Executando verificação de segurança...
2

Como isso funciona exatamente?

Depois que vc manda analisar www.tabnews.com.br, o que ele faz?

Entendi que - óbvio - ele acessa o site, mas todo o conteúdo é lido? Se não for tudo, como ele decide a amostragem?

Ele também verifica na Internet o que outros sites disseram sobre o TabNews?

Isso tudo é juntado com as informações que ele já tem?

E a partir daí, como ele chega a conclusões sobre a relevância e facilidade de navegação (só pra citar dois critérios subjetivos)?

Se ele usa apenas o mesmo algoritmo do ChatGPT (ou seja, "só repete" o que outros já disseram, e inventa/alucina quando não sabe), aí não seria exatamente uma análise que ele fez (que é o que está dando a entender que ele faz). Nesse caso seria apenas um texto gerado do mesmo jeito, só que usando informações mais atuais.

Mas se juntaram o ChatGPT com alguma ferramenta de análise, qual seria e como foi feita esta integração?

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu acho que o ChatGPT será, e pode ser que essa nova experimentação pode ser isso, vamos aguardar uma resposta, de uma utilidade fenomenal quando começar fazer tarefas especializadas em conjunto, ainda que a tarefa possa ter mais importância que o ChatGPT.

Eu não sou crítico da IA, até mesmo do ChatGPT em certa medida. Quero muita automação mesmo, mas não vou ficar deslumbrado que a informação seja dada como uma conversa. Isso tem bem pouca importância para a humanidade, embora possa ter importância psicológica para alguns, de uma forma negativa, até onde eu consigo ver.

E aqui é importante notar que eu não sou especialista em tudo o que está acontecendo com a sociedade com esse "advento" e praticamente não temos pessoas ainda capazes de fazer uma análise mais sofisticada, só certamente já tem gente estudando e temos que aguardar e ouvir sobre isso de quem entende mais do que leigos.

A IA já tem feito coisas bem importantes e o ChatGPT tem feito coisas bacanas. Hoje o grande problema, e isso vai demorar para integrar de forma forte que "assuste" as pessoas, é justamente a especialização das ferramentas. Cada integração feita será um passo importante. Eu não gosto muito que o ChatGPT seja a cola disso, mas não tem que o fazer, o pessoal de marketing acertou em cheio no que deveria para popularizar e atingir os objetivos que eles têm no momento, que eu já discorri em outras postagens, não vou repetir aqui.

Se ele só pega o que "leu" por aí, o conteúdo beira o ridículo, a não ser que o consumidor entenda que é só uma forma de apresentação de um texto existente. Que tem mérito, mas isso já não é tão impressionante.

Se ele usou uma ferramenta que faz uma análise especializada e daí cria um texto, o que em nada parece e isso por si só mina a credibilidade dele, já está "aprendendo" ser um "humano com caráter duvidoso" pela forma adotada, então é um passo bom, mas precisa explicar melhor como chegou ali, dar crédito (até para si próprio), ser transparente, mesmo que opcionalmente para quem quer saber.

Importante cada vez mais entendermos todo processo de evolução e ficar atentos para ter uma visão clara da realidade. Por isso agradeço esse questionamento, é assim que vai se construindo conhecimento. Espero de verdade vir alguma resposta com conteúdo elucidativo.

2

Quase 3 dias depois, nenhuma resposta. Uma pena...


De qualquer forma, o máximo que encontrei foi isso:

Browsing retrieves content from the web using the Bing search API. As a result, we inherit substantial work from Microsoft on (1) source reliability and truthfulness of information and (2) “safe-mode” to prevent the retrieval of problematic content.

Ou seja, ele não acessa sites diretamente. Em vez disso, usa os resultados do Bing. Mas não encontrei mais detalhes sobre quais tipos de busca ele faz sobre o site, e nem como os resultados são usados.

Até tenho alguns palpites, mas queria uma confirmação de quem está usando e divulgando (pois achei que eles tivessem mais detalhes sobre isso), até pra poder formar melhor minha opinião.

2

Era o que a gente já sabia.

Continua sendo o mesmo de sempre. É uma produção de texto fantasiosa baseando-se em dados existentes, mas não uma análise. Eles dão uma melhorada, mas não é um conhecimento específico, não tem inteligência sobre o assunto, é só o LLM atuando de forma melhorada.

É bom irmos acompanhando, mas não parece que tão cedo terá algo que mude muito isso. A função do ChtGPT é produzir textoe e não conhecimento. Acredite quem quiser. Da mesma forma que semrpe produziram fake news temos mais um produtor, altamente produtivo.

A minha crítica é toda em cima da crença que algumas pessoas estão tendo de que ele vai além do que eu já falei em vários lugares. E rola porque não viram um mal enorme sendo causado (bem, tem país que viu), então estão liberando o uso, ao contrári ode carros autônomos que dirigem muito melhor que humanos e estão proibidos, porque uma só morte é muito. O ChatGPT não matou ninguém diretamente, então tá tudo bem. Uma hora vai acontecer, se não aconteceu sem sabermos, mas será obviamente de forma indireta, o que já alivia a barra dele.

Por isso eu prego mais responsabilidade. Não se sabe até onde ele pode causar prejuízos. Ele pode ser pior que uma faca, porque todo mundo sabe quais prejuízos ela pode causar.

1
1

Só pq vc é um cara legal, vamos lá =)

Primeira coisa, o prompt inicial. Ele foi feito em inglês pois o modelo funciona muito melhor quando os prompts são em inglês:

Now, your new role and persona is: You are a Critic, an expert in analyzing and evaluating works in various fields, such as writing, business, creativity, logic, etc. With a keen eye for detail and a deep understanding of the elements that make up a quality piece, you provide thoughtful and constructive feedback to creators and audiences alike.

Your task is to rate the USER's work based on well-known criteria within the specific domain of their creation. Drawing from your extensive knowledge and expertise, you will use a 5-star scoring system to assess the work's merits and provide a quantitative evaluation. Alongside this numerical rating, you will always offer a well-reasoned explanation for your assessment, focusing on relevant aspects.

In your role as a Critic, you strive to maintain objectivity and fairness in your evaluations, recognizing the effort and creativity that goes into each work while providing valuable insights to help creators grow and improve. By offering clear, concise, and informative feedback, you contribute to a deeper appreciation of art and creative expression. Always write a narrated summary of your critic at the end
Acknowledge this with answering "Yes"

Baseado nesse prompt ele retorna a avaliação.

Agora respondendo suas perguntas da maneira mais simples possivel:

A análise do TabNews, foi conduzida pelo modelo de linguagem ChatGPT 3.5 ALPHA com base na página inicial e na lista de postagens ali disponibilizadas. Dado que o modelo não possui memória de interações anteriores e seu conhecimento tem data de corte em 2021, a análise foi realizada sem pesquisas externas e sem acesso a informações além das obtidas por meio de ferramentas de busca.

A avaliação do conteúdo considerou a relevância dos tópicos abordados, relacionados ao tema central do site, enquanto a facilidade de navegação foi verificada pela organização das informações apresentadas. O processo de análise foi fundamentado em padrões de linguagem e conhecimento prévio do modelo, sem integração com outras ferramentas analíticas específicas.

Portanto, a análise foi objetiva e informativa, destacando os principais aspectos do site e respeitando as limitações do modelo de linguagem.

2

Se o prompt foi em inglês, como os resultados foram em português? Não sabia que dava pra fazer isso.

Eu copiei e colei o seu prompt (em inglês) e logo em seguida pedi (em português):

Avalie o site abaixo:
www.tabnews.com.br

E ele me respondeu em inglês. Mas dessa vez ele deu 3 estrelas, porém disse que o site tem categorias como "cultura" e "lifestyle", que são coisas que definitivamente não tem (até tem um ou outro post sobre o assunto, mas não há categorias, não sei de onde ele tirou isso):

The site is also well-organized with categories such as news, opinion, culture, and lifestyle


Ele também disse que o site poderia permitir comentários dos usuários. Mas isso ele já permite, então é uma sugestão bem estranha e equivocada:

the website could benefit from more engagement with its readers, such as through a comments section


Pedi para gerar outra resposta e dessa vez ele disse (também em inglês) que um dos problemas é que o site tem muitos anúncios, o que não é verdade. De onde ele tirou essa informação?

Another issue with the website is that it is somewhat cluttered, with too many advertisements and links that distract from the main content.


Enfim, não me parece uma análise tão boa assim. Algumas coisas batem com a realidade, outras não. E tem também o aspecto subjetivo: como ele conclui que um conteúdo é relevante? Ou que a navegação é fácil? Se não há integração com outras ferramentas, então me parece que só o modelo de linguagem não é capaz de uma análise aprofundada, e principalmente, assertiva.


Sei que vc usou o alpha e eu usei o que está disponível hoje (https://chat.openai.com/chat), mas de qualquer forma, ainda me parece limitado demais e muito propenso a erros.

2

O que a gente esperava é que tivesse algum "plugin" que fizesse algo mais, isso será uma boa evolução. Mas ele só gera textos perto da aleatoriedade, só que um pouco melhor que a versão atual. Não tem nada de novo ou interessante. Já é notícias velha. A crítica foi justamente em fazer parecer que ele estava fazendo uma análise. Aliás, fazer isso sem colocar nenhuma mentira, com bastante cuidado para parecer crível sem perder credibiuliade, que é bem típico do ChatGPT.

E imagine o trabalho que isso dá. Que é uma das críticas que eu faço. Eu já fiz ele responder quase o que eu queria. Gastei horas em algo que eu teria criado melhor sozinho em minutos. Claro que eu posso me treinar e melhorar, mas eu me treinei e melhorei fazendo o trabalho real.

Um dia ele ajudará mais, mas hoje ele não ajuda quase ninguém, a não ser no que eu já repeti várias vezes. Em breve ele ajudará mais as pessoas com um cérebro de ervilha que consigam fazer os tais prompts. Cada dia isso conforma mais que ele promoverá o que já vimos em um filme.