Executando verificação de segurança...
2

Estou a 6 anos tentando iniciar um projeto

O Contexto

Sou Coordenador de Projetos em uma empresa de engenharia. Comecei na empresa a 6 anos atrás como tecnico de informática. Desde esse primeiro contato o meu superior comentou sobre a necessidade de criar um novo sistema ERP para a empresa, e a princípio o sistema estava sendo desenvolvido. Porém o rapaz que estava trabalhando como desenvolvedor desistiu em algum momento. Alguns meses se passaram e nós contratamos outro desenvolvedor que também desistiu depois de alguns meses.

O Problema

Esquecendo a minha indignação...
Percebi que o principal motivo de esse projeto estar a 6 anos parado é explicado claramente na aula Programação "Orgânica" versus "Impressora 3D". Estamos tentando fazer um ERP inteiro de uma vez só, todos os módulos do sistema Orçamento, Compras, Estoque, Financeiro, Gestão de Obras e tudo mais o que é necessário.

Perdebi que ao tentar apresentar o sistema a um desenvolvedor ou empresa de maneira completa e querer que essa pessoa ou empresa assuma o sistema como um todo estava tornando tudo muito custoso, nitidamente ao ver o sistema todo automaticamente o cérebro se desmotivava sem antes de mesmo de começar.

A Solução

Tomei a decisão de estudar o curso.dev e eu mesmo desenvolver o sistema. Com uma diferença, eu não vou desenvolver o sistema ERP Inteiro da empresa de uma vez só. Eu vou fazer como aprendido na aula, a Programação Orgânica. Já tenho noção de tudo o que precisa, por isso vou procurar manter a arquitetura mínimamente organizada para no futuro não ter problemas, mas vou começar por uma única funcionalidade do módulo orçamento, depois de pronto, vou colocar pra produção, e assim por diante, funcionalidade por funcionalidade. Sem me preocupar com o TAMANHO do sistema nesse momento.

O Desafio

Pra essa primeira funcionalidade eu preciso de ajuda dos desenvolvedores mais experientes, porque apesar de 6 anos trabalhando na empresa, eu sempre fui direcionado pelos meus superiores a focar na área de negócios e deixar a programação pra eu apenas coordenar e alguém fazer. Então hoje eu me vejo em uma situação de precisar aprender do zero algumas coisas. Tenho certeza que o curso.dev vai me ajudar muito com isso, mas eu queria a opnião do time mais experiente que hoje frequenta o TabNews.

Milestone 0: Preparar o terreno

A primeira função consiste em subir uma planilha para o sistema, e o sistema irá preparar um sintético de materiais e me devolverá outra planilha com esse sintético pronto. O grande problema é que cada cliente tem o seu template de planilha, mas no geral elas seguem o seguinte modelo base e para darmos prosseguimento ao orçamento de maneira ágil nós sempre preparamos a planilha do cliente para cotação. Após preparar a planilha do cliente para cotação, nós separamos apenas o material, a unidade e a quantidade para enviar para os nosso fornecedores nos fornecerem os preços, que é o que chamamos de sintético.

E esse processo, apenas de ser simples, muitas vezes é o que mais demora em todo o orçamento, porque dependendo do tamanho e da quantidade de planilhas, levam horas para serem preparadas. Então essa vai ser a primeira função desenvolvida para o sistema. E eu não faço ideia de por onde começar.

O pedido

Por isso decidi fazer essa publicação e desde já eu agradeço demais cada um que puder tirar um pouco que seja do seu tempo para me dar uma luz de por onde começar e como fazer essa função sair do papel.

Carregando publicação patrocinada...
3

olá amigo, li seu relato, e achei bem interessante, mas preciso ser direto e franco, acho que o caminho mais sensato e estratégico para sua empresa seria comprar ou licenciar um erp pronto.

seguem algum pontos que devem ser considerados:

  1. entendo sua vontade de aprender a programar, mas agora como coordenador de projetos, vc tem que pensar como "executivo" não como "executor". tenha em mente que vc é mais util liderando atividades como a seleção e implementação do erp, revisão dos processos internos para otimizar a gestão e operações dos projetos.

  2. lembre-se que a atividade central da sua empresa não desenvolvimento de software, isto significa que a área de it será somente para suporte (tendo um ou dois analistas ou até mesmo tudo terceirizado).

  3. agora o desenvolvimento in-house de um erp para atender as necessidades especificas da sua empresa (sob medida) vai demandar mais tempo, mais investimentos e demandar mais expertise técnica para especificar, desenvolver, testar e tambem para manter e suportar os usuários.

  4. tem que verificar se a empresa esta disponsa a investir e esperar por um sistema/solução, que e normalmente nunca termina, pois sempre tem um requisito de um diretor, ou da área de vendas, ou do time de suprimento, ou do cfo/cio/cto/coo/cmo que precisa ser atendido.

  5. as areas estão dispostas a "sair do excel"? já vi muito sistemas de gestão serem abandonados porque as áreas de negócio só sabiam usar o excel. lembre-se que o excel é muito mais flexivel que qualquer sistema erp ou sgbd.

just for fun: #sap = sistema avançado de planilha | #erp - excel rodando o processo

  1. quanto do seu tempo será dedicado no desenvolvimento do erp? especialmente na curva de aprendizado para desenvolver e também para especificar os outros modulos junto as demais áreas de negocio. entendo que vc também é responsável por outros projetos na empresa.

  2. quanto aos processos interno, pelo seu relato esta tudo em planilhas sem uma padronização, ou seja, para colocar em um sistema, primeiro vc precisa melhorar, simplificar e "padronizar" os processos internos de gestão e controle dos projetos/obras da sua empresa.

  3. do outro lado, existem muitos erps customizáveis para pequenas e médias empresas que já atendem às necessidades básicas como compras, projetos, estoque, financeiro e gestão de obras. exemplos: totvs, sap business one, protheus, sigam, entre outros. a adoção de um sistema pronto pode ser feita em semanas ou meses, ao contrário de anos que podem ser necessários para o desenvolvimento in-house, e os fornecedores geralmente tem suporte técnico, atualizações regulares e estão em conformidade legal (ex:lgpd).

agora, se o seu objetivo é usar esta necessidade da sua empresa para aprender a programa e se desenvolver em uma carreira de dev, desenvolver um erp é um otimo projeto - bem completo e desafiador.

(aviso contêm sarcasmo e ironia) cuidado para não acabar se tornando um dev-sênior-master-blaster-jedi. afinal, com tanta habilidade técnica, a empresa pode decidir contratar um novo coordenador de projetos — e quem sabe ele vire seu chefe!

boa sorte e pra frente!

1

Opa fabricio, muito obrigado pela sua visão cara, é realmente muito bom ouvir o que muitas vezes a gente não quer ouvir kkkk é ótimo para abrir o leque de oportunidades e enxergar o problema de outros ângulos.
Acontece que nós já estamos em processo de busca por um erp que atenda as especificações do nosso processo a um bom tempo, e até agora não foi encontrado nenhum que nos ajude com a parte do orçamento e gestão de obras do jeito que gostaríamos. Então talvez eu ande com desenvolvimento mesmo apenas na parte de orçamentos e gestão de obra, e o restante "que é mais padrão mesmo" contratemos um ERP desses que você citou para fazer as integrações. Acredito que dessa maneira a gente consiga não gastar tanto tempo desenvolvendo TUDO e focando no que realmente no que é o principal gerador de renda (orçamento e gestão de obra).

3

Você vai aprender muito mais sobre negócios e tecnologia e sua empresa terá um retorno custo X benefício muito maior se decidirem implantar um ERP de terceiros. Faça uma pesquisa sobre ERP's para o ramo de vocês, encontre uma boa consultoria e implante.

Trabalho com ERPs há quase 20 anos e todas as vezes que vi empresas dizendo que iam construir seus próprios ERPs, esses projetos demoraram anos e tiveram muitos perrengues. Anos após, optaram por softwares já consolidados.

Antigamente essa opção de desenvolver internamente era porque os softwares existentes não atendiam os processos de alguns negócios e eram zero customizacao.

Mas hj em dia existem ERPs com ferramentas low Code pra vc desenhar os processos e o adaptar ao cenário dos negócios.

Empresas que ainda optam por criar seu próprio ERP é porque atuam em nichos de negócios muito especifico ou tem questões de segurança de dados, geopolítica ou mercado muito complexas.

Quando você perceber que um Omie da vida pode transformar sua empresa, sua mente e de seus superiores se abrirá e vocês gastarão energia em fazer grana.

Não sou contrário a sua decisão de estudar programação e focar na construção de apps corporativos, além de ERPs, empresas adotam inúmeras ferramentas para tracionar sua gestão. Você pode inclusive criar apps complementares ao ERP terceiro, ou outros softwares internos como base de conhecimento, CRM, controle de manutenção...

ERP se parece com um grande CRUD, vários formulários e tabelas... Apenas isso. Mas não é! Um simples emissor de NF-e faz qualquer dev solo pedir demissão... 😅😅😅

1

Muito obrigado samuelcarfa, você fala com muita propriedade sobre o assunto, dá pra ver que já adquiriu muita experiência com o ramo. E quanto a solução de "Desenvolver apenas a parte mais dinâmica da empresa", contratar algum ERP pronto para os outros módulos e fazer a integração. O que acha dessa ideia?

3

Acho muito interessante. Pesquisa um ERP que atenda os processos da empresa e o que for muito específico você desenvolve.

Fui consultor especialista em um ERP de grande porte para o setor atacadista e indústria.

Certa vez a software house vendeu licenças para uma indústria química. O ERP atendia todos os setores: Estoque, produção, expedição, vendas, fiscal, contábil... Implantado com sucesso e todo mundo feliz.

Meses depois o químico responsável me ligou querendo um módulo específico que não tinha no software.

Negociei com ele, desenvolvi em Delphi e conectei a máquina que ele queria, usando porta serial e as bibliotecas do equipamento.

Tinha um processo lá que gerava umas fórmulas e outras paradas que não lembro. Meu app se comunicava com a máquina, pegava um txt com fórmulas, adicionava mais algumas coisas e fazia um update numa tabela de insumos do ERP.

Um processo manual foi automatizado!

1

Na resposta acima, o colega mencionou o líder de mercado, o sistema SAP, que é, de certa forma, pioneiro na área. Atualmente, ele atende diversos setores da indústria, oferecendo exatamente os serviços de orçamento e gestão que você citou.

Se você já avaliou e concluiu que isso não atende às suas necessidades, e está considerando desenvolver por conta própria um ERP tão complexo e robusto... só posso te desejar boa sorte!

1

acho que vc poderia utilizar o odoo ele ja tem diversos módulos prontos e vc não começaria do zero, além de todo know-how de arquitetura e escalabilidade de ERP de anos de mercado.

Bom de qualquer forma o problema de fazer software não é o desenvolvimento em si e sim desenvolver e menter o software(corrigir bugs e fazer melhorias) por isso muitas empresas preferem contratar uma consultoria pra fazer a implantação de um ERP de mercado.

se quiser utilizar o odoo pode me procurar.

1

Opa vincenthy, não conhecia esse odoo cara, pesquisei um pouco aqui sobre e achei muito interessante, principalmente como você comentou, todo o know-how deles. Queria bater um papo contigo, como a gente consegue se falar?
Vou deixar aqui meu contato e e-mail
(92) 9 9108-7602
[email protected]

1

Tentando complementar a explicação dos colegas, normalmente nenhum ERP atenderá de fato 100% de todas as suas necessidades, mas a grande maioria certamente permite que vc crie módulos complementares para suprir exatamente a parte que falta: viabilizando assim vc disponibilizar coisas que não existem por padrao, como o exemplo da planilha que trouxe. Com isso, sugiro trabalhar analisando qual o ERP mais aderente e procurar entender como ele supriria essas suas necessidades específicas. Se não conseguir sozinho, entre em contato com as empresas fornecedoras e peça para que eles analisem seu caso e tragam uma proposta de como irão te atender/ resolver. Certamente terá um resultado muito melhor do que construir e manter um ERP próprio.

1

dessa vez me sinto obrigado a dar meus 20 cents... trabalho em uma grande empresa no setor de saúde, e estamos a 10 anos desenvolvendo o novo ERP. O sistema legado foi desenvolvido internamente em tecnologia já ultrapassada, e que ja não tem mais oferta de profissionais para manutenção. Daí a necessidade de "reescrever e melhorar" o sistema. estamos usando .net, angular, micro serviços e base oracle. diria que atualmente estamos em 80% da demanda desenvolvida, e temos uma equipe de aproximadamente 80 pessoas (incluindo suporte de infra, sustentação, help desk. definitivamente essa não é uma tarefa que se desenvolve em equipes pequenas!!! acredito que os devs que passaram por ai desistiram exatamente por saber que é um projeto sem fim!

1

Jamais, jamais mas jamais mesmo se envolva em criar um ERP. Existem aos montes, muitos deles grátis e é muito mais barato usar um deles do que levar muitos anos fazendo um que nao chegará perto dos grandes que fazem investimentos milionários para entregar produtos bons a preço de banana. A maior furada de um desenvolvedor é ter a ideia de desenvolver ERP, ecommerce ou chat online

0
1

Pensei em utilizar a mesma STACK que está sendo ensinada no curso.dev que é Node + React. Mas isso não é uma obrigatoriedade, toda sugestão ou experiência é extremamente bem vinda.