Executando verificação de segurança...
3

Uma boa Pós Gradução pode fazer o papel de uma gradução na área?

Salve galera, meu nome é Guilherme tenho 29 anos e sou formado em Ciências Contábeis (trabalho hoje no setor comercial/financeiro/BI), tem mais ou menos um ano que estou estudando programação Web bem mais devagar do que eu gostaria. No geral, estou gostando bastante, já vi front (HTML,CSS, BOOTSTRAP e JS) back vi (PHP,SQL e um pouco de python), mas, estou perdido ainda sem saber por onde seguir.

Primeira dica que eu queria, era sobre certificação e curso superior.

1 - Fazer uma pós gradução e estudar por fora como estou fazendo é o suficiente? Primeiro em questão de conhecimento e segundo para concorrer as vagas que pedem formação na área.

2 - Fazer uma gradução do zero (tecnologo ou bacharelado) seria uma melhor opção, sendo que vai demandar muito mais tempo e esforço (custo-benefício?).

3 - Estou completamente perdido para qual área direcionar, como por exemplo (programação web fullstack, cientista de dados -encaixa bem com minha primeira graduação e BI -, mobile ou seila acredito eu que tenha milhões de outras possibilidades que eu desconheço.

Quem tiver algum relato, ou passou por situação parecida e puder me da umas dicas agradeço.

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu não entendi se você já iniciou a pós graduação ou se esta planejando iniciar.

Eu nunca passei pelo que você esta passando mas vou dar meu pequeno relato e você decide se faz sentido pra você.

Graduação e Pós Graduação se forem de faculdade safadas nem compensa fazer, acho que só vai causar frustração. Eu fiz ensino médio técnico no IFMT e entrei no mercado ao mesmo tempo que entrei na faculdade (UFMT) e não me arrependo nem um pouco de ter feito faculdade, ela me agregou muito conhecimento (eu aprendia a teoria na faculdade e aplicava no trabalho). Mas ao mesmo tempo eu trabalhava com pessoas que estudavam em outras faculdades e a insatisfação delas era enorme, as vezes não entendiam como coisas básicas funcionavam, como algoritmos de buscas.

  1. acredito que sim, faz no seu tempo e tenta montar um portifólio mesmo que pequeno.
  2. acredito que não seja a melhor opção, você ja é formado em ciências contabeis e pode usar isso a seu favor. Quando tiver disponibilidade a faculdade pode ser um bom acréscimo, mas de inicio acredito que tenha formas mais rapidas de conseguir essa migração de carreira.
  3. Eu comecei estudar programação em 2011 e trabalho profissionalmente desde 2014 e tenho a mesma dúvida que voce hahaha. Já naveguei em todas essas areas que você sugeriu e até em outras. Tecnologia tem muitas possiblidades, eu não me apegaria tanto a isso. É claro que é bom você não perder o foco, mas eu começaria me perguntando qual tipo de problema eu quero resolver e como meu background pode me ajudar a atingir isso mais rápido.
1

Ainda não iniciei a pós (mas estou olhando algumas EAD mas em faculdades de maior relevancia como PUC). Gostei bastante do seu relato e opinião, excelente dica de focar no problema e construir algo factível, acredito ser um bom caminho. Muito obrigado!

2

Pós latu sensu são todos caça-níqueis, até de universidades renomadas. E o curso tem uma carga horária inferior a um semestre da graduação em um assunto muito específico, portanto, serve para bem pouco.

Pós strictu sensu quase sempre é muito acadêmico e provavelmente você nem entra sem ser um profissional da área e uma formação próxima.

Portanto, isso não é uma boa ideia. Se quer fazer um curso para aproveitar bem terá que ser uma graduação. Se acha que pode aprender sozinho, então não faça curso algum. Se não conseguir, azar, né?

Nós também não sabemos o que você deve fazer. Imagina a dificuldade nossa quando nem você que conhece não sabe. Imagina o quanto nós falarmos será ruim para você. Consegue fazer isso? Eu, talvez, saberia o que é bom para mim. Mas minha situação é muito diferente. E é diferente em cada momento da minha vida. O meu relato é que não deixei ninguém decidir por mim. Eu só pesquisei muito, fui atrás, tentei coisas diferentes, me esforcei e tomei uma decisão. Foi ótima? Não, mas foi o que eu consegui, e não posso culpar ninguém por isso. É confortável usar a decisão de outro, se não der certo pode culpar a pessoa, né?

Eu sei que não fiquei parado e não esperei nada, eu só fui e fiz.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

A pergunta é mais uma forma de reunir informações sobre o caminho a ser trilhado, ninguém escolhe um caminho especifico porque o pessoal do forum indicou kkk. Mas faz sentido sim, obrigado!

2

1- Estudar sozinho ou fazer uma pós-graduação é uma excelente opção paraquem já sabe o que quer fazer dentro da programação. Isso, porque, você selecionará um curso que esteja relacionado à sua área. Por exemplo, se sua escolha é DataScience, uma pós-graduação relacionada à isso e se desenvolver mais rapidamente. Paralelamente, você pode complementar seus estudos com outros temas relacionados, como técnicas de aprendizado de máquina (Deep Learning e Reinforcement Learning).

2- Se você ainda não tem certeza do que deseja fazer, uma graduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação irá te fornecer uma basesólida não somente em linguagens ou arquitetura de dados, mas em outras disciplinas que as pessoas não te contam serem importantes para áreas como Computer Graphics e Computer Vision, que são os conteúdos de matemática (cálculo diferencial, geometria analítica, estatística, algebra linear, cálculo vetorial) e Fundamentos de Computação. Além disso, você terá um grande network e oportunidades mais fáceis de estágio; além de realizar iniciações científicas que server como projetos para oseu currículo/portifólio que serão testados de acordo com as regras definidas no programa (conta como experiência).

3- A graduação irá permitir com que você explore diferentes áreas da computação. Desde desenvolvimento mobile até programção em baixo-nível de microcontroladores (arduíno, por exemplo). Além disso, você terá um professor que pode te auxiliar, recomendar áreas, frameworks, tecnologias que ajudem você nos seus objetivos. Caso não queira uma graduação, te recomendo começar por Data Science, já que você aproveitará bastante os seus conhecimentos de Ciências Contábeis (e como você estudou bastante estatística e um pouco de cálculo, cumpre os pré-requisitos matemáticos da área). E uma última dica é se perguntar o que mais te encanta ou quais problemas te incomodam. No fundo, o desenvolvedor resolve problemas e quanto mais você gostar desta área, mais fácil será estudar.

1

Rapaz ... Apesar de trabalhar como Desenvolvedor de Software, minha formação é Geofísica. Não sinto falta tanta falta da graduação na área de TI, mas ela facilita algumas coisas, Estágio (forma mais fácil de entrar). Estou pensando em fazer Mestrado (eu larguei o mestrado em Engenharia de Petroleo pra virar Garoto de Programa - de computador, é claro).

Alguns já devem ter dito, mas antes de gastar horreres com pós-graduação (eu acho mais válido quando tu for pensar em virar tech-leader, por exemplo) seria melhor pegar cursos mais parrudos por ai.

Como ainda estás na indecisão, seria melhor definir o que você quer. Pague uns cursos na Udemy que geralmente estão 27,90 dependendo da época. Faça um de Ciências de dados, Engenharia de dados (boa área, também), Análise de dados. Com formação de Contabilidade, talvez se encaixe em alguma delas.

Na parte de Software tem um mundo, dentre eles Web e Mobile são predominantes. Eu prefiro Back-end, não aconselho muito você ir pra frente com Front-end, porque todo mundo opta por esse lado kkkkk. Mas se tu tens afinidade, vai fundo (não é o meu caso). Se eu fosse começar do Zero minha carreira, começaria vendo Java ou C#. Bem melhor pra entrar. Tem vagas e a concorrência é menor. A maioria das vagas pedem essas duas + Angular no front. Além disso, pagam melhores salários (é um Stack enterprise, então só grandes empresas usam).

Enfim. Caso opte por Software aqui vão dois nomes de peso.

  • Rodrigo Manguinho
  • Rodrigo Branas

Eles falam sobre coisas como TDD, DDD, Clean Archicture, SOLID, Design Patterns. Isso é o santo grau do software. E detalhe, tanto pro Back-end (normal), quanto pro Front-end (dificil tu achar esse tipo de conteúdo). São conteúdos agnósticos. Servirão pra qualquer linguagem.

Já que você viu PHP, me falam bem deste curso aqui https://php.com.br/22 e tem um que parece ser interessante https://designpatterns.com.br/

Agora, meio que copiando o que escrevi numa outra publicação com uma pergunta parecida.

Se fazer alguma pós graduação, seja ela lato ou strictu sensu, faça uma boa (ou que te dê bom conhecimento teórico ou que te dê bom conhecimento prático)

Se teu nível for alto já na programação e tu já trabalha no mercado, o MBA (Master of Business Administration) do Full Cycle é provavelmente a melhor pra ser fazer. Tem de tudo lá. Só o conteúdo gratuítos deles no YouTube já são de alto nível (a cada 1 ou 2 todo meses eles fazem um evento de imersão pro curso deles. Se tu conseguir acompanhar, já é um bom indicador. Se não for o caso, ainda terás que estudar um pouco mais. Eles são o dono do School of Net, escola de curso da velha guarda, que servirá pra te nivelar pro curso). Eu acho que estás uns 12K o MBA inteiro.

Se quiser algo mais em conta, tem o MBA em Engenharia de Software da UTFPR (Acho que única Federal Tecnológica do Brasil). 1 + 17 parcelas de R$ 290,00.

Há também MIT (Master of Technology Information) e MBAs do Infnet em várias áreas. Acho que é por volta de 12 * 900 +/-.

Mas se quiser pagar caro tem as PUCs (dizem até ser bom, mas bem caro) e FIAP (que parece ser fraco, pelo o que eu recebi de informação)

1

Daora irmão, e como você entrou no mercado sem formação? Com portfolio e tentativa e erro se inscrevendo nas vagas?

1

Portilofio ruim, tentativa nas empresas locais.

Eu já tinha XP na área, só não tenho formação. Fica fácil mostrar isso quando te dão testes técnicos ou fazem entrevistas.

Depois que consegui o primeiro emprego, ficou mais fácil. Consegui parar num grande empresa em 6 meses com um indicação de um amigo.

1

Dicas

1 - Fazer uma pós-graduação e estudar por conta própria pode ser uma combinação eficaz para adquirir conhecimento e competências na área. A pós-graduação geralmente se aprofunda em tópicos específicos e pode fornecer uma base sólida de conhecimento teórico. Complementar seus estudos com recursos online, cursos, tutoriais e projetos práticos é uma ótima maneira de aplicar o que você aprendeu e expandir suas habilidades. Ter um diploma de pós-graduação é valioso e pode ser um requisito para algumas vagas, mas muitas empresas também valorizam habilidades práticas e experiência real em projetos.

2 - Fazer uma graduação do zero, seja um tecnólogo ou bacharelado, é uma decisão que depende de diversos fatores, como seus objetivos, tempo disponível e recursos financeiros. Uma graduação oferece uma base abrangente de conhecimento e, dependendo da instituição, pode incluir estágios e oportunidades de networking. Se você tem tempo e recursos para dedicar a uma graduação, ela pode ser uma ótima opção para aprofundar seus conhecimentos e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.

3 - Para escolher uma área de especialização, é importante explorar diferentes campos e entender suas preferências, habilidades e interesses. Existem várias opções, como programação web fullstack, cientista de dados, desenvolvimento mobile, entre outras. Comece pesquisando sobre cada uma delas e tente entender o que cada área envolve, as habilidades necessárias e as oportunidades de carreira disponíveis. Experimente fazer projetos pequenos em cada área para ver qual você mais se identifica e se diverte.

Exemplo: Se você está interessado em programação web fullstack, pode começar aprendendo HTML, CSS e JavaScript para criar websites interativos. Em seguida, você pode explorar frameworks populares, como o React ou Angular, para desenvolver aplicativos mais complexos. Ao se aprofundar nessa área, você pode criar sua própria loja online, onde os usuários podem navegar, fazer compras e receber notificações em tempo real. Essa experiência prática ajudará você a entender melhor se a programação web fullstack é a área certa para você.

1

1 - Cara, o diploma você já tem, isso vai te abrir muitas portas e te permitir aplicar para as vagas que pedem diploma por mera burocracia empresarial. O que você precisa agora é de conhecimento técnico na área de TI. Antes de gastar muito dinheiro com pós, eu apostaria em cursos livres nas áreas de front end, back end ou data science, a que você escolher.

2 - Você já tem uma graduação, por que mais uma se você poderia fazer uma pós, por exemplo, em analise de dados para o mercado financeiro, que já é algo relacionado a sua área e que você tem interesse? Eu focaria em conhecimento prático, cursos livres, certificados da Coursera, cursos da Alura, da EBAC, etc...

3 - Me parece que você tem muito mais um perfil analista e criterioso, eu iria fácil para ciência de dados aplicado ao mercado financeiro, ainda mais tendo seu background em contabeis. Imagina um profissional de contabeis que sabe programar em Python, analisar dados, machine learning, power Bi, estatística em Python.

Resumindo: ao contrário do que dizem, diploma é importante e você já tem um em contabeis. Agora você precisa escolher qual caminho de TI você quer seguir, se escolher front end ou back end, esquece a contabeis, mas se escolher ciência de dados, contábeis vai te ajudar muito e você poderia direcionar para aplicar isso na área de finanças, que inclusive pagam os maiores salários, ou trabalhar numa fintech (ambiente mais de startup 😅). Cara, com o seu background, eu iria fácil para ciência de dados. Mas é você quem precisa tomar a decisão, ninguém mais. Todas essas áreas da tecnologia são incríveis e estão com alta demanda.

1

A carreira acadêmica nem sempre é um requisito determinante para ingressar na área. O mais crucial é construir um portfólio que demonstre suas habilidades práticas. Cursos livres, como os oferecidos na Udemy, e a prática em plataformas de exercícios, como o HackerRank, são mais do que suficientes para aprender e testar suas capacidades. O foco está em mostrar o que você é capaz de fazer em um bom portifólio.

Ao fazer uma transição para uma nova área, é essencial escolher algo com o qual você se identifique. No meu caso, sou formado em administração e estou migrando para a área de análise de dados, pois muitos dos conhecimentos adquiridos na minha graduação são relevantes para essa área específica.

Uma sugestão é usar o LinkedIn para conectar-se com profissionais das áreas que você pontuou (dados, mobile, web) e obter suas próprias conclusões. Pergunte sobre a importância da formação acadêmica no ingresso no mercado de trabalho e se a realização de pós-graduação ocorreu antes ou depois de entrar na área. Isso ampliará seu networking e oferecerá troca de ideias enriquecedora.

Na minha opinião, uma pós é melhor quando você ja sabe o caminha a trilhar.