Executando verificação de segurança...
1

Frustação na carreira CRUD

Acho que boa parte dos desenvolvedores que hoje atuam no desenvolvimento web, teve algumas maneiras de entrar na area, mas provavelmente queria criar um jogo magnifico, e nisso viu a programação com aquele brilho, achando que ia entrar, e fazer um novo GTA, ou o cara entrou so pelo dinheiro tambem, conheco varios assim, hoje eu me encontro na area, um pouco desmotivado, o que motivam vocês? a nossa area e so corrigir bugs, dar manutenção em sistemas velhos ou sistemas consolidados, fazemos cursos, estudamos o Next14, o Bun, mas quando isso entrará para fazermos?, quando isso de verdade será usado, pouquissimos devs começam algo novo, o mercado de GameDev é tao dificil, e me desanima estudar para algo tao competitivo, eu acho que so perdi a minha garra de quando entrei na programação web, ou so estou num burnout fudido, não façam overemployed, isso fode tua mente

Carregando publicação patrocinada...
7

Fala @devpo, ao longos dos meus anos como desenvolvedor eu já passei algumas vezes por esse sentimento. Acho que muitos dos meus colegas também. Acho que devemos buscar entender que isso é algo que todos nos compartilhamos. Não é algo exclusivo da área de TI ou de qualquer outra área.

Para fugir disso, eu normalmente busco um hobby. Eu como desenvolvedor "raiz" tenho como um dos meu hobbies favorito, o prazer de desenvolver algo novo e que eu consiga ter reconhecimento por mim mesmo.

Viver fazendo CRUD, corrigindo bugs e fazendo sempre o que os outros mandam é algo realmente desgastante. Quando passo muitos dias ou até semanas apenas fazendo isso, chega um momento que a sindrome do impostor ataca. Pra tentar fugir desse sentimento, normalmente eu busco meus hobbies para me sentir bem novamente.

Fugir da rotina pesada do trabalho e fazer algo que se gosta sem o peso da cobrança me faz me sentir melhor.

Você disse que gosta de desenolver jogos. Que tal pegar um dessas ferramentas cool e free e começar a criar um jogo próprio ou copiar algum indie só por diversão? Lembresse que conhecimento é algo que ninguém pode lhe tirar. No pior dos casos você vai aprender alguma coisa nova que talvez lhe ajude no futuro na sua carreira de desenvolvedor de jogos. Não precisa comprar um curso. Pega um quick start de algumas libs que lhe parecerem interessante e a que você se sentir melhor deve lhe dar um bom caminho para você começar a criar algo novo.

Não precisa agradar todo mundo, só de se sentir bem em fazer algo que gosta, já ira contribuir com que esse sentimento ruim se afaste.

2

Empresa só usa algo se houver R.O.I. (Return Of Investment).
Se dobrar o lucro ou derrubar os custos pela metade, então a empresa implementa, os argumentos: mais moderno, mais rápido, mas clean, reativo, quântico, blá, blá, blá... não importam, o cachorro latindo e você falando esses termos dá no mesmo.
Só vão dar atenção quando se fala em aumentar o lucro, diminuir os custos, entrega imediata, etc.

1

Pura verdade! Já passei por isso e posso dizer que é exatamente assim. Em uma empresa que trabalhei tinha a v1 do sistema feita em Django, sem testes e com código em português (os olhos tremem com as últimas duas afirmações). Deu tanto problema para a empresa que decidiram refazer o sistema do zero, com outra linguagem e usando microsserviços.

Moral da história: enquanto o sistema estiver dando resultado, não importa o quão ruim ele esteja a nível de software/tecnologia, ele vai continuar sendo usado. Para nós desenvolvedores é algo ruim, mas é a verdade nua e crua.

2

Procure um especialista, burnout é coisa muito séria. E não é tão simples sair do burnout, é uma batalha constante. Não tente atalhos, tem que encarrar com bastante seriedade a situação, para não chegar ao ponto de não conseguir levantar da cama.

A boa notícia é que quando aprender a lidar com tudo (e isso pode levar um bom tempo), você vai recuperar o seu ânimo, você vai melhorar.

Te desejo tudo de melhor!

1

Vida de pedreiro de código é essa ai mesmo. Nessa area tem que faça jogos e programas uteis, porém é a mesma coisa que você ser um empresário, você terá que se arriscar, trabalhar sem ganhar nada até que seu projeto se consolide, isso se não falhar e você ter que ir para outro caminho.

1

Uma coisa que sempre dizem é que as tecnologias atualizam muito rápido e pititi pototo, mas nunca falam em como o mercado usa ferramentas antigas e estáveis e que toda atualização atual só vai ser usada daqui 10 anos(hipérboles e falácias poggers).

1

so posso te falar que ao arrumar apenas emprego, você ira mais sustentar do que criar novidades.
crie seu saas, com as tecnologias novas e coloque no mercado. assim vc tem controle de tecnologia e nao fica dependendo dos outros e do que e legado.

1

infelizmente é algo comum na área e na maioria das empresas, visto que o trabalho é esse, em raros casos você vai ter a oportunidade de atuar em projetos do zero e utilizando as técnologias mais atuais ou fazer algo ali mais "fora da caixa", pense aue o nosso trabalho é resolver problemas e se os "cruds" resolvem o problema que a empresa está enfrentando então é isso aue vamos fazer, até porquê estamos falando de empresas e que na maioria das vezes existe o receio de se utilizar tecnologias mais recentes por nao estarem tão consilidadas, tem a questão de não ser tão fácil encontrar mão de obra, soluções muito disruptivsas trazem uma complexidade maior na manutenção e até mesmo aumentam custos e por ai vai, claro que você pode esrudar e dar sugestões de tecnologias que resolvem algum problema que a empresa está enfrentando, você pode atuar em algum projeto pessoal que esteja totalmente fora do segmento aue você atua e aue te dê a possibilidade de testar essas novas tecnologias até mesmo pra te ajudar jo aorendizado e pra entender os prós e contras que serviriam até de insumo pra argumentar o uso na empresa em que você trabalha.

E por fim sobre o estudar ou não para uma área que é competitiva, vai depender do seu apetite, qualquer área vai ter competitividade e não acredito que isso deva ser um critério para investir ou nao o seu tempo e esforço nisso, desde que tenham vagas e a possibilidade de ingressar nesse mercado e você tem vontade "só mete ficha e dá play".

1

Continue fazendo seus CRUDS e faça um jogo como projeto pessoal, no tempo livre, por diversão, sem pensar em dinheiro. Comece fazendo algo simples, não tente fazer um GTA. Se tiver jeito pra coisa, o fato de estar se divertindo vai fazer você construir algo legal pra si mesmo, algo que gostaria que existisse mas ninguém fez. Esse algo legal pra você pode revelar-se legal pra outros, nesse caso você pode pensar em vender. Mas se não for, pense que você se divertiu e aprendeu muito, e comece seu próximo jogo.

Vc cita o Nextjs, que gostaria de usar e a empresa não te dá oportunidade. Crie sua própria oportunidade, faça um blog em Nextjs e publique seu progresso em aprender game dev e publique os devlogs do seu jogo. Poste esses devlogs no Tabnews também, e colha feedback, ou em um fórum ou discord de game devs.

Faça seu futuro dos sonhos, aos poucos, sem forçar a barra. Aprecie a sensação de assumir as rédeas da sua vida e cada pequena vitória. Enfim, só você pode fazer isso por si mesmo.