Executando verificação de segurança...
3

Você vai aprender muito mais sobre negócios e tecnologia e sua empresa terá um retorno custo X benefício muito maior se decidirem implantar um ERP de terceiros. Faça uma pesquisa sobre ERP's para o ramo de vocês, encontre uma boa consultoria e implante.

Trabalho com ERPs há quase 20 anos e todas as vezes que vi empresas dizendo que iam construir seus próprios ERPs, esses projetos demoraram anos e tiveram muitos perrengues. Anos após, optaram por softwares já consolidados.

Antigamente essa opção de desenvolver internamente era porque os softwares existentes não atendiam os processos de alguns negócios e eram zero customizacao.

Mas hj em dia existem ERPs com ferramentas low Code pra vc desenhar os processos e o adaptar ao cenário dos negócios.

Empresas que ainda optam por criar seu próprio ERP é porque atuam em nichos de negócios muito especifico ou tem questões de segurança de dados, geopolítica ou mercado muito complexas.

Quando você perceber que um Omie da vida pode transformar sua empresa, sua mente e de seus superiores se abrirá e vocês gastarão energia em fazer grana.

Não sou contrário a sua decisão de estudar programação e focar na construção de apps corporativos, além de ERPs, empresas adotam inúmeras ferramentas para tracionar sua gestão. Você pode inclusive criar apps complementares ao ERP terceiro, ou outros softwares internos como base de conhecimento, CRM, controle de manutenção...

ERP se parece com um grande CRUD, vários formulários e tabelas... Apenas isso. Mas não é! Um simples emissor de NF-e faz qualquer dev solo pedir demissão... 😅😅😅

Carregando publicação patrocinada...
1

Muito obrigado samuelcarfa, você fala com muita propriedade sobre o assunto, dá pra ver que já adquiriu muita experiência com o ramo. E quanto a solução de "Desenvolver apenas a parte mais dinâmica da empresa", contratar algum ERP pronto para os outros módulos e fazer a integração. O que acha dessa ideia?

3

Acho muito interessante. Pesquisa um ERP que atenda os processos da empresa e o que for muito específico você desenvolve.

Fui consultor especialista em um ERP de grande porte para o setor atacadista e indústria.

Certa vez a software house vendeu licenças para uma indústria química. O ERP atendia todos os setores: Estoque, produção, expedição, vendas, fiscal, contábil... Implantado com sucesso e todo mundo feliz.

Meses depois o químico responsável me ligou querendo um módulo específico que não tinha no software.

Negociei com ele, desenvolvi em Delphi e conectei a máquina que ele queria, usando porta serial e as bibliotecas do equipamento.

Tinha um processo lá que gerava umas fórmulas e outras paradas que não lembro. Meu app se comunicava com a máquina, pegava um txt com fórmulas, adicionava mais algumas coisas e fazia um update numa tabela de insumos do ERP.

Um processo manual foi automatizado!