C# ganha como linguagem do ano no TIOBE
O título poderia ser: "O maior clickbait da história", porque vou falar mais disso do que C#.
Eu resolvi postar antes que outra pessoa poste aqui. Eu não estou comemorando. A maioria das pessoas continuarão perpetuando o mito.
As pessoas que adoram o C# vão comemorar, as pessoas que odeiam o C# a Microsoft, vão ter "argumentos" porque aconteceu isso. Vou dar dois spoilers: eu adoro o C#, e vou argumentar contra essa posição do "índice".
Eu pensei até em nem falar nada para não aumentar a popularidade dele. Mas não adianta, o resto do mundo falará. Eu sei que isto não viralizará, ainda mais fora do Brasil, não ajudará as pessoas fazerem um pouco de reflexão, não só sobre esses "índices", também qualquer coisa que as pessoas consomem para aprender e tomar decisões. Não existe defensor de ciência que não a use como ela é.
Quero deixar claro que apenas estou expondo minha opinião, não estou fazendo um estudo sobre, muito menos apresentando provas do que estou falando, só quero que você coce a cabeça.
O problema do TIOBE
O TIOBE não serve de parâmetro para medir popularidade. Nenhum outro site serve, embora eu acredite, com alguma análise, que outros funcionem melhor, possuem critérios um pouco menos "aleatórios". O TIOBE é popular porque ele é popular. O que acontece com algumas linguagens também.
Eu não vou listar outros melhores porque são falhos também. No máximo, se me pedissem, eu faria minha lista subjetiva.
Você percebe que a popularidade de uma linguagem não pode mudar tanto assim tão rápido sem que tenha algum acontecimento de enormes proporções?
Percebe que algumas coisas já são enormes sinais vermelhos que o rankeamento não faz sentido?
Exemplos
Pelo menos agora Python está em primeiro lugar. Porque entre desenvolvedores e usuários que precisam de algo mais poderoso que um Excel, Python de fato deveria estar em primeiro ou segundo. Mas quase a vida toda do TIOBE, mesmo depois da popularidade ter estourado, ficava bem atrás.
JavaScript que é difícil contestar que seja a linguagem mais usada entre desenvolvedores, e deveria ser pelo menos segundo lugar em uso geral. Ela nunca chegou nem perto dessas posições. Especialmente é ridículo que mês após mês ela não passe C ou C++. Ou estou maluco?
Procure vagas, conteúdo, eventos, ou quaisquer indicadores de popularidade dessas linguagens de nichadas para algo de nível um pouco mais baixo. Até tem bastante, mas não se compara com o resto. E teve época que elas estavam em primeiro no "índice". Elas não eram populares assim nem nos anos 80/90. Elas são ótimas, mas são de nicho pequeno. Por isso Rust nunca será popular também, mesmo que seja muito mais que C e/ou C++. Não faz sentido usar essa página para qualquer coisa que não seja um brincadeira. Se você der 1% de credibilidade nela, você está cometendo um erro.
Eu não vou reclamar de certas linguagens que eu não vejo quase ninguém usando e está entre os 10 ou 20 do ranking, porque pode ter algo que eu não sei, mas me soa estranho. Não vou questionar COBOL (acha que houve aumento significativo de uso e participação?), Fortran ou Delphi, que sei que tem uso maior que muitos acham, mas tem linguagens claramente mais populares. VB tanto assim hoje em dia? Quase tão popular quanto PHP? Assembly, sério?
E Dart ou TypeScript lá embaixo? Não te faz pensar um pouquinho? Há anos as duas estão lá, e se crescer o ano que vem, já que o autor disse que aposta em melhora, vou começar pensar até em manipulação, o que não fiz até agora.
Zig foi uma das linguagens mais faladas do ano passado, e começou ter adoção real. Nem na lista? Boo, uma linguagem abandonada há mais de uma década antes de ter sido completada (uma pena) está lá entre as 100.
Nem vou falar de dialetos xBase que dominaram vários mercados nas décadas de 80 e 90 e ainda sobrevivem tanto ou mais que COBOL, nem na lista estão. E não foi falta de pedido.
Sério que C# tem mais que o dobro da popularidade JS?
Tem linguagens aí que não são de programação e uma linguagem de programação que eu já citei e é das mais usadas, se considerar até quem não usa para desenvolver software, e nem consta da lista, em qualquer posição.
Por isso eu prefiro minha percepção do que todos esses "índices", inclusive porque é a realidade que está mais próxima de mim. Sinceramente, uma lista subjetiva de uma pessoa experiente, bem relacionada, mente aberta e sensata, faz um índice mais confiável que isso. Se for para errar, prefiro que seja meu erro.
Já viu os critérios dele? Já tentou pesquisar o quão falho é? Olha o que ele usa para medir a tal popularidade:
Obrigado ao usuário kht em sua excelente postagem, veja mais lá.
C# como a linguagem do ano.
Notou que quase todas as linguagens perderam (bastante) terreno ou ficaram quase estacionadas? C# ganhou por default. Quase que por WO. Ela teve uma ligeira melhora. Até outras também cresceram um pouco mais, mas imagina linguagens quase não usadas, que não aconteceu nada demais no período e ganha como a linguagem do ano porque teve um pequena evolução. As outras nçao tinham mais oque fazer.
Uma das coisas mais risíveis da página é dizer que C# está comendo Java. Pode ser verdade, mas precisa mostrar dados, ele fez um conta simples, um subiu, outro desceu, demonstra com o visão é simplória. Eu não vejo assim. Adoraria que fosse verdade, a humanidade ganharia com isso (na minha visão).
O fato das pessoas darem tanto valor e divulgarem isso como se tivesse valor concreto me deixa bem triste, ainda mais quando são profissisonais renomados (o iniciante eu entendo). E me faz questionar que a pessoa tem um pé fora da ciência e engenharia, o que é direito dela, mas diz muito sobre suas intenções ou limitações.
Eu sei que no fim, quase 100% do mercado vai continuar usado-o como algo real, confiável e de mérito. Hoje e próximos dias será o pessoal de C# que vai divulgar muito com orgulho (por isso preferi falar agora, eu acho mais fácil acharem que eu tenho lugar de fala, se fosse sobre outra linguagem diriam que eu estou despeitado).
Esse tipo de pensamento ajuda explicar porque o setor está em frangalhos e tem ao mesmo tempo muita empresa dizendo que não tem gente para contratar e muita gente reclamando que não tem vagas contratando.
Crítica à sociedade da (des)informação
Eu quase nunca vejo as pessoas, até as mais fanfarronas, tirarem sarro da discrepância e incoerência tão grande no "índice". E isso serve de lição para entender como podemos comprar ideias que queremos que seja verdade mais do que observar a realidade. Vemos isso em toda a internet, nos mais variados assuntos. Acontece no mundo todo, mas no Brasil é pior.
Todo mundo concorda que as pessoas tem a percepção da realidade equivocada. Especialmente as mais instruídas acham isso. Sim, sempre os outros tem a percepção equivocada. "Eu e as pessoas da minha bolha que confirmam meu viés temos a percepção certa". A conta não fecha. Me preocupa muito a falta de reflexão, auto-crítica e de questionamento das suas próprias crenças. É mais fácil criticar os outros. Ainda mais se tiver uma bolha apoiando.
Não ajude alimentar a desinformação. Use todas as ferramentas, mas do jeito certo, faça ressalvas pertinentes para direcionar para o caminho certo. Faça memes, mas explique o certo.
Conclusão
Eu acho que os mais experientes, que prezam pela profissão de forma séria, podem usar isso até para fazer marketagem, mas deveriam explicar que é só uma brincadeira, não é ciência, nem por aproximação.
Eu falo muito: se você aprende o erro, tende a treiná-lo e será ele que executará a vida toda, além de brigar por ele, arrumar treta na internet porque alguém ensinou errado.
Meu lado fanfarrão, do fim de semana, que não é engenheiro, adorou o hype. Mas eu prefiro nem falar das vantagens de C# (e das desvantagens também, para ser justo), ficaria longo, só convido a todos darem uma olhada melhor, ela pode ser o oposto do que acha que é ou que ouviu falar.
Convite
Eu sou burro, por favor, me expliquem porque a as pessoas levam isso tão a sério?
Nunca pedi isso, mas seria legal se você puder divulgar por aí para mais pessoas refletirem sobre o assunto.
Faz sentido para você?
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).