Executando verificação de segurança...
3

Tenho 30 anos, será que é tarde para começar?

Boa noite pessoal, acredito que alguns tenham faculdade, e outros sejam autodidatas, com a correria do meu dia a dia, não sei se consigo fazer uma falcudade, comprei alguns cursos na Udemy, tenho muito interesse em desenvolver na área mobile, tenho algumas ideias para desenvolver, mas me pego frustado com tanto conteúdo que tem na web, meu interesse mesmo era aprender na marra, mas estou perdido por onde "realmente começar".

Parabéns pela iniciativa do TabNews, vi alguns post´s e a comunidade é muito boa e gosta de ajudar o próximo, parabéns aos envolvidos.

Carregando publicação patrocinada...
4

oi @jordao, olha eu também fiz minha migração de carreira exatamente aos 30 anos e tinha o mesmo sentimento de estar perdida. Meu conselho, primeiramente consolide o conhecimento básico, com lógica, POO e estrutura de dados. Recomendo demais o canal do Gustavo Guanabara para esse primeiro momento e entendo que depois de consolidar, principalmente a lógica, é o momento que vc deve se dedicar a uma linguagem, aí nessa hora sim vale o investimento em algum curso na Udemy, Alura, etc.

Só uma coisa que gostaria de te aconselhar, não tenha esse pensamento de "muitos são autodidatas". Sinto que esse é um termo usado de forma bem errada por uma galera dentro de tecnologia. Essa mesma galera também aprendeu com conteúdo na internet ou em algum outro lugar, mas o conhecimento não veio do nada pra ela, então, logo não são autodidatas quando pensamos no significado real da palavra.

Por fim, tentar criar uma rotina de estudos na semana e participar de comunidades é um caminho para vc ter um auxílio maior nesse período também. Sucesso na jornada :)

1

Para complementar a resposta do(a) colega nathsouza, acho que você também não precisa ter medo de investir em você, na internet tem muito conteúdo gratuito, mas é muita ponta solta o que pode complicar o aprendizado, exceto os cursos do professor Guanabara que são o melhor dos mundos, é gratuito e com uma qualidade excelente.

Na Udemy você encontra cursos bons e com preços acessíveis, mas também existem outras plataformas de ensino como a Alura e a Rocketseat, sou aluno do curso de Node.js da Rocketseat, quando comprei o preço foi salgado, mas valeu muito a pena, por isso pense nisso como um investimento, você tá investindo na sua carreira como desenvolvedor.

No entanto, não há necessidade de comprar mil cursos e se endividar por isso invista o quanto conseguir e saiba que o maior investimento que você pode fazer além do dinheiro é tempo, o tempo vale mais que qualquer dinheiro e é a chave para ser bem sucedido em tudo que você quiser fazer, portanto dedique tempo e sempre esteja praticando o que você está estudando que os resultados serão consequência do seu esforço.

Deus te abençoe! 😄

2

Bem vindo Jordão! Nunca é tarde para começar. Vi que você mencionou mobile, tenho um post aqui no Tabnews sobre um Roadmap em front-end que desenvolvi, baseado no que já tenho de experiência. Não é exatamente a área que citou, mas se quiser dar uma olhada, acredito que pode te ajudar no quesito de o que centralizar o foco nos estudos. Boa sorte na tua nova caminhada!

1

Olha vou te propor um exercício mental, pense em hábito que você tem e que não tinha a 3 anos atrás, relembre como era antes desse hábito e relembre a dúvida de se você deveria começar ou não, agora estique esse pensamento até os dias de hoje, faz 3 anos que você começou e você só está ai por causa disso.

Daqui 10 anos você vai ter 40, faça o processo inverso agora, olhe pro futuro e se pergunte se quando você ainda tinha 30 deveria ter começado..

Não existe data para começar, pode ser mais difícil e improvável, mas você é o protagonista da sua vida e o que cabe a suas decisões cabem somente a você toma-las.

Se serve de consolo eu também sou um aspirante e iniciante nessa area e estou me aprofundando em C# agora ( ´・・)ノ(._.`)

1

Tive uma oportunidade de comecar aos 35 anos de manutencao de computadores para programacao mobile em delphi, mas tivemos que modernizar e estudei flutter e foi a melhor coisa que fizemos na empresa! nunca é tarde! os cursos te darao conhecimento, absorva o máximo! nao se preocupe em decorar tudo, isso virá com o tempo! se ja estiver com uma ideia ou produto em mente, estude somente o necessario para desenvolve-lo!

1
1
1

A resposta é bastante óbvia: NÃO É TARDE.

Aos 30 anos muitas pessoas ainda nem começaram a exercer a profissão dos seus sonhos. Conheço inúmeras pessoas que começaram novas faculdades perto dos 40, se apaixonaram por outra área e hoje na casa dos 50 estão muito felizes e bem sucedidas.

A área de tecnologia é complexa, vasta e cheia de opções. Sem dúvidas, uma formação superior agrega bastante. Mas nao é tudo. É apenas a base da base. 99% dos profissionais bem sucedidos na área buscaram outras fontes de conhecimentos, fizeram cursos por fora, tentaram e QUEBRARAM a cabeça muitas vezes antes de ter um produto/serviço prestável.

Se teu interesse é na área mobile, procure um curso na Udemy de Android, iOS ou algum framework para ambas as plataformas como Reactive Native ou Flutter. Faça o curso completo do início ao fim. Tenho certeza que ao final será capaz de criar algum aplicativo.

Se gostar da área eu iria atrás de algum tecnólogo ou curso superior, nunca deixando de lado cursos 'extras' que sempre agregam bastante.

1

A parte mais difícil na transição de carreira (na minha opinião) é entender que muito provavelmente você terá que baixar seu padrão de vida durante um período. Você pode já ter uma carreira consolidada, ganhando um salário bom, e vai se ver tendo que aceitar propostas baixas para começar como DEV.

Se você não fizer faculdade, não vai conseguir um estágio, então terá que entrar como Junior. O bom é que o salário é um pouco maior, o ruim é que vai ser mais difícil, requer mais estudo, responsabilidade. A primeira oportunidade é a mais difícil de todas.

Você pode tentar começar sendo freelancer. Não é tão simples quanto algumas pessoas tentam vender no youtube, mas é possível, e uma boa maneira de ir fazendo a transição aos poucos, sem abdicar do certo pelo duvidoso. Mas claro, isso vai requerer uma disposição maior em trabalhar mais, no seu primeiro emprego e no Desenvolvimento como side-job.

Quanto aos estudos, é preciso manter um foco. Quanto mais você pesquisa, mais coisas para estudar você acha.
Pega um assunto, e estude até se sentir confiante naquilo, depois avance para o próprio.
Acredito que o ideal é saber um pouquinho de cada área, de forma que sejas capaz de produzir uma aplicação do começo ao fim por conta própria, mesmo que seja algo simples.
Não tente ser um especialista em algo, pelo menos não no começo, isso pode minar mais ainda suas oportunidades, que já serão poucas pela falta de experiência.

Quanto à sua idade, infelizmente isso pode ser visto como negativo pelo mercado de trabalho, mas no fim das contas isso depende mais da sua dedicação do que do acaso. É melhor um cara de 32 anos que sabe o que está fazendo, do que um de 25 completamente perdido.

1
1

Recomendo o comentário da @nathsouza aqui na publicação.

Eu desde que me conheço por gente tenho um mouse na mão, mas a minha esposa migrou de área(Biblioteconomia) recentemente e uma dica que dei para ela desde o início da transição foi: Não se preocupe em fazer código bonito, mas em fazer código.
Com a vida corrida e cheio de boletos a se pagar, sobra pouco tempo mesmo, por isso te dou a dica de: Com o que você já tem de noção, tenta resolver um problema seu do dia-a-dia, nem que seja do trabalho, um botão para clicar, uma automatização para desligar a TV ou algo para até mesmo desligar o computador se esquecer ligado. Essa imersão abre olhos e especialmente, te faz "navegar" pelo emaranhado de informação que tem.

No meu antigo trabalhei pude aplicar vários conceitos "simples" de informática que facilitaram a vida da empresa e passei até a ganhar mais por isso, enquanto aprendia e me apronfudava.
Desde automatizar o desligamento das máquinas usando ferramentas nativas do Windows, programar uma limpeza periódica de alguns arquivos no computador a até desenvolver uma automação para emissão de NFe quando a venda era completada.

Existem ótimos materiais na internet. Ler/ouvir/ver te traz uma bagagem sensacional, mas fazer algo do 0, do teu jeito, não ligando para o que vão pensar, se está certo, se está da melhor forma, se está otimizado, sem preocupação, vai te trazer um conhecido sobre como é a tua forma de aprender. É o famoso aprender a aprender.