Executando verificação de segurança...
29
cyp
3 min de leitura ·

Parem de falar mal do PHP!

Esse post é para você que fala mal do PHP ou de qualquer outra linguagem, sem saber para o que ela serve ou como usar corretamente.

Gostaria de mencionar que esse post trata de algumas observações pessoais e opinativas. Fique a vontade para discordar ou concordar comigo.


Eu tenho conversado com bastantes programadores ultimamente, e consegui reconhecer um padrão entre eles quando o assunto era sobre PHP. Eu tenho usado a linguagem profissionalmente desde 2019 e em 2023 passei a usar C# na maioria das coisas, mas ainda uso PHP para algumas coisas.

A linguagem tem seus defeitos, principalmente a sua documentação defeituosa e falta de um padrão de arquitetura em sua API nativa. O código "legado" que ainda é mantido hoje abre um espaço para muitos erros, e uma linguagem dinâmica por si já torna o desenvolvimento mais perigoso que uma linguagem estática, pois abre margem para gambiarras e erros de runtime quando começa a misturar tipos ou conceitos.

PHP é uma linguagem procedural por natureza, não foi feita para ser OOP, mesmo que seja possível. Laravel é uma monstruosidade que traz uma complexidade absurda e desnecessária para o PHP, traz até outro templating-engine (aka. Blade) para a linguagem. PHP por si já é uma linguagem de templating/view-engine. Esse foi o propósito inicial do PHP, ser um template-engine procedural.

O fato dele ser uma linguagem multi-conceitos dinâmica, o que permite você escrever um código orientado à objetos ou um código procedural, é um desastre. PHP é uma linguagem de scripts e que dá certo para escrever páginas web ou rodar em um servidor. Qualquer outro uso disso é gambiarra.

Linguagens dinâmicas e fáceis cria códigos horríveis

... porque é fácil para qualquer pessoa aprender, mesmo alguém que não teve contato nenhum com programação consegue aprender PHP ou Javascript em questão de semanas. O resultado sempre será desastroso. É comum vermos vários programadores iniciantes misturando vários <?php echo no início do código para criar o conteúdo HTML no cabeçalho do arquivo e várias pessoas fazendo header() sem saber como a arquitetura request/response funciona.

Não sabem a estrutura do protocolo HTTP, como métodos, status-codes, contents-types, e querem partir para uma linguagem de programação que trata principalmente disso. Por ela ser fácil, acaba sendo mais perigoso deixar todo o desenvolvimento para alguém inexperiente, até porque o mercado de PHP começa sendo um dos mais baratos atualmente. Muitas das pessoas que entram na programação web ignoram a arquitetura web e mal sabem como ela funciona. Isso não é uma regra exclusiva para PHP.

Tão me falando que PHP é ruim, então vou repetir

PHP é uma ferramenta excelente, mas eu não usaria mais para algo muito robusto. Muita gente sai por aí falando que "PHP é ruim" mas não explicam o porquê, e não sabem que mais da metade da web funciona em cima dele.

Essas mesmas pessoas estão usando outra linguagem de script, que faz quase a mesma coisa, só que pior, mas é a queridinha da Rocketseat. Não adianta você querer comparar a performance entre PHP e JavaScript porque o PHP tem seu próprio interpretador, Javascript precisa do Deno ou do Node.js para rodar, então não é possível comparar as linguagens. Quando se trata sobre rps (requests per seconds) o assunto piora, porque PHP pode ser usado por fpm, nginx, apache, litespeed, etc...

A linguagem não faz o programador

É o contrário disso. Um programador que é bom no que faz vai saber usar bem PHP e aplicar onde ele é útil, mesma coisa para Javascript (e qualquer linguagem), e não vai sair por aí dizendo que "PHP é ruim" porque ouviu algum tiktoker gritar isso.

PHP é bom, mas tem seus defeitos. Todas tecnologias tem. Cabe à um bom programador reconhecer estes defeitos e saber onde cada linguagem de programação é útil. Tem que lembrar também que uma linguagem não tem nada a ver com seu compilador, e que cada uma delas tem seu uso.

Carregando publicação patrocinada...
6

Amigo esquece isso ai kkk sou DEV php tem 3 anos, agora uso o Laravel um dos freameworks mais atualizados que existem, com uma comunidade incrível com várias ferramentas parei de me importar com que falam de PHP faz tempo, PHP paga minhas contas, alimenta minha filha, tenho sistemas complexos, escolas de cursos online totalmente feitas com laravel, e usando react front, ou seja da para ver que você pode usar como uma api apenas no backend, php é amplo.

1

Laravel é uma ferramenta simplesmente fantástica e abriu muitas portas pra mim também.
As linguagens existem pra resolver problemas e suprir necessidades, e não o ego alheio.

1

Laravel facilita tanto minha vida que tenho até dificuldade de conemçar a usar outras coisas hahaha. Eu também uso laravel a 3 anos,e agora estou começando a fazer algumas coisas com .NET.

3

Do mesmo jeito que existe torcida organizada pra time de futebol, hoje existe para linguagem de programação.

O que o povo tem que ter em mente é que linguagens de programação são meramente ferramentas. E as ferramentas devem ser utilizadas da maneira correta. Experimente usar uma ferramenta da maneira errada. Tente pegar algo utilizando um alicate em vez de um martelo. Você pode até conseguir, mas vai ser na base da gambiarra e menos performático. Com 3 marteladas tu resolves o problema, com o alicate quem sabe em 10 movimentos ?

O que vejo hoje em dia é o povo indo atrás de hype, e de tech influencers cagando regra de que tecnologia x y ou z é melhor que outra. Tentando te empurrar goela a baixo a nova stack do momento. Detalhe, grande parte dessa stack é tudo beta e nem em produção roda.

Uso PHP pro que ele se propõe e é necessário o uso. Quem fala que não tem padrão e é linguagem de sobrinho provavelmente parou no php 5.x onde se retornava query dentro da view.

Hoje em dia a comunidade tenta implantar padrões por meio de PSR às PHP Standards Recommendations. Para saber mais sobre clique aqui.

Também temos o php the right way você pode acessa-lo cliquando aqui. Criado por Josh Lockhart e publicado em 2016, uma iniciativa popular na comunidade que incentiva boas práticas e dissemina informações confiáveis e atualizadas para devs PHP.

Tendo em vista isso, só é sobrinho e faz gambiarra quem quer.

3

Cara, acho que você nem deveria se importar com hater de linguagem. No final isso diz muito mais sobre quem está dando hate do que algo sobre a própria linguagem.

Geralmente pra quem é hater de linguagem é só falta de maturidade mesmo.

É bom identificar que tem muita gente falando de brincadeira mesmo, já fui zoado algumas vezes por usar javascript no backend.

O PHP é bom como qualquer outra linguagem pq coloca comida na mesa de muita gente e isso já basta.

1

pq coloca comida na mesa de muita gente e isso já basta

Isso me lembra o que um colega meu disse e eu levei pro resto da vida: a melhor linguagem de programação é aquela que paga o seu salário.

2

No geral o hate de linguagens é zoado e normalmente vem de gente que não sabe do que ta falando, porem acho que no PHP nem é mais sobre a linguagem, tipo Js(React) e PHP eu sinto que é mais pela piada que pela linguagem. Teve um repositorio na rinha de backend de PHP cuja frase inicial era "O COISA RUIM VOLTOU" kkkkkk.Se não levar tão a serio é uma piada normal como tem em qualquer meio de trabalho...

2

Indiferente se tua postagem foi para desabafar sobre o hate em cima das linguagens ou não, acho que foi um ótimo post bem escrito e que toca em alguns tópicos muito interessantes.
Mesmo que eu já tenha usado PHP várias vezes, tanto com Laravel como PHP puro, aprendi algumas coisas lendo o post e achei ótimo.

Enfim, eu concordo contigo. A galera dá muito hate sem saber exatamente do que tá falando, mas que atire a primeira pedra quem nunca fez isso na vida, né? Acredito que com o tempo e experiência, vem a noção de que na real não existe linguagem boa e linguagem ruim, existe linguagem mais apropriada pra determinado contexto. É por isso eu não dou muita bola pros haters.

2

Trabalho com PHP a mais de 10 anos, e ele é tão incrível que mesmo sem um padrão de linguagem como os chorões por aí querem de qualquer linguagem, ele faz melhor do que muita linguagem por aí. Francamente, se um determinado objetivo pode ser alcançado usando PHP, porque raios ele não ia servir para aquele objetivo?

Me desculpem, mas ele é tão foda que criaram o PSR para "Organizar" a casa, frameworks então? São somente um capô e padrões que complicam as coisas no PHP.

Vejam a quantidades de bibliotecas existentes para PHP. É só escrever um script, jogar em um servidor WEB ou só executar via linha de comando e você tem seu código rodando.

PHP tem sim seus defeitos, mas ainda sim serve para coisas robustas. Qualquer pessoa que negue isso não deve ter experiência nessa linguagem.
PHP pode ser sim limitado, mas por experiência o PHP fica limitado 80% devido ao fato do servidor em que roda ser limitado.

2

Adorei o post, sua colocação na maioria dos tópicos está incrível e bem organizada.
Mas, tem algumas coisas importantes os quais discordo e vou aproveitar pra pontuar aqui:

Faz sentido criticar o PHP por sua "documentação desastrosa" e os códigos legados que são mantidos até hoje caso estejamos falando de PHP <= 5, que era realmente uma completa zona.
Ele levou quase uma década depois de sua quinta versão para ser atualizado, pulando diretamente do 5 para o 7 que inclusive dá uma história muito boa.
A linguagem bem como sua documentação foram completamente reformulados e começou a ser tratado de uma forma muito mais profissional, e não simplesmente como o antigo "Personal Home Page".

De fato o PHP é uma ferramenta, uma ótima ferramenta, e seja para projetos pequenos ou sistemas grandes e robustos, tudo depende de como o profissional coda para esses projetos. Não dá para dizer que a linguagem é "ruim e bagunçada" como ouço muito por aí, se o cidadão não tem sequer a capacidade de tomar um tempinho e aprender sobre a PSR-12.

E aí entra meu segundo ponto: O Laravel.

O Laravel é simplesmente o maior e melhor Framework/Conjunto de Frameworks que eu já conheci, tive a oportunidade de trabalhar tanto com versões mais antigas para alguns ajustes, tanto com versões mais atuais que utilizo até hoje para projetos maiores construídos do zero. Ele tem o mesmo problema do PHP em si em relação a versões anteriores, apesar de ser todo "Certinho" com as normas, ainda era confuso, mas atualmente está muito mais interativo na minha opinião.

Os códigos dentro dele seguem a norma PSR-12, são intuitivos e você consegue construir um sistema inteiro usando apenas ferramentas do próprio framework se quiser, é quase possível dizer que é uma """outra linguagem""", pois acredito que seja mais fácil aprender a trabalhar com o Laravel do que com o próprio PHP, mesmo que isso não faça lá muito sentido.

Eu compreendo perfeitamente quem não se dá bem com a linguagem, mesmo em versões mais atuais, principalmente por quê a galera mais nova de mercado está atualmente entrando diretamente com coisas baseadas em JS. Não julgo, é uma ótima linguagem, também estou aprendendo sobre ela, mas complementando o que você mesmo disse: o programador (e sua comunidade) fazem a linguagem.

E pro pessoal que gosta de reclamar da linguagem qual for que seja: procure no mínimo aprender o básico de um "Hello World" e procurar seus casos de uso, linguagens de programação não nascem simplesmente por quê alguém disse "Ah que legal vou criar minha própria linguagem", e sim por quê em algum momento existiu uma necessidade e não havia ferramenta no mercado para saciar isso. Não são rivais, são ferramentas para diferentes finalidades.

1

Cypher, relaxa...

Eu trabalho com C# e, por muitos anos, trabalhei com Delphi... E cada coisa que eu escuto.

No fundo no fundo, eu ainda gosto do Delphi, pois ele foi muito importante pra minha carreira! Mas, o mais importante, é sabermos que a linguagem não nos define (como vc mesmo mencionou).

De resto, é filtrar (ou ignorar) o que as pessoas falam de ruim e absorver/evoluir o que falam de bom =)

1

Eu não fiz essa postagem com raiva ou ódio sobre essas pessoas, mas como um incentivo para elas melhorarem.

Eu também compartilho minha opinião para melhorar como um indivíduo, pois algumas discordâncias podem ser construtivas e melhorar algo pessoal.

Eu comecei com Delphi também, logo em seguida fui para VB.NET e depois C#. Eu gosto de vb.net, sinto falta de trabalhar com ele, mas não é algo que consigo dedicar mais tempo para isso.

2

Sim sim, eu vi que uma postagem sem ódio!

Mas relaxe sobre isso... Muitas pessoas insistem em serem "haters", indiferente do assunto.

Exemplo: eu gosto muito de videogame, e sempre me pergunta "qual vc mais gosta? Play, Xbox ou Nintendo?" e eu respondo: gosto de JOGAR. Se o jogo que eu quero esta num videogame que eu não tenho, eu me esforço pra ter o console pra conseguir jogar (minha única excessão é o PC, pq eu não consigo, me sinto em ambiente de trabalho kkkkkkkkkkkkkk)

E no caso do PHP, eu cheguei e mexer bem pouquinho no começo da minha carreira (há uns 17 anos atrás). E cara, ainda é uma das linguagens mais utilizadas, justamente por ter evoluído e ser tão importante na internet.

OBS: sempre bom encontrar mais alguém que também passou por Delphi e Vb.net! 😅

1

Não sei PHP e nem nunca tive contato com a linguagem, mas convenhamos, o tipo de pessoa que julga com argumento raso é a mesma pessoa que diz que "Python é incrível e é a melhor linguagem de todas", e que também coincidentemente é o tipo de pessoa que fala mal de Java por ser verboso. Mas todos sabemos que no final esse tipo de pessoa não sabe fazer praticamente nada direito sem um tutorial hell no youtube, muito menos tem conhecimento sobre tópicos básicos de CC, estruturas de dados, pilhas, algoritmos de busca etc.

É tipicamente o tipo de dev chorão que fica reclamando no Twitter que não consegue emprego, só infla o mercado e não consegue passar nem pela primeira etapa da entrevista.

Se PHP fosse "ruim" não estaria em 80% da web, não teria quase substituído a caca que era o Javascript do passado e não teria um legado imenso que tem hoje tanto em aplicações quanto para a história da tecnologia.

O que nos resta é sermos profissionais e resilientes, pagando bem, programo até em Pascal.

1

Falar mau é fácil como sempre. Esticar as possibilidades é o que todo mundo faz, então php criou oportunidade para muita coisa que parecia mais complicado de poder fazer. "Ah mas não era melhor forma" - pode ser só que alguns viram chances e partiram pra cima. Hoje tem coisa melhor, antes tinha coisa melhor, certamente, mas, sempre tem um mas ... Sinceramente hoje percebo que o que se faz no Worpress é bem nessa linha - não é o mais adequado, mas pode dar resultados. Mas como alguns dizem, não comece a gritar pq vc não conseguiu, mas saiba, PHP paga boletos e dá muitas chances de solucionar algumas coisas.

1

Acho que no fundo, as pessoas falam mal do PHP só porque ele é mais fácil, então elas se julgam superiores em optar por uma linguagem que deu mais trabalho pra aprender.

O Laravel me ensinou a organizar muita coisa. Antes eu não separava nada. Programo em PHP e Node tem uns 5 anos. Já fiz uns 2 sisteminhas em C#. Mas só quando eu precisava fazer algo desktop.

Na hora de pensar num projeto, sempre penso no custo da empresa também e ter um servidor rodando Java era sempre mais caro. Servidor Windows então pra rodar .net nem pensar. O .net Core é recente e agora que eu teria coragem de tentar usar em um projeto novo no linux. Mas é só pra amadurecer mais na linguagem, porque o PHP ou o Javascript no quesito web são mais do que suficientes.

1

Eu trabalho com PHP faz uns anos, a experiência que tive no início para criar web fez com que abrisse minha curiosidade para mil coisas, o fato de eu poder programar tudo que preciso para web (afinal ele é focado nisso) sem precisar instalar nada de pacote me convenceu a estudar mais ainda.
Mas o negativo dele que eu vejo é ele permitir rodar umas monstruosidades e "nada acontece feijoada", não entender como funciona protocolos ou uma requisição em uma API, até mesmo não saber otimizar código faz realmente o iniciante criar uns monstros (eu sei porque eu fui um deles), mas eu imagino que é isso o que fez muita gente começar nele primeiro, diferente do java que força o programador a realmente saber o que está fazendo, php depende mais do programador querer entender o que está acontecendo em torno da linguagem (e mesmo entendendo mau ele roda). Tanto que quando me perguntam qual linguagem começar eu nem recomendo php porque eu sei que a pessoa em pouco tempo vai criar uma birra (com toda aquela história de código macarrão e código legado).
Para mim o PHP ainda vale a pena dar uma chance, esse briga de qual linguagem é melhor é algo que maior parte das vezes está no escopo dos júniors, porque quando se DISCUTE qual melhor linguagem, geralmente é para a montagem de uma uma aplicação (que ocorre antes da produção, ou dó codar em si), já que, segundo o próprio mestre akita.

linguagen são ferramentas, tu escolhe a ferramenta x para a atividade x.

(primeira vez escrevendo aqui, perdoe o texto sem estrutura bonita)

1

Sou programador PHP a mais de 18 anos, comecei a usar desda versão 3, e vivi (até agora) todas as evoluções do PHP.
Hoje o PHP 8 (apesar de manter a retrocompatibilidade) não tem nada a ver com o que era antes, acho que antes de alguém falar mal do PHP, precisa conhecer ele hoje principalmente o Laravel, e vai entender em que nível a brinca esta hoje.
Eu não uso o Laravel, mas ele de longe é a opção mais segura para um “projeto WEB”. O Ecossistema do Laravel é fantástico.
PHP é uma linguagem fantástica com muito potencial e muito fácil de se usar, e só esta vivo hoje por conta da comunidade e projetos fantásticos em volta dele como Wordpress, Laravel, Symfony e etc.
Mas vejo um excesso de confiança da comunidade que abandonou um pouco a “propagada que faziam do PHP”, com tanta concorrência, eu acho que devemos nos empenhar mais para fazer pacotes melhores, falar mais do PHP para melhorar o Market Share.
Assim como as libs de Python (que a maioria é escrito em C e C++) o tornaram mais conhecido em Inteligencia Artificial, Análise de Dados, e etc, acho que a comunidade PHP deveria se empenhar mais em criar libs deste nivel para PHP.
Em fim, se PHP morrer um dia a culpa é só nossa, tudo depende da comunidade.

0

kkk, igual quando falam mal do Java, fico puto, dá para ver que o cara não sabe nem usar uma IDE direito, quanto mais programar sem IDE.
🦜 "Java verboso" 🦜 "Java verboso"
Raramente alguém usa a linguagem sem IDE e sem framework.

Com Java usando a framework Spring, o nome do método já é a consulta SQL.
Ex:
List findAllUsers();

Pronto! Fim!
Isso é equivalante a
SELECT * FROM user;

1

Cara, esse exemplo em específico seu me fez olhar o Java com outros olhos.
Por um bom tempo detestei a linguagem por ser extremamente difícil pra mim na época em que eu comecei a me interessar por programação, e acabei jogando ela de lado. Mas hoje, como já tenho um amplo conhecimento de PHP, arranho um pouco em CSharp e outras linguagens, acho que é a hora de colocar o meu orgulho de lado e tomar um tempo para aprender de vez e aprender a utilizar os frameworks também. Este "List findAllUsers();" me lembrou muito uma diretiva dos models do Laravel Eloquent:

return User::all();

Que também é equivalente ao "SELECT * FROM users;"

1
0

contem sarcasmo kkkk , eh aquela neh, se vc gosta da stack e ela resolve seus problemas ok, eu gosto de JS/TS, me sinto motivado e bem confortavel em aprender qualquer coisa usando ela, isso nao faz ela a melhor linguagem, mas no fim do dia to feliz com o que eu faco e produzo, e meus chefes tambem :)

1

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ouço muito essa pergunta, e adoro enfatizar pra essas pessoas que o PHP 5 morreu, pois ele sim era um show de horrores.

E sim cara, tá certíssimo, PHP é o que paga minhas contas hoje e coloca comida na minha mesa, e além do mais, é uma linguagem que eu me identifico muito e adoro trabalhar com ela, e só por isso já vale a pena pra mim!
Lógico que, como todo bom desenvolvedor, não me limito apenas a uma única ferramenta de trabalho, como o Guanabara costuma dizer: Não dá pra usar uma parafusadeira como martelo. Precisamos ver as melhores opções para resolver nossos problemas! Para desenvolvimento de aplicativos móveis por exemplo, o PHP vai mais atrapalhar do que ajudar.