Adorei o post, sua colocação na maioria dos tópicos está incrível e bem organizada.
Mas, tem algumas coisas importantes os quais discordo e vou aproveitar pra pontuar aqui:
Faz sentido criticar o PHP por sua "documentação desastrosa" e os códigos legados que são mantidos até hoje caso estejamos falando de PHP <= 5, que era realmente uma completa zona.
Ele levou quase uma década depois de sua quinta versão para ser atualizado, pulando diretamente do 5 para o 7 que inclusive dá uma história muito boa.
A linguagem bem como sua documentação foram completamente reformulados e começou a ser tratado de uma forma muito mais profissional, e não simplesmente como o antigo "Personal Home Page".
De fato o PHP é uma ferramenta, uma ótima ferramenta, e seja para projetos pequenos ou sistemas grandes e robustos, tudo depende de como o profissional coda para esses projetos. Não dá para dizer que a linguagem é "ruim e bagunçada" como ouço muito por aí, se o cidadão não tem sequer a capacidade de tomar um tempinho e aprender sobre a PSR-12.
E aí entra meu segundo ponto: O Laravel.
O Laravel é simplesmente o maior e melhor Framework/Conjunto de Frameworks que eu já conheci, tive a oportunidade de trabalhar tanto com versões mais antigas para alguns ajustes, tanto com versões mais atuais que utilizo até hoje para projetos maiores construídos do zero. Ele tem o mesmo problema do PHP em si em relação a versões anteriores, apesar de ser todo "Certinho" com as normas, ainda era confuso, mas atualmente está muito mais interativo na minha opinião.
Os códigos dentro dele seguem a norma PSR-12, são intuitivos e você consegue construir um sistema inteiro usando apenas ferramentas do próprio framework se quiser, é quase possível dizer que é uma """outra linguagem""", pois acredito que seja mais fácil aprender a trabalhar com o Laravel do que com o próprio PHP, mesmo que isso não faça lá muito sentido.
Eu compreendo perfeitamente quem não se dá bem com a linguagem, mesmo em versões mais atuais, principalmente por quê a galera mais nova de mercado está atualmente entrando diretamente com coisas baseadas em JS. Não julgo, é uma ótima linguagem, também estou aprendendo sobre ela, mas complementando o que você mesmo disse: o programador (e sua comunidade) fazem a linguagem.
E pro pessoal que gosta de reclamar da linguagem qual for que seja: procure no mínimo aprender o básico de um "Hello World" e procurar seus casos de uso, linguagens de programação não nascem simplesmente por quê alguém disse "Ah que legal vou criar minha própria linguagem", e sim por quê em algum momento existiu uma necessidade e não havia ferramenta no mercado para saciar isso. Não são rivais, são ferramentas para diferentes finalidades.