A parte mais difícil na transição de carreira (na minha opinião) é entender que muito provavelmente você terá que baixar seu padrão de vida durante um período. Você pode já ter uma carreira consolidada, ganhando um salário bom, e vai se ver tendo que aceitar propostas baixas para começar como DEV.
Se você não fizer faculdade, não vai conseguir um estágio, então terá que entrar como Junior. O bom é que o salário é um pouco maior, o ruim é que vai ser mais difícil, requer mais estudo, responsabilidade. A primeira oportunidade é a mais difícil de todas.
Você pode tentar começar sendo freelancer. Não é tão simples quanto algumas pessoas tentam vender no youtube, mas é possível, e uma boa maneira de ir fazendo a transição aos poucos, sem abdicar do certo pelo duvidoso. Mas claro, isso vai requerer uma disposição maior em trabalhar mais, no seu primeiro emprego e no Desenvolvimento como side-job.
Quanto aos estudos, é preciso manter um foco. Quanto mais você pesquisa, mais coisas para estudar você acha.
Pega um assunto, e estude até se sentir confiante naquilo, depois avance para o próprio.
Acredito que o ideal é saber um pouquinho de cada área, de forma que sejas capaz de produzir uma aplicação do começo ao fim por conta própria, mesmo que seja algo simples.
Não tente ser um especialista em algo, pelo menos não no começo, isso pode minar mais ainda suas oportunidades, que já serão poucas pela falta de experiência.
Quanto à sua idade, infelizmente isso pode ser visto como negativo pelo mercado de trabalho, mas no fim das contas isso depende mais da sua dedicação do que do acaso. É melhor um cara de 32 anos que sabe o que está fazendo, do que um de 25 completamente perdido.