Sou programador PHP a mais de 18 anos, comecei a usar desda versão 3, e vivi (até agora) todas as evoluções do PHP.
Hoje o PHP 8 (apesar de manter a retrocompatibilidade) não tem nada a ver com o que era antes, acho que antes de alguém falar mal do PHP, precisa conhecer ele hoje principalmente o Laravel, e vai entender em que nível a brinca esta hoje.
Eu não uso o Laravel, mas ele de longe é a opção mais segura para um “projeto WEB”. O Ecossistema do Laravel é fantástico.
PHP é uma linguagem fantástica com muito potencial e muito fácil de se usar, e só esta vivo hoje por conta da comunidade e projetos fantásticos em volta dele como Wordpress, Laravel, Symfony e etc.
Mas vejo um excesso de confiança da comunidade que abandonou um pouco a “propagada que faziam do PHP”, com tanta concorrência, eu acho que devemos nos empenhar mais para fazer pacotes melhores, falar mais do PHP para melhorar o Market Share.
Assim como as libs de Python (que a maioria é escrito em C e C++) o tornaram mais conhecido em Inteligencia Artificial, Análise de Dados, e etc, acho que a comunidade PHP deveria se empenhar mais em criar libs deste nivel para PHP.
Em fim, se PHP morrer um dia a culpa é só nossa, tudo depende da comunidade.
Em resposta a Parem de falar mal do PHP!
1