Escrever documentações é difícil?
Umas das coisas que mais detesto fazer na área é integrar o aplicativo com serviços de terceiros. Eu sempre tenho que ter sorte ao escolher o serviço (ou quando o cliente escolhe) para a documentação ser algo fácil, claro e suficiente, mas é uma realidade bem distante.
Já fico com medo de quando o provedor me envia um .PDF com a documentação da API. Já é um red flag pra dizer que essa documentação vai ser ruim, pouco explicativa e na maioria das vezes confusa.
Já lidei com documentações de grandes empresas, como o PayPal, e foram semanas e semanas de depuração, calls com os técnicos, etc.
Também vejo que o design da API é precário: misturam nomenclaturas, usam SOAP (o problema do SOAP não é ele em si mas a forma que implementam ele que a maioria das vezes é errada), erros pouco claros, muitos erros 500, etc...
Percebem essa deficiência de escrever uma documentação boa? Que irá se atentar aos erros, prevenir problemas e não encher linguiça? Acham que no Brasil isso ocorre mais?