sempre é motivo de muitos risos. Não há nada de errado em ser um cortador de cana, é um emprego digno assim como outro qualquer, mas é estranho ver uma criança almejar isto. Eu não me recordo muito bem, mas acredito que o que me levou a fazer isso é o fato do meu pai trabalhar em uma usina, e para todo lugar que eu olho vejo cana-de-açucar, então foi bem fácil escolher a profissão.

A maioria das pessoas que nascem aqui, principalmente de classe baixa/média, já estão com seu destino selado: Trabalhar na usina. Minha mãe sempre dizia:

Se você estudar bastante, tirar boas notas, pode até quem sabe trabalhar no escritório deles.

Ou seja, as opções de carreiras que existem para alguém escolher são as que a Usina proporciona. Porém esse pensamento pode estar chegando ao fim, pelo seguinte motivo: Home Office. O Home Office não quer saber a quantidade de pessoas da sua cidade, ou da fonte de renda da mesma. Para ele, o que importa é sua capacidade. E é isto que estou tentando fazer: Quebrar as barreiras da cana, e realizar meu sonho de trabalhar com tecnologia. Porém mais do que isso, tenho a intenção de replicar os conhecimentos obtidos na área, para as pessoas aqui da minha cidade, e ajuda-las a quebrar as barreiras também.

Para algumas pessoas, o Home Office pode ser a economia de minutos e um pouco mais de conforto, mas para as pessoas que vivem no interior, é a chave para sair dessa "Matrix", é a esperança e o portal para alcançar um sonho.

Carregando publicação patrocinada...
4

Amei o post, estou aqui pra trazer desconforto (de forma positiva)

  • Conseguir trabalho remoto.
  • Ter computador.
  • Ter Internet.
  • Ter parentes que entendam o que é trabalho remoto.
  • Ter um local apropriado para trabalhar.

Tentei trabalhar homme office, mas meus filhos, esposa, barulho dos cachorros e dos vizinhos, tiram minha concentração e me esgotam. ~Joãozinho, desenvolvedor XYWZend.


Agora as desvantagens do trabalho home office

  • Aumento no gasto com despesas básicas (luz, água, alimentação).
  • Maior dificuldade para tirar dúvidas (presencial você vai e pertuba até aprender).
  • Ausência do efeito de grupo, quando um grupo trabalha você se sente pressionado a trabalhar, pode trazer desmotivação (diretamente ou indiretamente).
  • Solidão.

# Acredito que você deve escolher segundo seu perfil, cada vaga tem características diferentes e cabe a você (ou uma psicóloga) saber seu perfil e se identificar no modelo correto.

2

Concordo com você itslevictor. Minha primeira oportunidade na tecnologia foi em um programa de Trainee, home office, sem capacidade para o modelo, 1 mês e meio de treinamento sem testes pra depois nos empurrar para as demandas absurdas que até um pleno passaria dificuldade de entender! Eu confesso que fiquei estagnado, porque eu não tive apoio técnico e tão pouco familiar. Esse meu período foi bem turbulento, mas tive coragem e saí do programa porque fui tratado como resto dos que conseguiram se desenvolver porque tinham estruturas melhores que a minha. Isso foi um aprendizado!

1

Massa, realmente nem tudo são flores, como qualquer coisa na vida. Eu concordo com você, inclusive eu preferiria muito trabalhar presencial, principalmente pq seria meu 1º emprego na área, e como vocÊ bem citou, essa questão de aprender eu considero muito melhor presencialmente (isso vale para faculdade também, na minha opinião). Mas o ponto que eu quis trazer com o post é que antigamente não tinha outra opção: Ou era presencial, ou não era nada. Por mais que home office tenha seus pontos negativos, para alguém que mora longe das capitais, é algo muito valioso. É como se as desvantagens que ela traz para estes casos não é nada se comparado ao fato de não ter onde trabalhar.

3

Muito massa saber que o home office impactou tanto sua vida, e realmente o home office é um marco para a sociedade em geral, eu compartilho de uma história bem similar, moro em uma cidade no interior de sp com 35 mil habitantes e com duas empresas de tecnologias, onde o salário é bem abaixo do mercado, passei 6 anos trabalhando pra caramba e ganhando um salário ruim, com a pandemia, migrei para o home office e meu salario quadriplicou, tudo isso graças ao home office. Sou muito grata por essa modalidade existir e não troco por nada!!!

1
3

Trabahar de casa pra mim é um sonho já realizado. Sai de uma empresa que não quis adotar nem a modalidade hibrida para uma totalmente remota, porém temos escritorio e umas 2 a 3 vezes por mês o pessoal combina de ir e quem quiser vai, almoçamos juntos, conversamos e rimos muito.
Noto sim uma certa distancia, solidão ou até muitas vezes perda de produtividade mas lembro que isso acontecia muito nos meus 7 anos presenciais, as vezes as pessoas não estavam num dia bom, por inumeras razões e iam trabalhar com uma energia toxica muita gente tinha que ouvir coisas e baixar a cabeça, patadas ou grosseria de colegas que estavam loucos pra serem desligados mas não tinham coragem de perder os beneficios e não queriam pegar justa causa.
DEPENDE muito da empresa conseguir administrar e medir entregas e cobrar funcionarios que não entreguem o que foi acordado, se vc assume algo é seu DEVER entregar. O lideres ou chefes tem que saber gerenciar equipes remotamente e VOCÊ mais do que ninguem deve se cobrar e ser responsavel, não é o homeoffice ou on-site que fará de você um bom funcionario, é o seu caracter que definirá isso.

Parabéns meu amigo pela oportunidade que está cada vez mais perto para você, vim de uma cidade muito pequena quando criança e imagino como seria se eu estivesse longe da capital até hoje, lhe desejo muita sorte, paciencia e perseverança. Abraços.

2
2

Cara, esse pedaço da tua história é bastante parecido com a minha, sou de uma cidadezinha no interior da bahia, e por aqui quando alguém pensa em trabalho a primeira coisa que vem a mente é as fazendas de uva da região.

Lembro como hoje, fui jovem aprendiz em uma delas, fazia trabalho pesado assim como qualquer peão de fazenda... a única diferença era o fato de que eu saía meio dia, e quando eu olhava para trás e percebia que os trabalhadores iriam continuar naquele trabalho até as 17:00 poxa era horrível a sensação de me imaginar assim o resto da vida.

Como você falou não é que o trabalho não seja digno, muito pelo contrário, mas não era oque eu queria e não é o que eu quero! Graças a Deus sempre tive o apoio dos meus familiares, me insentivando a estudar, procurar algo melhor, já fiz estágio em empresas de outras cidades como desenvolvedor, quando estava na faculdade de Ciência da Computação, tive que trancar infelizmente... hoje em dia o que eu mais desejo é o tão sonhado Home Office, para poder voltar a cursar e finalizar minha graduação.

Parabêns pelo post. ❤️

3

Cara, eu também fui jovem aprendiz, e pensava a mesma coisa, exatamente a mesma coisa: Nossa, se trabalhando 6 horas por dia, com 2 horas de refeição, eu já tenho um sentimento ruim ao vir trabalhar, imagina a semana toda, 10 horas por dia ? Na maioria dos casos, essas empresas de cidade pequena não tem uma política muito boa de relacionamento com os funcionários. Eles sabem que você só tem eles de opção, então tudo é na base do medo e ameaças:

Toma cuidado que o "facão" (corte de funcionários) está vindo.
Você errou aqui, toma cuidado porque pode ser que não tenha próxima vez.

2

Eu nunca tive medo desse tipo de ameaça, mas já passei por várias, pelo menos aqui meus instrutores do jove aprendiz, foram ótimos sempre alertando tal situação. E como a gente tinha o SENAR para nos apoiar, acho que por isso não caí muito nesse papo de ameaças, mas vários outros amigos meus cairam, e até hoje eles falam que foi uma das piores experiências que eles já viveram.

2

"A maioria das pessoas que nascem aqui, principalmente de classe baixa/média, já estão com seu destino selado: Trabalhar na usina. Minha mãe sempre dizia:

Se você estudar bastante, tirar boas notas, pode até quem sabe trabalhar no escritório deles."

essa parte se encaixou exatamente para mim, lol. Advinha aonde eu estou agora? exatamente, no escritório da usina da minha cidade (estou suspeitando que você seja da minha cidade kkk)

excelente post.

1

kkkkkkkkk muita gente vai se identificar, porque é a realidade em cidades pequenas. Inclusive professores incentivam o estudo para trabalharn o escritório da Usina. Como eu disse, não tem problema nenhum trabalhar em uma Usina, o problema é quando não foi uma escolha sua, simplesmente foi obrigado.

2

Ótimo tópico! Eu morei muitos anos no interior da Bahia, numa cidade de 150mil habitantes, lembro que lá o forte era a fábrica de calçados ou o comércio de confecções e calçados.
90% das pessoas lá trabalham pra esse ramo. Minha professora do ensino médio até dizia: "ou voce vai trabalhar na fábrica ou vira mototaxi". Sei bem como é isso, na época eu sai de lá e vim pra sp capital, já trabalhava e sabia bastante de TI no geral, e programava um pouco, na cidade na época só havia uma empresa de software, que usava Delphi até, e umas 3 lojas de suporte. Isso foi em 2015, hoje eu to trampando presencial, mas na pandemia fiquei no remoto, pretendo voltar ao remoto/home office, pois quero ir pra uma cidade menor e com mais qualidade de vida no interior aqui mesmo de sp. O Home office dá muito mais liberdade, e se voce for uma pessoa honesta em suas entregas e no seu trabalho, ninguem costuma encher o saco.
Novamente ótimo post 😄

1

Massa demais descobrir que outras pessoas passaram por essa situação de não ter pespectiva nenhuma de carreira, e conseguerim dar a volta por cima. Parabéns

2

Texto muito relevante! Eu também sou um caso desses de cara da cidadezinha de interior que hoje trabalha em uma empresa grande de uma cidade muito longe, o cara que furou a bolha.

Se a internet sempre foi citada como algo que nivelou conhecimento entre todos os tipos de pessoas (desde o cara que mora no Centro de Nova Iorque ou eu que moro no interior de Pernambuco, podemos ter acesso aos mesmos conteúdos de forma gratuita) hoje ela é muito mais que isso porque o Home Office trouxe esse nivelamento veio pra o nível profissional. Coisa que antes não era possível porque as grandes empresas de tecnologia estavam sempre nos grandes centros, então a galera do interior só tinha uma chance: mudar-se pra a capital/cidade grande.

Com o estouro a pandemia e a solidificação do trabalho remoto eu posso ser parceiro de trabalho de pessoas que moram em cidades com muito mais oportunidades que a minha, ganhando o mesmo salário e tendo a mesma oportunidade de crescimento.

O Home Office é foda parceiro!

1

Sim. Em um primeiro momento, a tecnologia "nivelou" até certo ponto os estudos, mas de nada adiantava se você não tinha onde aplicar esse conhecimento. Ai vem o Home Office, e agora sim, podemos igualar um pouco mais as coisas.

2

Um ótimo ponto! Eu também acredido que o Home Office abriu (e está abrindo) muitas oportunidades. Eu mesmo tive a oportunidade de me mudar de São Paulo - Capital para o Araçatuba, interior de SP e isso só foi possível por conta do Home Office, do ponto de vista de trabalho nada muda. Embora no meu caso seja mais pelo conforto mesmo.

Só para dar os meus dois centavos, eu sou total a favor dessa modalidade mas depois de tanto tempo assim eu confesso que um modelo que você possa escolher ir trabalhar presencial as vezes seja o melhor formato. Pois as vezes você pode estar por perto da empresa e de repente trampar de lá um dia, de repente combinar previamente com seu squad e quem sabe até combinar um happy hour maroto após expediente. Para sanidade mental e convívio pode ser muito legal ter essa opção também.

Eu sai um pouco do foco, mas eu concordo totalmente contigo, todos os meus parentes são daqui do interior, e sempre vi o quanto é difícil ter opções e oportunidades na própria cidade. Mas do que eu sinto, acredito que essa modalidade ainda vai perdurar um bom tempo.

E convenhamos também, para a empresa também é muito bom pois com essa modalidade ela consegue alcançar muito mais profissionais e com bagagens e culturas diversificadas.

E eu acho muito legal essa pegada de você querer repassar o conhecimento para o pessoal da sua cidade, super válido.

1

Sim. Eu citei apenas as vantagens para o indíviduo, mas como você mencionou, a empresa também ganha. Imagina sua empresa com pessoas de diferentes estados, culturas, cada um com sua experiência de vida totalmente diferente. Com certeza enriquece demais uma empresa, principalmente no quesito criatividade, novas idéias, etc.

2

Que relato bacana! De fato, o home office traz uma autonomia para o empregado e aumenta o alcance do empregador trazendo todos estes benefícios citados por você.
Eu atualmente trabalho no centro da cidade e moro há pouco mais de 2 horas dela, então a maior parte do meu dia é destinado ao trabalho, e procuro uma vaga home office justamente por essa flexibilidade e conforto que vem dessa forma de trabalho.

1
2

Confesso que eu simplesmente não consigo imaginar minha vida sem home-office. Eu moro na capital (Porto Alegre) mas na periferia. A empresa onde eu trabalho hoje não tem uma política clara de remote first (apesar de todos os programadores serem remotos e a maioria das pessoas seguirem no regime remoto e, finalmente, não ter nenhum movimento da diretoria pra voltar pro escritório) e isso me deixa sempre inseguro (coincidência estava falando na minha 1:1 sobre isso agora e, pelo menos, a minha gerente defende o mesmo que eu). No meu caso, mesmo morando na capital (mesma cidade da sede) eu levaria 2h de ônibus pra ir e mais 2h pra voltar. No calor. Na chuva. No frio. Enfim, o que todo mundo já sabe. Me expondo a assaltos com o equipamento da empresa e se estressando diariamente com congestionamentos. Não tem a menor possibilidade de que um dia eu volte pro presencial. Presencial só happy hour =D

E outra coisa que é interessante de perceber é como o comércio de rua da minha região melhorou das pernas com mais pessoas trabalhando de casa. Uma zona periférica residencial, de baixa-renda, hoje conta com 3 restaurantes na mesma quadra, todos lotados no almoço com pessoas pegando marmita pra comer em casa (ou mesmo comendo ali no intervalo). Isso era impensável em 2019, tanto que o único restaurante que tinha aqui abria às 18h. Não sei quantos empregos diretos/indiretos esses caras abriram ao empreenderem, mas é uma coisa que não se pode ignorar também. A periferia sempre foi carente de qualquer opção porque servia, essencialmente, como dormitório do trabalhador. Hoje em dia ele de fato vive na sua vizinhança e, se duvidar, tem até o sonho de morar na praia, na serra ... em qualquer local.

Quem ignora essas vantagens é muito privilegiado - mora bem, tem carro etc - e não consegue praticar a empatia necessária para entender as milhares de realidades de uim país desigual como o Brasil. O home-office foi a revolução trabalhista real desse país (pena que teve de ser impulsionado por uma carnificina e mais pena ainda que tenhamos tantos CEO's e empresários questionando a prática).

Eu acho que veio pra ficar pra maior parte das profissões. E irei lutar por isso se possível.

2

Massa demais sua história. Como eu disse no post, também pretendo lutar, ensinando sobre tecnologia para crianças que estão no ensino-médio, e que no momento não enxergam outras possibilidades. Acredito que mostrando as vantagens do modelo de Home Office para o prefeito da cidade (Dinheiro externo sendo injetado no comércio, como você mencionou), eles me ajudem com este projeto. Vamos ver, está no papel ainda, estou acertando minha carreira, mas eu sei que isso um dia vai ser realidade.

1

Eai meu compadre, sou de porto tbm, home office salvou minha sanidade depois de 7 anos indo trabalhar na TI de mais de 3 empresas diferente, transito horrivel nessa cidade e quando chove então, meu deus né.

Não acho junto que julga a modalidade, enquando dirige seu carrinho pago, no ar condicionado com estacionamento pago pela empresa.

Tenho certeza que um mês direto pegando onibus lotado com dias de diluvios e tendo que chegar arrumado e cheiroso no escritorio essa pessoas mudam de ideia rapidinho, a não ser que sejam masoquistas hahaha. um abraços daqui da ZL!

2

Massa demais mano, ótimo tópico parabéns, tenho muita vontade de trabalhar home office com programação, estou estudando pra isso e quero realizar esse ano, descreveu muito bem os pontos positivos, "conforto, mais tempo com a familia e economia de tempo" e quem diria que isso seria algo tão comum um dia, trabalhar de casa para qualquer lugar do mundo parece bizarro kkk.

E como você disse "Se você estudar bastante, tirar boas notas, pode até quem sabe trabalhar no escritório deles." pareceu minha mãe e meu pai falando pra mim, aqui na minha cidade que é no interior do Ceará tem uma fabrica de calçados e já até trabalhei lá e meus pais falavam mais ou menos isso, de depois de um tempo eu podia trabalhar no escritório kkk.

1

Obrigado. Inclusive isso é algo que não ocorre só no Brasil: Falta de oportunidade para quem mora no interior. Tem um filme chamado Céu de Outubro, que é um pouco antigo, mas mostra a história de um Engenheiro da NASA, que nasceu em um lugar onde a única coisa que se tinha para trablahar era em uma mineradora. Com certeza, há um tempo atrás onde não existia a possibilidade do Home Office, se desvencilhar dessa condição, e alcançar algo era muito mais difícil.

2
1

Fala mano blz? Me indentifiquei com o seu pensamento, é de que cidade do interior?
Sou de Osvaldo Cruz-SP, normalmente o pessoal trabalha nos plantius de cana-de-açucar e em industrias. Fica tenso, realmente o home office é de grande ajuda para pessoal igual a nós.

1
1

Tudo beleza por aqui, acho q vc esta um pouquinho longe daqui kkkkk. Cerca de 300km, mas conta mais, já arrumou seu primeiro emprego em home office? Se sim, do que?

1

Ainda não, é o meu objetivo para o primeiro semestre deste ano. Estou estudando programação web, com foco em Front-end. Ja me formei em Gestão de TI, e agora estou em busca da primeira oportunidade.

1

Massa, eu tambem pretendo arrumar uma oportunidade em front end neste ano, mas não no primeiro semestre, pretendo lá pro fim do ano, já que estou no ultimo ano do ensino médio.
Tem discord? Bizor#9179
Adiciona ai para trocarmos uma ideia

1
1
1

Claro, tem muitos, pq nao lista algumas coisas que estão te encomodando nesta modalidade? sempre bom trazer assuntos para agregar e não deixar duvidas no AR.

Da uma olhada na resposta do @itslevictor acima, abraços parça.