Executando verificação de segurança...
1

[DÚVIDA] Eu simplesmente estagnei e não sei o que fazer

Eu comecei a programar há dois anos. Aprendi Python, Java, C, C++ e outras linguagens. Conseguia ver algum progresso. Resolvia problemas básicos e intermediários, mas nunca problemas complexos. Agora, me encontro estagnado. Parece eu não consigo mais evoluir e resolver problemas mais complexos. Eu sequer consigo fazer um projeto mais complexo. Eu realmente sei como um objeto funciona. Eu sei como um ponteiro funciona. Sei como implementar uma pilha, uma lista e até sei alguns algoritmos de busca. Mas, mesmo assim, eu simplesmente sinto que não sou um programador de verdade.

Eu deveria focar em exercícios de programação? Eu deveria voltar a estudar lógica de programação? Os cursos que eu fiz me fizeram ser um programador que não sabe lidar com algo que sai do escopo do que foi planejado?

O que eu faço? (Falem a verdade, doa o que doer)

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu não tenho ideia o que está acotecendo com as pessoas. Isso precisa ser estudado. No passado 100% das pessoas (estou fazendo hipérbole) sabia mais o que fazer quanto mais aprendia. E hoje vejo muito, mas muito mesmo, pessoas piorarem quanto mais estudam. O que será que está acontecendo?

Me parece um caso que aprendeu, mas não entendeu, parece que só decorou coisas, por isso a evolução acaba. Pode ser uma falha estrutral de tudo o que aprende. Mas é só uma percepção. Pode ser que só consiga uma resposta boa com ajuda profissional (o que não é fácil achar e pagar).

Dei outras respostas aqui que podem ajudar entender melhor tudo isso.

Ajudei? Era o meu desejo.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).

2

Suspeito que, antes, o aprendizado era mais sofrido, requeria mais exercício mental. Hoje, temos abundância de conteúdos, influencers, cursos, MBAs, e etc. Coisas muito resumidas. Tipo o efeito Netflix: antes havia aquele prazer em alugar dois filmes de vídeo cassete na locadora, hoje temos milhares de séries e filmes na palma da mão, e pouca coisa ou nada agrada.

Poderia entrar no mérito da educação básica, ou mais ainda, os valores que a geração passada ensinou para a atual, que diretamente influenciam em nossa árvore de decisões sobre como proceder quando houver uma pedra no caminho. A pedra nesse caso, é a decisão de o que fazer.

2

Não tem tanta coisa. Antes você ia na locadora e podia escolher o filme que quisesse. Hoje só pode escolher os que a Netflix produziu ou comprou por um período. Também pode assinar todos os outros serviços para ter os exclusivos deles. Mas boa parte do conteúdo antigo está abandonado e você não tem mais acesso. Não que as pessoas de agora queiram ver, mal sabem o que estão perdendo. Eu ainda fico tentando achar filmes de muito antes de eu ter nascido e acho cada pérola. Séries um pouco, mas em geral a qualidade é baixa. E não é tão antigo assim :D

O grosso do que é feito hoje é por comitê, isso uma hora vai ter que acabar, antes artistas faziam o que era importante. Uns falhavam, outros davam certo. Agora você tem algumas coisas que explodem em sucesso e o resto desagrada.

Tudo está ficando pior. Prefiro ser saudosista mesmo. Espero que um dia as pessoas percebam e comecem exigir mudanças. Nisso e outras coisas.

Parte do problema é o comportamento geral, parte é da educação básica, dos pais, das redes sociais, etc.

Mas o pós pandemia demonstrou essa monstruosidade que está sendo as pessoas que são completamenet dependentes de terceiros. Isso não vai dar certo, ainda mais com a IA chegando. As pessoas estão perdendo a característica que mais os diferencia da IA.

1
1

O que eu faria nessa situação: cursos online de soluções mais aplicadas e contextualizadas ao que o mercado usa. Exemplo: vagas hoje pedem microserviços. Bom, preciso estudar isso, vou buscar cursos sobre e livros, e aplicar na linguagem que eu trabalho.

Estou precisamente nesse ponto, de me sentir estagnado no que faço, enquanto vejo a grande maioria das vagas pedindo microserviços, Docker e Kubernetes. Sei o que são, quais problemas resolvem, mas nunca trabalhei com essas coisas, estou correndo atrás para não ficar digamos 'estagnado'.

Outra possibilidade é esses paths ou trilhas de backend que o pessoal cria e compartilha nas redes, lá tem as palavras-chave de tecnologias que são muito usadas no mercado. Basta ver quais o mercado cobra mais e procurar criar projetos com elas para mostrar no currículo ou no Github.

Espero ter ajudado.

1
1

Irmão, eu tambem estou na mesma dificuldade, estudo java a 3 anos(nn de forma contínua), nesse tempo aprendi c++ e um pouco de js, mas de forma bem raza. Java é a linguagem que mais tenho conhecimento, sei diversas coisas, do basico ao "avancado". Com o conhecimento que eu adquiri(que nn é muito) chequei a conclusão q preciso encontrar um emprego, cursos nn passam toda a complexibilidade de um sistema real, o conhecimento que eu e você temos são razos se comparados a realidade. Isso é um fato, apenas com cursos nn iremos evoluir ao maximo.

Talvez esse seja o seu proximo passo.

caso nn consiga em um emprego tente entra em uma faculdade e conseguir um estagio.

caso seja muito jovem tente construir aplicações e projetos que será util no seu dia dia.

1

Eu também percebi isso. A maioria dos cursos só mostram cenários controlados e isso é péssimo para quem tá iniciando. Infelizmente vamos ter que correr atrás do prejuízo...

1