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Nesse estágio de criação de empresa, o seu maior perigo não são os 100k acessos que vão derrubar o seu serviço, mas se os seus clientes vão querer abrir mão das grandes plataformas em favor do seu novo negócio recém lançado. No seu primeiro dia após o lançamento você não vai ter 100k acessos, provavelmente nem nos primeiros meses, então foque em ter uma proposta bem pensada para os seus clientes e lance o seu produto o mais rápido possível para conseguir feedbacks e direcionar seu negócio ao sucesso.

Antes de construir algo, eu tentaria ao máximo ver se não há uma plataforma do tipo SAAS já disponível para você já testar as suas hipóteses e só então partir para construir algo, já com uma direção mais clara. Pelo seu relato, parece que você está investindo suas fichas em um custo mais baixo de marketing para os vendedores de veículos, mas existem outros fatores que levam as lojas a anunciar em grandes marketplaces.

Marketplace parece uma ideia fantástica, mas é extremamente desafiador, pois você tem que lutar em duas frentes simultâneas: a dos vendedores e dos clientes finais.

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Boa tarde, Eduardo. Valeu a contribuição, meu amigo.

Na verdade, não me aprofundei muito a respeito pra não prolongar o texto na expectativa de trocar uma ideia aqui nos comentários. Nesse momento já tenho uma lista de espera com 30+ lojistas interessados, devido a conexão que tenho no ramo aqui na região. E o projeto de expansão do primeiro semestre é abranger (prospectar) em 11 municípios, e pro primeiro ano 25 municípios.

Outro ponto é que já venho construindo audiência no instagram e tiktok, com um engajamento significativo. Além do investimento em marketing, e também to treinando uma equipe de vendas pra visitar os lojistas não cadastrados na plataforma ainda. Daí a minha preocupação escalabilidade logo no inicío.

Sem dúvidas é necessário avaliar todos os fatores que levam as lojas a anunciarem nos grandes marketplaces.

E a questão que constatei nesses últimos anos sendo um cliente assinante dos principais marketplaces e também dos menores a regional é que o lead dos marketplaces pequenos regionais são muito mais qualificados do que os dos big players. Existem algumas questões que pelos meus dados de venda nos últimos anos que corroboram pra essa ideia. Como por exemplo o fato da proximidade e disponibilidade de deslocamento pessoalmente com maior facilidade entre cliente final e lojista. Mais um ponto é o fato que nos maiores marketplaces do mercado é basicamente "obrigatório" ser assinantes, pois os marketplaces são das financeiras, e não estando credenciado numa financeira atualmente uma revenda de veículos não funciona. Não é uma opção pro lojista.

No começo me pareceu muito mais fantástico do que desafiador, confesso. Mas conforme fui me aprofundando no projeto, e preocupado em entregar o mínimo viável o mais rápido possível sem perder desempenho e qualidade. Afinal de contas to entrando num mercado que já existe, já está pronto, tudo se mostrou muito mais desafiador. No fim das contas esse projeto vai agregar muito conhecimento pra mim em muitas áreas independente do resultado, e por isso decidi entrar de cabeça. Vou compartilhar com vocês por aqui minhas decisões e o andamento.

Muito obrigado pela contribuição mais uma vez, meu amigo!