Executando verificação de segurança...
1

IPv6

Bonjur!

Queridos, com o esgotamento do IPv4 no mundo, cada vez mais evidentes que precisamos implatar IPv6.
Como um curioso no mundo da tecnologia, queria ouvir de nossos companheiros experientes no mundo da "programação" e de você que está fazendo os primeiros "hello Word!", se conhecem um pouco sobre a infraestrutura da internet? Especialmente se pensam em implatar suporte a IPv6 em suas aplicações ou se conhecem o protocolo é o futuro da internet.

Carregando publicação patrocinada...
2

Me dá até tristeza em pensar nisso. Recentemente tiver que desativar o ipv6 porque o curl não alcançava um site.

Já era algo que a internet já deveria ter totalmente pronta faz tempo.

1
1

É o site de chaves do Mint. Ele pega até o endereço ipv6 mas não vai. Acho que não é só o Curl, o Wget é a mesma coisa. Pode ser algo da minha internet também, mas isso é bem chato.

1

É estranho por que parece que o IPV6 ainda é visto como uma hash de texto ou mac adress ao invés de um endereço alcançável de fato, né?
Acho isso principalmente pelo fato dos navegadores ainda não acessarem o IPV6 como o IPV4 faz, e sim redirecionar direto para o modo de busca no Google por exemplo.

Realmente a internet já deveria ter se adaptado à essa nova tecnologia a muito tempo, mas pelo visto ainda vai demorar pra termos algo mais palpável como o V4.

2

Só corrigindo, os navegadores tem sim suporte para acessar diretamente o IPv6 como é no ipv4 (http://192.168.1.1), a diferenção é que você precisa colocar o endereço entre colchetes "[]" ficando assim http://[2001:db8::], isso ocorre pois quando colocado ":" no navegador, separador do IPv6, é então substituído pelo seu código url "%3A". O maior problema que ainda temos para o avanço real da implantação do IPv6 nos ISP's são as implementações ruins das firmwares das CPE's que são entregues aos clientes, que não implementam todas as funcionalidades do IPv6 como deviriam. Ainda temos a dalta de conhecimento técnico de alguns sistemas autônomos que, ou não implementam IPv6 em suas redes ou implementam de forma errada:

  • Fazem bloqueio errado dos tipos ICMP.
  • Não levam em consideração MTU.
  • Não colocam IPv6 global em seus BNG's para descoberta do PMTUD.
  • Negligenciam de várias formas o protocolo.

Outra coisa, todos os navegadores e várias aplicações, tentam acessar o site primeiro em IPv6, caso não consigam, fazem o fallback para IPv4.

1
1

segue um site onde consegue validar como seu provedor de internet entrega IPv6.

https://test-ipv6.com/index.html.pt_BR

Acredito que nativamente distribuicoes linux ja vem com IPv6 ativado. Se não tiver, pode seguir esse passo a passo:

https://ipv6.br/post/habilitando-ipv6-no-linux/

O comando "dig" traz como saida os registros dos servidores autoritativos daquele dominio, acredito que possa usar para verificar se o dominio possui entradas AAA. outra maneira de testar é utilizando o "ping6 domain.example" no terminal.

Comenta depois se funcionou!? XD

2

Acredito que a implatanção do IVP6 não seja tão ligada ao programadores e sim aos engenheiros de infraestrutura, de forma geral hoje em dia software é desenvolvido de forma "isolada" na camada de aplicação ou um pouco na camada de transporte caso sua aplicação precise lidar com algo de baixo nivel. Ou seja, simplesmente esperamos que a informação chegue até nós, "como" ela chega é abstraido.

É possivel desenvolver sua aplicação, coloca-la em produção usando IPV4 e eventualmente alterar sua infraestrutura para funcionar com IPV6. E de fato, esse é o objetivo das "camadas" teóricas, prover autonomia e isolamento funcional entre elas.

Em relação ao por que o IPV6 ainda não é tão incorporado com a internet atual, acredito que seja devido à falta de infraestrutura por parte dos provedores de internet, querendo ou não há um custo de atualização dos equipamentos para novos que funcionem usando o protocolo.

Desta forma, quando fazemos os setup de um servidor/software buscamos atender a maior gama de usuarios possivel, no momento, estes usam o IPV4. Claro, não é necessario escolher entre os dois, é possivel ter compatibilidade com ambos os protocolos, mas com certeza essa é a ultima das preucupações de uma nova empresa lançando um novo produto/aplicação.

2

Muito bem pontuado!

Trabalho num provedor de internet, e por aqui, foi bem evidente que precisariamos do IPv6 100% funcional, para tanto acompanhar o avanço da internet, como entregar uma melhor conectividade ao usuário final que consumem os conteúdos criados por vocês DEVs.

Acredito que o cenário brasileiro, é ainda pior pois temos uma quantidade muito grande de sistemas autonomos que operam nesse imenso Brasil, que, talvez tenham pouco ou nenhuma capacitação para implantar IPv6 em suas redes, ou queiram investir um pouco mais para implatanção do protocolo. Porém, vemos que muitos provedores de conteúdo não disponibilizam os conteúdos nem ao menos em dual stack (IPv4 e IPv6). Não sei dizer se é apenas por custo, ou se é falta de capacitação e querer do provedor de conteúdo.

Por isso minha dúvida e por não conhecer muito o mundo do desenvolvimento, se há algum impecilio ou alguma tecnologia que "impeça" a implantação ao suporte IPv6, seja por falta de documentação para desenvolvimento em IPv6, por exemplo.

Utilizamos aqui uma aplicação chamada "AS-Stat" que em conjunto com nossos roteadores de borda, consegue analisar nosso tráfefo para dizer quanto de um conteúdo é acesso pela nossa rede. É triste ver o quanto de IPv6 é usado para outros serviços que não seja para streaming. Principalemtne Jogos, quase 99% dos servidores em apenas IPv4.

1

Vou aproveitar que temos um colega na área de provedor de internet para perguntar:

Eu sempre imaginei o IPV6 e o IPV4 quase como na mesma situação que o código de barras e o QRCode.

No caso há muitas semelhanças entre eles, podendo citar dentre as principais o limite de combinações muito discrepantes (pouquissimos no código de barras e no IPV4, e muito mais amplas nos outros restantes). E também a questão de que os primeiros são resumidos à números, o que torna ainda mais limitante na quantidade.

Você acha que algum dia, o IPV6 poderá substituir completamente o IPV4 ao ponto dele não ser mais útil no âmbito público (fora de redes domésticas e empresariais)? Tipo, algo como ele não ser mais necessário, podendo uma provedora prover unicamente IPV6 sem dual stack?

Eu sempre imaginei isso sobre os códigos de barras, e apesar de ser muito utilizado o QRCode, ele ainda não chegou ao ponto de substituir os barcodes convencionais, mas o que vejo na web com o IPV4 é algo que já estourou seu limite de uso à muitos anos, e hoje só vejo IPs sendo reciclados a rodo para reutilização, e em muitos casos nos servidores web, ocasionam problemas com spamfilters e outros obstáculos automatizados.