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[WebMotors Low Cost] To desenvolvendo um Marketplace de Veículos. Me dá uma força?

Fala galera, beleza?

Meu nome é João, e to desenvolvendo um Marketplace de Veículos. Obviamente pretendo atuar regionalmente a princípio, com plano de escalar pra nível estadual, a depender da adoção do mercado. Pra resumir bastante trabalho com revenda de veículos usados já tem uns 8 anos. Minha família empreende no ramo tendo mais duas outras empresas do mesmo nicho na nossa cidade, e eu recentemente (junho de 2022) abri a minha própria loja de motos. Diante dessa experiência prévia no mercado de revenda de veículos, ao observar o quanto do orçamento de marketing é direcionado pra esses marketplaces como WebMotors, iCarros, e muitos outros a nível regional e estadual, pensei: tem espaço pra mais um.

Não é uma ideia inovadora, nem disruptiva, é um mercado consolidado e validado com grandes players bem estabelecidos. Mas a depender da região e da abordagem de marketing e vendas, existe uma lacuna.

Vamos falar de desenvolvimento. Tenho uma pequena experiência com Flask, HTML, CSS, Bootstrap e JS. Já construí alguns projetos com essas tecnologias e me atenderam bem até onde precisei ir. Mas quando se trata de um marketplace de veículos com múltiplos usuários, múltiplas sessões simultâneas, alto volume de upload de imagens, eu sinceramente não tenho todo o conhecimento necessário a respeito da infraestrutura pra viabilizar um projeto desse sem eventuais problemas de performance e custo.

Nesse projeto todo o backend tá sendo desenvolvido com Flask (python), o frontend no próprio Flask com Jinja, usando HTML, CSS, JS e um pouco de Bootstrap, to usando um banco de dados PostgreSQL, Redis pra cacheamento, e o próximo passo é integrar com o Amazon S3 pro armazenamento das imagens referentes aos anúncios dos veículos.

O ponto em que estou é o seguinte: qual seria a infraestrutura ideal pra esse Marketplace estar preparado para receber ~100k visitas mensais, e por volta de ~100 lojas anunciantes, com 30 anúncios cada loja, cada anúncios 8 imagens, totalizando por volta de 25k imagens registradas nos primeiros 6 meses rodando?

Qual seria o melhor caminho pra seguir?

Você adotaria uma abordagem diferente? Ficaria feliz em conversar sobre!

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Nesse estágio de criação de empresa, o seu maior perigo não são os 100k acessos que vão derrubar o seu serviço, mas se os seus clientes vão querer abrir mão das grandes plataformas em favor do seu novo negócio recém lançado. No seu primeiro dia após o lançamento você não vai ter 100k acessos, provavelmente nem nos primeiros meses, então foque em ter uma proposta bem pensada para os seus clientes e lance o seu produto o mais rápido possível para conseguir feedbacks e direcionar seu negócio ao sucesso.

Antes de construir algo, eu tentaria ao máximo ver se não há uma plataforma do tipo SAAS já disponível para você já testar as suas hipóteses e só então partir para construir algo, já com uma direção mais clara. Pelo seu relato, parece que você está investindo suas fichas em um custo mais baixo de marketing para os vendedores de veículos, mas existem outros fatores que levam as lojas a anunciar em grandes marketplaces.

Marketplace parece uma ideia fantástica, mas é extremamente desafiador, pois você tem que lutar em duas frentes simultâneas: a dos vendedores e dos clientes finais.

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Boa tarde, Eduardo. Valeu a contribuição, meu amigo.

Na verdade, não me aprofundei muito a respeito pra não prolongar o texto na expectativa de trocar uma ideia aqui nos comentários. Nesse momento já tenho uma lista de espera com 30+ lojistas interessados, devido a conexão que tenho no ramo aqui na região. E o projeto de expansão do primeiro semestre é abranger (prospectar) em 11 municípios, e pro primeiro ano 25 municípios.

Outro ponto é que já venho construindo audiência no instagram e tiktok, com um engajamento significativo. Além do investimento em marketing, e também to treinando uma equipe de vendas pra visitar os lojistas não cadastrados na plataforma ainda. Daí a minha preocupação escalabilidade logo no inicío.

Sem dúvidas é necessário avaliar todos os fatores que levam as lojas a anunciarem nos grandes marketplaces.

E a questão que constatei nesses últimos anos sendo um cliente assinante dos principais marketplaces e também dos menores a regional é que o lead dos marketplaces pequenos regionais são muito mais qualificados do que os dos big players. Existem algumas questões que pelos meus dados de venda nos últimos anos que corroboram pra essa ideia. Como por exemplo o fato da proximidade e disponibilidade de deslocamento pessoalmente com maior facilidade entre cliente final e lojista. Mais um ponto é o fato que nos maiores marketplaces do mercado é basicamente "obrigatório" ser assinantes, pois os marketplaces são das financeiras, e não estando credenciado numa financeira atualmente uma revenda de veículos não funciona. Não é uma opção pro lojista.

No começo me pareceu muito mais fantástico do que desafiador, confesso. Mas conforme fui me aprofundando no projeto, e preocupado em entregar o mínimo viável o mais rápido possível sem perder desempenho e qualidade. Afinal de contas to entrando num mercado que já existe, já está pronto, tudo se mostrou muito mais desafiador. No fim das contas esse projeto vai agregar muito conhecimento pra mim em muitas áreas independente do resultado, e por isso decidi entrar de cabeça. Vou compartilhar com vocês por aqui minhas decisões e o andamento.

Muito obrigado pela contribuição mais uma vez, meu amigo!

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@jotacurityba, primeiro de tudo, parabéns pela iniciativa e trabalho. Compartilha depois com a gente aqui a evolução e os resultados.

Sobre as tecnologias e ferramentas escolhidas eu acredito que você fez boas escolhas. São escolhas sólidas já consolidadas no mercado e o principal é que você já tem experiência com elas. Por isso minha sugestão é você manter essas escolhas que já fez e compartilhou com a gente aqui.

O ponto em que estou é o seguinte: qual seria a infraestrutura ideal pra esse Marketplace estar preparado para receber ~100k visitas mensais, e por volta de ~100 lojas anunciantes, com 30 anúncios cada loja, cada anúncios 8 imagens, totalizando por volta de 25k imagens registradas nos primeiros 6 meses rodando?

Sobre a questão da infraestrutura ideal para atender esse volume de acessos, adianto que as tecnologias escolhidas são super robustas e vão suportar muito mais que isso por muito tempo.

Foque no desenvolvimento do seu produto e funcionalidades e utilize a mesma infraestrutura para suportar mais acessos apenas aumentando a quantidade de recursos de suas maquinas (CPU e memória). Por um bom tempo será suficiente.

Se quiser aprofundar pode comentar aqui na thread ou me dá um alô no LinkedIn.

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Muito obrigado pelo feedback, Lemuel! Fico feliz com a sua contribuição. Com certeza gostaria de conversar mais a respeito. Vou te dar um alô no LinkedIn com certeza!

Não me aprofundei muito no texto mas o desenvolvimento de toda a estrutura de distribuição da plataforma já está em estágio bastante avançado. Mas no ponto do desenvolvimento conforme fui avançando surgiram algumas inseguranças do ponto de vista da infraestrutura pra viabilizar o marketplace da melhor maneira.

Vou compartilhar o andamento do projeto e as minhas decisões aqui com a comunidade. Mais uma vez, obrigado pela contribuição, meu amigo!

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Muito bom! Aguardo o seu contato pra gente trocar ideia.

De qualquer forma, aproveito pra reforçar que fique tranquilo pois suas escolhas para a infra vão te levar muito longe.

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eu investiria em uma vps boa e faria tudo hospedado nela e configurado a unha para melhor desempenho e redução de custos.
usaria o coolify para facilitar gerenciar containers docker e a escalar os recursos.
usaria dragonfly no lugar de redis
e minio no lugar do S3 para o armazenamento.

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Valeu pela contribuição, Duzão! Vou pesquisar a respeito dessas tecnologias e dar uma analisada. Vou compartilhando o andamento por aqui com vocês. Muito obrigado pelas dicas, meu amigo!

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Fala cara, blz? Acho que deu pra sentir que vc entende do mercado que vc tá se metendo, ou pelo menos mais do que eu hahaha. Então não vou entrar nessas questões.

Acho que a dica que eu dou e de outros é não se preocupar com escalabilidade, até pq se isso for um problema, é um ótimo sinal que o seu projeto deu certo.

Acho que vc precisa testar e validar o mais rápido possível, pra isso eu particulamente iria tentar alguma ferramenta "low-code" para o backend pra agilizar e usaria algum framework de front-end. Dessa forma, mais pra frente "só" trocaria o backend para outro caso não esteja mais suportando.

Algumas sugestões de Stack:

FRONT: Vue / React / Angular / Svelte
BACK: Firebase / Supabase / Strapi / Pocketbase

Vercel para o front e dependendo o back pegaria uma instancia no DigitalOcean.

Espero ter ajudado de alguma forma.

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Valeu, Alex! Vou entrar em contato com você, com certeza vai ser ótimo poder trocar experiência e compartilhar um pouco com alguém com um projeto parecido.

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Fala, Daniel! Obrigado pela contribuição, meu amigo. Falei um pouco mais sobre a questão da validação da ideia e do ponto que estou nesse momento na resposta pro eduardoMats. Resumindo: tenho uma lista de espera de lojistas, fiz uma análise de mercado mais aprofundada a respeito dos concorrentes, e tenho um pipeline de expansão pro primeiro semestre, mês a mês. Daí veio a minha preocupação com possíveis problemas de escala. Mais uma vez muito obrigado pela contribuição!

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o problema de escalabilidade se dá em quantidade de requisições simultâneas se for 100k no mês bem distribuído tu nem precisa de muita coisa, se for nos primeiros 5 dias 70% do tráfego aí tu precisa ter escalabilidade. Em resumo tu precisa entender o tráfego primeiro para depois investir em uma infra mais escalável, tu pode ir escalando um vps até entender o comportamento e depois mudar para otimizar os custos.

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Lemes, muito obrigado pela orientação. Ainda não tinha pensado nessa perspectiva. Vou me aprofundar nisso, com certeza.

Vou compartilhar o andamento do projeto com a comunidade por aqui. Mais uma vez muito obrigado pelo feedback!

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acabei nao te falando mas se tu tem uma expectativa grande eu te recomendaria tu cria uma máquina maior e ver o consumo aí pode ir diminuindo ela, e deixa uma pouco de folga no pico. Então tu vai ter os extremos e com isso tu já pode começar a pensar em algo elástico, que vai te trazer economia mas também

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A resposta tá aqui.

Pra resumir bastante trabalho com revenda de veículos usados já tem uns 8 anos. Minha família empreende no ramo tendo mais duas outras empresas do mesmo nicho na nossa cidade, e eu recentemente (junho de 2022) abri a minha própria loja de motos.

Eu não acho que tenha que priorizar e montar uma infra para receber 100k por mês. Joga o front numa vercel da vida e faz o backend estático. Se tiver muito acesso, existem potenciais clientes. Cria uma lista de espera ou receba os anúncios dos interessados por WhatsApp mesmo.

Por que alguém que está procurando um carro online vai usar seu marketplace sendo que já existem muitos outros consolidados?

Então minha dica seria: marketing regional. Bem regional mesmo. Leve o tráfego de cidades próximas para seu site e apresente casos de vendas de carros anunciados na plataforma (mesmo que tenham sido negociados pessoalmente em sua loja)

Apenas uma opinião que eu pessoalmente faria.

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Muito obrigado pela contribuição, Fabricio! Todas as dicas que to recebendo aqui estão sendo muito úteis e esclarecedoras, e com as suas não foi diferente.

Estou estruturando meus canais de distruição e já estou num estágio bem avançado nesse ponto, e muito do que você sugeriu faz parte da minha estratégia.

Vou compartilhar o progresso do projeto aqui com a comunidade. Mais uma vez muito obrigado pelo feedback, meu amigo!