Executando verificação de segurança...
5

[DESABAFO] Sinto que não consigo focar em só uma coisa

Bem, estou desabafando aqui por que uma das coisas tem a ver com programação, então o meu problema é que eu tento começar um habito ou algo como desenhar, estudar ou programar esses dois ultimos são os mais importantes, eu recenemente estive tendo a pior fase da minha vida, todos meus amigos deixaram de me chamar para algum role, e nisso eu tentei começar a estudar e programar para tentar esquecer isso, em 1 mes fazendo tudo certinho eu simplismente deixei de fazer esses habitos, sinto que sou um inutil por isso, queria ajuda sobre isso por isso estou desabafando aqui, talvez eu volte a desabafar já que esses e um dos poucos lugares que gosto de entrar todo dia, boa noite

Carregando publicação patrocinada...
8

Opa, @matheusfcw, tudo bem?

Não conheço sua história de vida mais do que este simples texto e com base nele posso destacar alguns pontos:

Ponto 1

eu tento começar um habito ou algo como desenhar, estudar ou programar esses dois ultimos são os mais importantes

Posso dizer que começar um hábito não é fácil, mas é necessário dar o primeiro passo como o Martin Luther King disse em Primeiro Passo:

Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.

Para manter um hábito também não é fácil, mas é possível e pra isso existe uma teoria bastante difundada por aí de que para criar e manter um hábito ao ponto de virar "rotina" levam em torno de 21 dias como neste artigo que questiona e explica melhor sobre isso Como Criar Um Hábito

Para que o Hábito possa ser interessante e motivador, você precisa depositar expectativas controladas nestes habítos, ter ganhos controlados e constantes ao realizar este hábito como ganho de dopamina ao concretizar uma tarefa, ou ter o feedback de alguém para seu crescimento e até mesmo você perceber que este hábito está te trazendo satisfação em ajudar alguém. No final das contas, bons hábitos não são egoístas, eles sempre tem o fim de contribuir para você ser uma pessoa melhor para outros e para outros se beneficiarem do que você cultiva todos os dias: Seus hábitos.

Desenhar, estudar, programar são atividades correlacionadas, se você notar essas atividades tem em comum alguns detalhes como criatividade, curiosidade, resultados visíveis e invisíveis e retorno rápido. Ao desenhar você extrai a criatividade que há em você e coloca num papel/ferramenta, ao estudar você extrai seus conhecimentos já obtidos para formar novas conexões e assimilar novas ideias e assim você vai se preparando para provas, para conversas ou para entender conceitos cada vez mais complicado (amo o mundo dos estudos, amo estudar) e ao programar/desenvolver você irá extrair os conhecimentos lógicos, matemáticos, de linguagens ou qualquer outro conhecimento necessário para você ter uma solução para algum determinado problema, programar é resolver problemas com soluções estáveis ou não, boas ou não, provisóriamente ou definitivamente, no melhor estado que você se encontra agora, o que é incrível também!

Se for te dar mais alguma dica, estude as intersecções destes 3 desenhar, estudar e programar, assim você será melhor nos 3 ao mesmo tempo, o que não é fácil, mas é possível, buscando bons materiais, inspirações e se inspirando... motivação e inspiração vem 10% de fora e vem 90% de dentro, ou seja, você é o responsável pela sua motivação e inspiração, SEMPRE!

Ponto 2

eu recenemente estive tendo a pior fase da minha vida, todos meus amigos deixaram de me chamar para algum role

Seus amigos podem não entender seu momento de agora e você pode não entender os momentos de seus amigos, mas entenda seu momento. Você focando em sua carreira por 1 ano ou mais te trarão resultados incríveis!

Tenha objetivos claros, se seus amigos e rolês estiverem nestes objetivos e isso for muito importante para ti, aproveite tudo que você aprender para melhorar seus relacionamentos e atividades sociais. Saiba que por você ser um desenvolvedor, você tem superpoderes, que qualquer pessoa ficará impressionada por isso!!! Confira este vídeo incrível do Felipe Deschamps e Guilherme Silveira falando sobre Como Foi Programado um App Que Faz Mágica
.

Seus amigos podem não ter o que você tem, podem não ser o que você é e podem não ir aonde você vai, então não se entristeça por isso, em nosso mundo de desenvolvimento essas coisas são comuns, pois estamos em constante "desenvolvimento" e focar, lidar com a pressão, vencer desafios e conquistar espaço irão ter que fazer parte de nossa bela rotina! Entenda, neste momento você pode estar enfrentando a zona do medo, o que qualquer desenvolvedor já passou por qualquer motivo que parece que não tem solução, mas todos que não desistiram, venceram e hoje estão recebendo a recompensa por isso. Não estou te prometendo que será rápido, mas que será recompensador, isso será. Deixarei abaixo uma imagem da Escola Conquer que mudou o modo como vejo meu crescimento como um desenvolvedor de software que está em constante aprendizado.

Imagem do Artigo da Escola Conquer - Como Sair da Zona de Conforto

Ponto 3

e nisso eu tentei começar a estudar e programar para tentar esquecer isso

Acredito que o problema aqui é a motivação para você obter estes hábitos. Tentar esquecer seus amigos ou rolês não irão te ajudar a melhorar em seus hábitos, pelo contrário, serão a queda de bons hábitos. Ou seja, mude a motivação por que você quer desenhar, estudar ou programar.

Como disse no Ponto 1, a motivação vem de você, para isso você precisa entender o que quer. Se posicione, decida o que você quer, pois se você não se posicionar será como a famosa frase de Lewis Carroll:

Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.

Talvez você esteja se sobrecarregando de coisas desnecessárias, como conhecimentos que não serão úteis para seu objetivo. Por isso recomendo você ler este artigo que publiquei aqui falando sobre o que escolher em Ser Generalista ou Especialista. Escolher o tipo de foco que você quer ter, te ajudará a avançar em seu crescimento profissional.

Ter curiosidade, criatividade, gratidão, proatividade, persistência, motivação e qualquer lição que você acha importante alguém que vence todos os dias ter, será o ponto de ignição que te mudará da pessoa que você é hoje para o que você será no futuro. Pense sempre nisso e confira meu artigo falando sobre ser autodidata.

Ponto 4

em 1 mes fazendo tudo certinho eu simplismente deixei de fazer esses habitos, sinto que sou um inutil por isso

Tente algo diferente se você não se sentir crescendo no que está fazendo. Pode parecer clichê, mas poucas vezes fazendo o trabalho de instrospecção, de olhar para nós mesmos e entender o que está acontecendo de errado. Existe uma frase que abriu meus olhos quando li e que muitos a atribuem ao Albert Eistein em O Pensador:

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

Não há nada de errado em deixar de fazer algum hábito. Isso é até comum. Porém, entenda se é seu objetivo ser inconstante em algo que você ama, por coisas que são secundárias (que você não ama, só faz para passar o tempo). Escolha de fato, o que agrega valor pra ti e para seu próximo! Talvez você ame gastar seu tempo jogando, quando na verdade o que iria te trazer satisfação e orgulho seria criar games, então seu tempo está sendo investido de forma errada. Este é apenas um exemplo e pode ser aplicado aos rolês desnecessários, ao tempo na frente da tv, as conversas tóxicas, as vaidades da vida, aos conflitos internos e externos que você não quer lidar por medo, ou até mesmo devido as muitas mentiras que existem por aí. Entenda o que vale a pena e foque nisso.

Existem coisas provisórias e existem coisas eternas, qual mais te importa investir seu tempo?

Você não é inútil, nunca foi e nunca será. Isso pode ser porque você pode estar na zona do medo ou na zona do conforto que mostram quem fato não somos. São zonas ilusórias, dando a falsa sensação de conforto, de crescimento ou de inutilidade ou impostor.

Se você já teve coragem de compartilhar isso conosco, você é muito mais que alguém com força para vencer!

Meu conselho aqui como alguém que já passou por isso, faça a diferença pra ti mesmo, ande com os melhores, seja o melhor para você. Da onde você saiu ou onde você quer chegar não podem definir você. Se divirta no caminho e viva apreciando os detalhes.

Reinvente-se.

Agredeça e se sinta grato.

Sorria sem motivo.

Observe os detalhes.

Respire um bom ar.

Ponto 5

queria ajuda sobre isso por isso estou desabafando aqui, talvez eu volte a desabafar já que esses e um dos poucos lugares que gosto de entrar todo dia, boa noite

Espero que eu tenha te ajudado com pelo menos uma das coisas que uso em minha vida. O que precisar estamos por aqui. Gosto muito dessa rede que o @felipedeschamps criou e com certeza estou aprendendo muito com todos vocês! Muito obrigado por tudo @matheusfcw e inclusive pela oportunidade de escrever essa resposta, onde pude revisitar tudo que já vivi e todas as soluções para situações que foram difíceis de lidar, mas possíveis de vencer.

Ponto 6

Vejo que você tem o interesse em crescer nessa área do desenvolvimento, então deixo aqui também algumas referências que podem te ajudar a tomar decisões e te direcionar melhor em suas escolhas:

5

A vida não é uma utopia, vão haver os dias que você vai comer mais do que deveria, vai procrastinar por mais tempo que deveria, o importante é sempre tentar melhorar. Clóvis de Barros Filho diz que o sucesso está na superação diária de si mesmo. Eu comecei a fazer exercícios na pandemia em média 3 vezes na semana, mas haviam períodos nos quais eu ficava 1 mês inteiro sem me exercitar, mas isso não me impediu de voltar e manter a frequência de exercícios novamente, atualmente por exemplo eu fiquei o mês de maio inteiro sem me exercitar, mas sei que uma hora vou voltar a me exercitar com frequência pois isso só depende de mim.

As vezes ficar pensando sobre o que deveria ser feito pode incomodar e causar ansiedade, então simplesmente pense menos e aja mais, como? Eu particularmente faço uma to-do list e esqueço completamente das coisas que coloquei na lista, as únicas coisas que preciso saber são a tarefa atual e que quando acabar a tarefa atual preciso olhar na lista para saber qual será a próxima. Talvez funcione para você mas o ideal é você aprender sobre você, conhecer-te a ti mesmo, pensar sobre o que se pensa, essas coisas de filósofo me ajudaram bastante. Já que ninguém pode fazer as coisas por você, ninguém melhor que você para conhecer-te e pensar na melhor forma de colocar-te em ação.

Ps: não interprete de forma grosseira, as vezes quando digito as pessoas tendem a achar que eu quis ser grosso mas não foi minha intenção.

Além disso, cultivar a cultura da gratidão ajuda também. Simplesmente fale "obrigado" várias vezes por dia todo dia. Dá uma satisfação e calma. Você disse que está passando pela pior fase da sua vida, eu não te conheço, mas ter internet é uma coisa boa que mecere agradecimento, você está vivo, espero que com saúde, pode estudar, coisa que muitos não podem mas gostariam, simplesmente falar "obrigado" faz você perceber o quão rico e sortudo você é.

Ps: não interprete como se eu estivesse fazendo pouco dos seus problemas.

Tenha uma mentalidade vencedora: "Eu consigo aprender qualquer coisa que me propuser a aprender, o único detalhe é que coisas diferentes exigem tempo e níveis de dedicação diferentes" por exemplo, você pode aprender a pintar tão bem quanto Davince, porém levar 50 anos para atingir esse patamar, ou você pode se tornar um Sênior em uma linguagem de programação em 1 ano, o tempo e nível de dedicação dependem do indivídou, cabe a ele perceber isso.

Ps: parece coaching fajuto mas funciona (pelo menos pra mim).

2

Vou seguir seus conselhos cara, e não se preucupa nao achei em nenhum momento você grosso ou fazendo pouco caso dos meus problemas, vou tentar me reerguer novamente e voltar a estudar e programar e talvez até dezenhar e escrever nos meus tempos livres que gosto bastante, começar o dia ouvindo esses conselhos vai me ajudar demais agora, obrigado :)

4

Olá matheusfcw!

Lembre-se de que nunca estamos .
Há um tempo conheci o trabalho do Filipe Deschamps e, num dos posts no Youtube, deparei-me com os materiais produzidos por uma indicação, cujo vídeo mais recente é essa aqui youtu.be/am-FQ86mKV0. Conhecendo um pouco mais de detalhes da vida do Fabio Akita, contada aos poucos em seus vídeos e blog, passei a entender a objetividade de seus "golpes ninja" (em velocidade 1.75x). São palavras mais motivacionais que certas mentorias, talvez por eu apreciar mais as críticas e respostas simples, "sem rodeios". São palavras sucintas, entendidas por qualquer um, sem necessidade de muita reflexão e inesquecíveis. Os elogios sinceros têm seu valor, mas não espere por eles, já que as melhores surpresas são as inesperadas.

⛳ Deixo uma dica: Registre brevemente em seu diário suas atividades: tentativas, erros, bem como as suas conquistas, nem que seja em um TXT escrito no bloco de notas, menor e simples para encriptar, caso precise 🔒

1
4

Eu não sei se aplica a você, pois não sei qual o seu nível em programação, mas entendi que esta começando agora; maaas, fazer cursos me ajudaram bastante e me forçaram a estudar (quando digo cursos que quero dizer, faculdade e curso técnico; presenciais).

Pois, assim eu me senti quase que "obrigado" a estudar para passar nas matérias. Se for esse o caso, recomendo que tente procurar formas que te "obriguem a estudar", é o que me motivou no começo. Caso você seja de São Paulo da uma olhada na ETEC, eles tem cursos gratuitos de Análise de Sistemas, e são muito bons.

Sobre a questão dos rolês, isso acontece comigo tbm, mas é necessário priozar sabe? O que faz mais sentido nesse momento? Estudar, então primeiro você estuda e depois você pensa em sair. O shopping/barzinho/sla aonde tu vai akakak não vai sair de lá, mas o tempo que vc perde saindo direto vai embora.

3
1

Realmente, um dos checkpoints para mim atualmente é meu diario, e uma das comidas de ajuda é o pessoal da minha sala que ainda conversa comigo e pessoas da internet como você :)

3

Sugiro uma lista de atividades diárias para organizar em seu cérebro as coisas que você quer fazer e assim encontrar motivação nelas, sugiro também uma caminhada sozinho em um ambiente que entre em contato com a natureza, pode parecer besteira mas observar pequenos detalhes que nos fogem no cotidiano nos faz um bem inimaginável.

3

Cara, por causa dos seus amigos que não te chamaram mas para sair ou "role", você quis se distrair estudando "que por sinal é uma boa coisa "estudar!"" e no decorre de um mês você perdeu o interesse de estudar, fica a dica "os seus amigos não vão te dar um futuro, eles podem complementar, mas que faz o futuro é só você!"
Não sei que ano da escola você deve estar, mas procure fazer um curso por fora, isso letrará animo além de fazer novas amizades pode até arrumar uma namorada que goste das mesmas coisas que você que pelo visto é na área da tecnologia, saiba que só você pode te proporcionar o que a de bom nessa vida!<=<=<="uma dose de confiança".

Um bom dia e vida que segue mano!!!!!

2
2
2
1
2

boa sorte, também sou TDAH e antes do meu diagnóstico eu sempre pensei que não chegava a lugar nem um e que não conseguia focar em nd, mas agora tudo da certo, então eu espero o melhor pra vc

0
1
1
2

Me parece que seu problema é uma falta de auto estima e não uma falta de capacidade de se concentrar.
Acredite em si mesmo, sinta-se como o melhor do mundo. Você tem um objetivo? Cumpra-o. Com uma boa dose de confiança todo o resto vem naturalmente

2
2

Sinceramente? não faço ideia

Um pouco mais de um ano atrás acabei tentando me forçar a ser mais positivo, mais confiante e acabou que se tornou parte de mim

1
1

matheusfcw, muito legal sua coragem de escrever esse desabafo aqui no TabNews e imagino que muitas pessoas estão passando por isso então vamos conversar sim 🤝

O difícil é sugerir algo para você sem estar com a sua pele em jogo e sem saber todo o seu contexto. Mas de qualquer forma eu sinto que talvez você não esteja com alguma responsabilidade/problema que precise usar a habilidade de programar para resolver, para conseguir sair dessa situação.

Programação é algo muito genérico, assim como um appel em branco em que você até pode sair rabiscando por recreação, mas duvido que isso irá deixar a chama queimando dentro de você por muito tempo.

Então minha sugestão é: se meta num problema onde você precise de programação para sair dele. Por exemplo, procure alguém com algum problema em que você acredita que irá conseguir ajudar a ela ao desenvolver um software. Pode ser um parente, um amigo, tanto faz. Só não se comprometa com algo grande ao ponto de lhe esmagar. Faça um site simples, uma ferramenta, qualquer coisa que você possa tentar ajudar ela. Se comprometa com isso, sinta o calor do comprometimento e enquanto você tiver esse calor, a chama vai queimar e você poderá se sentir motivado 🤝

2

Obrigado Michel te- quer dizer Filipe Deschamps, vou começar a fazer isso também nos meus outros projetos como desenhar e escrever uma historinha que estou criando, novamente obrigado.