Executando verificação de segurança...
2

Suspeito que, antes, o aprendizado era mais sofrido, requeria mais exercício mental. Hoje, temos abundância de conteúdos, influencers, cursos, MBAs, e etc. Coisas muito resumidas. Tipo o efeito Netflix: antes havia aquele prazer em alugar dois filmes de vídeo cassete na locadora, hoje temos milhares de séries e filmes na palma da mão, e pouca coisa ou nada agrada.

Poderia entrar no mérito da educação básica, ou mais ainda, os valores que a geração passada ensinou para a atual, que diretamente influenciam em nossa árvore de decisões sobre como proceder quando houver uma pedra no caminho. A pedra nesse caso, é a decisão de o que fazer.

Carregando publicação patrocinada...
2

Não tem tanta coisa. Antes você ia na locadora e podia escolher o filme que quisesse. Hoje só pode escolher os que a Netflix produziu ou comprou por um período. Também pode assinar todos os outros serviços para ter os exclusivos deles. Mas boa parte do conteúdo antigo está abandonado e você não tem mais acesso. Não que as pessoas de agora queiram ver, mal sabem o que estão perdendo. Eu ainda fico tentando achar filmes de muito antes de eu ter nascido e acho cada pérola. Séries um pouco, mas em geral a qualidade é baixa. E não é tão antigo assim :D

O grosso do que é feito hoje é por comitê, isso uma hora vai ter que acabar, antes artistas faziam o que era importante. Uns falhavam, outros davam certo. Agora você tem algumas coisas que explodem em sucesso e o resto desagrada.

Tudo está ficando pior. Prefiro ser saudosista mesmo. Espero que um dia as pessoas percebam e comecem exigir mudanças. Nisso e outras coisas.

Parte do problema é o comportamento geral, parte é da educação básica, dos pais, das redes sociais, etc.

Mas o pós pandemia demonstrou essa monstruosidade que está sendo as pessoas que são completamenet dependentes de terceiros. Isso não vai dar certo, ainda mais com a IA chegando. As pessoas estão perdendo a característica que mais os diferencia da IA.