Executando verificação de segurança...
3

olá amigo, li seu relato, e achei bem interessante, mas preciso ser direto e franco, acho que o caminho mais sensato e estratégico para sua empresa seria comprar ou licenciar um erp pronto.

seguem algum pontos que devem ser considerados:

  1. entendo sua vontade de aprender a programar, mas agora como coordenador de projetos, vc tem que pensar como "executivo" não como "executor". tenha em mente que vc é mais util liderando atividades como a seleção e implementação do erp, revisão dos processos internos para otimizar a gestão e operações dos projetos.

  2. lembre-se que a atividade central da sua empresa não desenvolvimento de software, isto significa que a área de it será somente para suporte (tendo um ou dois analistas ou até mesmo tudo terceirizado).

  3. agora o desenvolvimento in-house de um erp para atender as necessidades especificas da sua empresa (sob medida) vai demandar mais tempo, mais investimentos e demandar mais expertise técnica para especificar, desenvolver, testar e tambem para manter e suportar os usuários.

  4. tem que verificar se a empresa esta disponsa a investir e esperar por um sistema/solução, que e normalmente nunca termina, pois sempre tem um requisito de um diretor, ou da área de vendas, ou do time de suprimento, ou do cfo/cio/cto/coo/cmo que precisa ser atendido.

  5. as areas estão dispostas a "sair do excel"? já vi muito sistemas de gestão serem abandonados porque as áreas de negócio só sabiam usar o excel. lembre-se que o excel é muito mais flexivel que qualquer sistema erp ou sgbd.

just for fun: #sap = sistema avançado de planilha | #erp - excel rodando o processo

  1. quanto do seu tempo será dedicado no desenvolvimento do erp? especialmente na curva de aprendizado para desenvolver e também para especificar os outros modulos junto as demais áreas de negocio. entendo que vc também é responsável por outros projetos na empresa.

  2. quanto aos processos interno, pelo seu relato esta tudo em planilhas sem uma padronização, ou seja, para colocar em um sistema, primeiro vc precisa melhorar, simplificar e "padronizar" os processos internos de gestão e controle dos projetos/obras da sua empresa.

  3. do outro lado, existem muitos erps customizáveis para pequenas e médias empresas que já atendem às necessidades básicas como compras, projetos, estoque, financeiro e gestão de obras. exemplos: totvs, sap business one, protheus, sigam, entre outros. a adoção de um sistema pronto pode ser feita em semanas ou meses, ao contrário de anos que podem ser necessários para o desenvolvimento in-house, e os fornecedores geralmente tem suporte técnico, atualizações regulares e estão em conformidade legal (ex:lgpd).

agora, se o seu objetivo é usar esta necessidade da sua empresa para aprender a programa e se desenvolver em uma carreira de dev, desenvolver um erp é um otimo projeto - bem completo e desafiador.

(aviso contêm sarcasmo e ironia) cuidado para não acabar se tornando um dev-sênior-master-blaster-jedi. afinal, com tanta habilidade técnica, a empresa pode decidir contratar um novo coordenador de projetos — e quem sabe ele vire seu chefe!

boa sorte e pra frente!

Carregando publicação patrocinada...
1

Opa fabricio, muito obrigado pela sua visão cara, é realmente muito bom ouvir o que muitas vezes a gente não quer ouvir kkkk é ótimo para abrir o leque de oportunidades e enxergar o problema de outros ângulos.
Acontece que nós já estamos em processo de busca por um erp que atenda as especificações do nosso processo a um bom tempo, e até agora não foi encontrado nenhum que nos ajude com a parte do orçamento e gestão de obras do jeito que gostaríamos. Então talvez eu ande com desenvolvimento mesmo apenas na parte de orçamentos e gestão de obra, e o restante "que é mais padrão mesmo" contratemos um ERP desses que você citou para fazer as integrações. Acredito que dessa maneira a gente consiga não gastar tanto tempo desenvolvendo TUDO e focando no que realmente no que é o principal gerador de renda (orçamento e gestão de obra).