Executando verificação de segurança...
4

[Dúvida] Como vocês têm iniciado novos projetos com React?

Segundo a doc do React o ideal seria iniciar um projeto utilizando um framework, Next, Remix, e outros...

Tive a sensação ao ler a doc do react que basicamente tentam nos forçar a utilzar um framework. Principalmente por esse trecho:

If you’re still not convinced, or your app has unusual constraints not served well by these frameworks and you’d like to roll your own custom setup, we can’t stop you—go for it!

Além de que isso é basicamente uma nota de rodapé e oculta do leitor.

Vocês tem usado ainda o Vite pra iniciar projetos?

Carregando publicação patrocinada...
4

Para projetos simples eu uso o Vite, pois ainda gosto da forma de usar um arquivo html pra algumas coisas. Enquanto, quando eu vou precisar de um projeto que use de API e tenha várias coisas como roteamento complexo, páginas gigantescas, eu uso o NextJS.

Sobre o que a documentação do React fala, não importa muito, é só um conselho dos caras, não precisa se preocupar. Se quiser usar Angular, só vai! O negócio de escolher um framework ou ferramenta para se trabalhar é muito de gosto e necessidade de cada projeto, bem, é assim que eu penso.

2

Concordo contigo sobre o ponto de ser gosto. React, Vue, Angular resolvem mesmos problemas basicamente no meu ponto de vista. Só usam abordagens um pouco diferente. E ai vai do gosto do dev ou equipe.

De todos o vue foi o que me pareceu ser o mais simples de se usar, porém não tem todo o hype da comunidade como o React.

E o angular talvez o povo tem medo de usar pois o google vive descontinuando as coisas. E o povo de JAVA que ama, o pouco contato que tive com angular, me senti trabalhando com spring no front haha

2
2
2

Sim, o Vite é uma ótima alternativa. Especialmente para aplicações tradicionais como dashboards e gerenciamento, que não exigem tanto SEO ou performance para mobile. Querendo ou não o SSR acaba aumentando a complexidade da aplicação frontend, mas se seu caso tiver essas exigências (SEO/performance) seria melhor usar um framework mesmo.

1

Mas ai entra um ponto bem interessante. Essa questão de trabalhar com SEO ou até criação de websites de 3 ou 4 páginas com um form de contato. Não seria matar uma formiga com uma bazuca utilizando um framework pra algo simples?

1

Bom, o que você descreveu pareceu se tratar de uma landing page ou site de produto.
Esse tipo de aplicação demanda SEO, que demanda o uso de SSR/SSG. O vite até tem suporte pra SSR, mas na minha humilde opinião isso dá um trabalho a mais para implementar por conta própria.
Nesse caso em particular eu usaria o Next, que além de lidar com essa questão, também facilita bastante o roteamento.

1

Não vejo como "tentam nos forçar", lendo a documentação do Next a gente percebe que algo que faz o que o next faz é muito necessário. Pra que ficar lindando com detalhes de implementação que só demandam tempo e aumentam a complexidade do projeto ? deixa o next fazer isso pra você. Você cuida apenas do core da aplicação.

3

É aí que está a questão também, o next é feito para utilizar a hospedagem da vercel, sem isso muitas funcionalidades do próprio Next não vão funcionar. Não é bom ter tudo tão acoplado, o React no Next e o Next na vercel. Por exemplo, se você não vai hospedar o seu projeto na vercel, o componente que lida com imagens não irá funcionar, pois depende da Vercel e, se você quiser utilizar o componente terá que passar por maus bocados para fazer funcionar, coisa que com o Vite seria muito mais simples, por exemplo.

Esse "tentar forçar" para o dev ir diretamente para o framework é prejudicial para quem está começando, pois não poderá colocar a mão na massa e aprender alguns dos fundamentos do React, pois o Next já oferece tudo out of the box.

1
1
1

Boa Gabriel :). Na verdade não parece ser a API o problema, mas com certeza a Vercel simplifica tudo para o Next, já que são a mesma empresa. Hospedando em outro local, temos de nós mesmo fazer essas otimizações, como o cache das imagens por exemplo.

Existe um acoplamento para quem busca usar o hosting como saas e simplificar todas otimizações. E talvez temos esse problema na Vercel vender o Next como algo fácil, simples e otimizado por padrão. Otimizado por padrão só com a vercel mesmo. Mas realmente não é obrigatória para ter a Vercel para utilizar as funcionalidades do next.

1

Tenho usado Vite para projetos que não preciso de ssr (por ex)... Utilizo o Next para projetos que realmente precisam da robustes e o que ele entrega, pois acredito que seja utilizar uma ferrari em uma pista de apenas 80km/h. O Vite me serve bem e tem uma doc muito completa. Aqui está o link do meu repo.

1

Eu tive meu primeiro contato com NextJS nesse projeto, e para ser bem sincero eu me apaixonei. NOs meus contatos anteriores com React, eu sofri bastante por ele ser meio "livre" demais e incompleto em alguns aspectos.

Sinceramente não vejo sentido mais em usar react sem o next.

1

Next é muito bom, já usei.
Mas ultimamente tenho usado o Remix em meus projetos e como no amigo disse, acabei me "apaixonando" tb..
É muito bom. Acho que vale a pena dar uma olhada.
Como foi dito aqui também, tudo depende, se for fazer uma página simples SPA, usa o react+vite mesmo. Se tem navegação usa Next, Remix, Astro..

1

Eu fui pro Next que é muito melhor. É como um React 2.0. Principalmente relacionado ao roteamento que é uma merda configurar no React. Não é ruim por ser complexo, é ruim por causa do documentação horrível que o React-router-dom tem.

1

npx create-next-app@latest
assim que se cria um projeto.
vale lembrar que o Next esta agora na versão 14.0.0 e esta tendo alguns problemas com o NextAuth que foi projetado para o o Next 13.1.2.

1

Enfrentei problemas ontem em um teste que estava fazendo. Mas pelo que entendi os problmeas ainda foram por conta que a doc está feita penasndo em usar next next 12.x.x. Antes do app routes.

Mas conseguir contornar o problema com uma pesquisa rápida.

1

Na verdade não é bem "forçar", eles estão apenas tentando guiar o leitor pra um caminho melhor que a solução deles. Frameworks atualmente deixaram o create-react-app arcaico, seja next, vite (não que vite seja um framework, é só um toolset), ou qualquer outro, vai proporcionar uma experiência melhor e mais performática que a solução padrão. Muito do que você teria que fazer manualmente, frameworks como next fazem muito melhor, seja em praticidade ou performance. Mas no fim é como eles dizem, se mesmo assim você quiser se aventurar e fazer seu próprio "custom setup", vai em frente.

Eu particularmente sempre uso vite ou next, um ou outro dependendo da complexidade e das funcionalidades da aplicação.