Era o que a gente já sabia.
Continua sendo o mesmo de sempre. É uma produção de texto fantasiosa baseando-se em dados existentes, mas não uma análise. Eles dão uma melhorada, mas não é um conhecimento específico, não tem inteligência sobre o assunto, é só o LLM atuando de forma melhorada.
É bom irmos acompanhando, mas não parece que tão cedo terá algo que mude muito isso. A função do ChtGPT é produzir textoe e não conhecimento. Acredite quem quiser. Da mesma forma que semrpe produziram fake news temos mais um produtor, altamente produtivo.
A minha crítica é toda em cima da crença que algumas pessoas estão tendo de que ele vai além do que eu já falei em vários lugares. E rola porque não viram um mal enorme sendo causado (bem, tem país que viu), então estão liberando o uso, ao contrári ode carros autônomos que dirigem muito melhor que humanos e estão proibidos, porque uma só morte é muito. O ChatGPT não matou ninguém diretamente, então tá tudo bem. Uma hora vai acontecer, se não aconteceu sem sabermos, mas será obviamente de forma indireta, o que já alivia a barra dele.
Por isso eu prego mais responsabilidade. Não se sabe até onde ele pode causar prejuízos. Ele pode ser pior que uma faca, porque todo mundo sabe quais prejuízos ela pode causar.