Executando verificação de segurança...
6

RANT: Eu nao aguento mais ver chatgpt na minha frente.

Hoje eu quero desabafar um pouco sobre o estado atual da internet e sobre todas as empresas irem no mesmo barco do chatgpt.

Eu simplesmente não entendo porque alguem integraria o chatgpt em uma aplicação so porque sim, todo mundo sabe as falhas dele, ele fala coisas errado o tempo todo. A microsoft colocou no office, o discord adicionou o clyde, e agr tem tb o copilot X. Ta tudo indo no mesmo hype e a minha duvida é, o que eles ganham com isso?

Isso so vai deteriorar a qualidade das coisas, quando vc coloca IA pra escrever no office ou pra escrever tipo mensagem de commit, vc ta basicamente mandando a qualidade do que ta fazendo pro saco, as limitações dele são muito faceis de atingir e as pessoas continuam vislumbradas com esse negocio, não faz sentido!

E outra cosia que eu to cansado de ver é um monte de palhaço que aparece com video "Faça dinheiro com chatgpt" que só fala um monte de caixa de fosforo, fica aparecendo toda hora pqp eu to cansado desses cara.
Se a gente continuar nessa direção, não sei onde vamos parar... Só vai encher a internet com um monte de coisa que não presta

Desculpa se fui um pouco agressivo nesse post, eu to realmente cansado de ficar mastigando isso todo dia.

Carregando publicação patrocinada...
15

Existe uma teoria que fala sobre o ciclo do hype na adoção de novas tecnologias: existe sempre um momento, logo após da introdução de uma nova tecnologia no mercado, em que as expectativas são infladas e ela é tratada como uma panacéia.

gráfico do ciclo do hype de gartner

Depois, as pessoas que investiram muito tempo na nova ferramenta passam por um periodo de desilusão, onde o mercado fica saturado e as limitações da nova tecnologia começam a ficar aparentes.

Por fim, essa tecnologia se torna madura e as pessoas entendem em quais casos ela deve ser utilizada.

No desenvolvimento de software isso ocorre num intervalo muito curto.

É o caso dos frameworks de javascript, por exemplo, onde sempre surge uma forma "melhor" de desenvolver um site.

Primeiro toda a lógica ficava no backend e retornavamos o html pronto nas requisições (época de ouro do php e ruby on rails) e faziamos alguns ajustes no frontend usando javascript puro ou jQuery.

Depois, passamos a organizar todo o html das páginas no frontend, usando react e vue.js, e os backends se reduziram a camadas finas de APIs servindo json.

Por fim, a nova melhor forma é pré processar o html no backend e fazer pequenos ajustes no front (o tal do server side rendering).

Os princípios por trás das tecnogias seguem os mesmos (criação de sites dinâmicos na internet), e bons desenvolvedores conseguem entender as limitações de cada alternativa sem precisar sempre reimplementar tudo do jeito mais novo.

A diferença disso pro chatgpt é que esses ciclos se restringiam aos desenvolvedores, e não aos usuários.

O dono da empresa não se importa com o stack do site se ele for rápido e estiver tendo vários acessos.

Mas agora, os usuários estão expostos ao hype cycle, e pessoas de todas as áreas estão inflando as expectativas.

Quem ganha a vida escrevendo posts no linkedIn acha que vai ficar sem emprego, pq com um prompt de dez palavras o chatGPT escreve un post perfeito pra aumentar o engajamento.

Quem cria logos pra empresas para de estudar design gráfico e começa a usar exclusivamente o dall-e pra geração de artes.

Um desenvolvedor experiente acha que vai ser substituido por um engenheiro de prompt que pode criar um sistema em poucos dias.

Afinal, estamos num momento onde toda a atenção é direcionada pra forma como a IA resolve problemas que antes não tinham soluçâo: escrita de posts sem um escritor, criação de arte sem artista, desenvolvimento de código sem programador.

Com o tempo, vão entrando na equação os novos problemas que o uso desses modelos trazem, e vão ficar mais aparentes os problemas que eles não resolvem.

Mas nesse momento inicial toda situação vira um prego, e o martelo é o chatgpt.

2

Perfeito o comentário sobre SSR. Incrível como nossa área é cíclica: primeiro todos fazem algo de um jeito, até que alguém inventa outro e esse passa a ser o "certo". Depois percebem que não é bem assim e em alguns casos é pior, e voltam pro jeito antigo (mas geralmente dando um nome novo pra parecer que é algo "moderno" e "inovador").

SSR é a típica solução pra um problema que nós mesmos criamos (problema esse que nem deveria existir pra começo de conversa).

1

Você fez desse POST despretensioso algo extremamente rico.

Eu não conhecia essa teoria, e faz todo sentido. Também fez sentido o contexto que você colocou.

A IA chegou às massas. O mundo está em polvorosa. Não é à toa que há quem esteja dizendo que é uma disrupção tão grande quanto a invenção do smartphone.

Quanto mais

3

Não é bem uma teoria. O Gartner Hype Cycle é uma análise feita pelo Gartner: uma empresa que conduz uma pesquisa sobre o estado de várias tecnologias e uma projeção para o futuro. O gráfico é o resultado dessa pesquisa (juntamente com um relatório detalhando melhor).

Ou seja, tem um forte componente subjetivo de adivinhação, já que também inclui uma projeção de quantos anos cada tecnologia vai levar pra atingir o platô da produtividade. Além disso, nem sempre é fácil avaliar a "desilusão" ou a "expectativa" de maneira precisa e objetiva.

Mas claro, ajuda a dar uma ideia do que está sendo pensado e feito sobre cada tecnologia. Só não encare como verdade absoluta, é apenas uma análise seguida de previsões, e sabemos como as previsões na nossa área são difíceis de acertar...

1

Sinceramente, eu também não consigo entender por que o pessoal está tentando enfiar IA em todos os projetos, acredito sim que é uma tecnologia importante, mas se saturar agora algo que não está polido, não vai vingar, igual o famigerado METAVERSO. Única aplicação real que eu vejo, posso estar falando besteira, é ser assistente pessoal. Por mais que a Inteligência tenha uma capilaridade de informação impressionante, não tem senso crítico para filtrar melhor o que precisamos. Infelizmente essa têndencia de usar IA em tudo vai demorar para passar.

1

Está parecendo alguns anos atrás com as nfts. Uma enxurrada de vídeo sobre o assunto, uma outras centena de pessoas criando qualquer coisa com uma meia dÚzia de pixels dizendo que era arte e achando que ganharia milhões só porque uma nft ou outra foi vendida por essas quantias. Empresas entrando nesse mesmo barco e que hoje pouco se ouvi falar sobre tal assunto. Possivelmente em pouco tempo surgirá algo que novamente "acabará com o emprego das pessoas" e toda essa historia se repete.

1

Eu te entendo...

Também já estou cansado de ser bombardeado com conteúdos ruins relacionados ao GPT e como ele é tratado como uma nova revolução industrial, santo graal e ao mesmo tempo como ele é o nascimento da skynet.

Até mesmo aqui no TabNews nos últimos tempos é quase certo que todos os dias na primeira página de recentes ou relevantes vai haver ao menos um tópico sobre GPT e/ou IA.

A maior parte disso é o puro suco do hype

O GPT é algo que realmente chama atenção, o formato de interação com a ferramenta e ser facilmente acessada por quem não tem noções "avançadas" em tecnologia é algo legal mesmo.

Mas como tudo que chama atenção, a galera que "precisa" gerar conteúdo para se manter relevante vai explorar o assunto até não dar mais, e claro que isso também se aplica aos estelionatários. Vide o que aconteceu com NFT, o hype foi bem parecido mas durou bem pouco.

Apesar dos problemas...

O GPT realmente tem problemas, muitos vieses, base de conhecimento desatualizada, erros a respeito do próprio modelo, incosistencias nas afirmações. Muito parecido com humanos. Sim, pode parecer absurdo mas vou dar um exemplo com a polarização política recente do nosso país, pessoas tidas como inteligentes foram capazes de falar e fazer completos absurdos (cantar hino para pneu, se pendurar em caminhão em movimento...). Acho que com isso dá para perdoar um deslize ou outro de uma ferramenta que ainda está em desenvolvimento.

Vai tirar os empregos dos devs

Com certeza vai, dos devs que são meros digitadores de código, que não tem estudam fundamentos, formados via YouTube e que não sabem sequer ler a documentação de uma ferramenta. Esses aí estão com os dias contados e não deve demorar.

Ou seja, aqueles que estão com medo do GPT tirar o emprego deles são os que realmente tendem a perder o emprego mesmo.

Para quem é desenvolvedor de verdade, já percebeu que essas ferramentas estão vindo para somar, ser algo a mais para expandir as possibilidades. Mas receio que com o avanço, mais cedo ou mais tarde esses devs também serão operadores de IA, provavelmente isso deve demorar.

Eu uso o ChatGPT

Tenho usado para escrever mensagens de aniversário, casamento e etc para amigos e parentes. Dou um contexto da pessoa e do meu relacionamento com ela, e o GPT escreve uma mensagem linda, que precisa de poucos ajustes.

Algumas pessoas me disseram que até se emocionaram e choraram com as mensagens que eu mandei, é claro que eu não disse que foi o "computador" que gerou né :)

1

Com certeza vai, dos devs que são meros digitadores de código, que não tem estudam fundamentos, formados via YouTube e que não sabem sequer ler a documentação de uma ferramenta. Esses aí estão com os dias contados e não deve demorar.

Vale lembrar que esses já iam se dar mal mais cedo ou mais tarde, com ou sem IA. Talvez ela só tenha acelerado o processo :-)

E tem outra característica do ChatGPT que o torna muito próximo dos humanos (pelo menos de uma parte significativa): em vez de dizer que não sabe, muitas vezes ele diz algo completamente errado, mas com tanta convicção que chega até a convencer muita gente :-)

1

Há pouco menos de 6 meses o máximo que uma IA fazia era recomendar uma música ou filme baseado no que você escuta/assiste com uma certa assertividade. De 6 meses pra cá IAs estão sendo capazes de fazer o trabalho de um programador júnior. O que te faz pensar que daqui uns 5 anos elas não substituam 100% um desenvolvedor?
Quando começaram a colocar máquinas nas fábricas, com certeza alguém falou que 'operário de verdade não tem medo de braço mecânico', mesmo assim todos os trabalhadores foram substituídos por máquinas com o passar dos anos. O que te faz achar que com programadores será diferente? No final quem paga nosso salário são empresas e empresas preferem pagar uma IA pra fazer o teu serviço com uma margem de erro menor e sem dor de cabeça com direitos trabalhista.

ah, mas veja só, a IA vai tirar trabalho, mas vai gerar outros

O nome disso é "cope". É uma mentira que você conta a si mesmo para tentar não sentir demais o peso da situação. Hoje já saiu uma notícia que a OpenAI registrou que uma das instâncias do GPT-4 deles acessou artigos acadêmicos sobre química para conseguir aumentar a própria base de conhecimento, basicamente treinando a si mesmo sobre um assunto. Você acha mesmo que um mero engenheiro de software será necessário no futuro? Realmente, tem que ser muito otimista pra achar que a automatização vai poupar APENAS OS PROGRAMADORES. Não somos alecrins dourados, da mesma forma que outras profissões estão sendo substituídas por softwares ou IAs, nós também seremos substituídos.

2

De 6 meses pra cá IAs estão sendo capazes de fazer o trabalho de um programador júnior.

É como eu disse, os programadores formados apenas por vídeos de YT, que torcem o nariz para aprender os fundamentos, que são incapazes de ler uma boa documentação estão com os dias contados. Esses deveriam ter medo de perder o emprego.

Mas não sei como você classifica o que é um programador júnior, ao menos os da minha equipe são muitíssimo capazes justamente por não serem meros digitadores de código.

O que te faz pensar que daqui uns 5 anos elas não substituam 100% um desenvolvedor?

Quando os computadores pessoas surgiram, também levantou essa mesma discussão. "Um contador que levava 20 dias para entregar um balanço, agora pode fazer isso em apenas 20 minutos com a ajuda de um computador. Será que computadores vão substituir os humanos?", haviam reportagens como essa na época (anos 80/90), vai encontrar coisas parecidas no YT.

O resultado foi que a industria mudou completamente depois disso, computadores estão integrados na sociedade, novos empregos surgiram ou aumentaram no mercado como programadores que eram meia-dúzia de gato-pingado e hoje estamos aqui, cada um com um computador na mão ou no bolso pelo menos.

E se a profissão acabar?

Bom, se sua vida se resumir apenas em escrever código então você tem um sério problema para resolver nos próximos anos.

O que eu faço quanto a isso

Eu já estou cansado de escrever tanto código nessa vida, quanto mais uma IA assumir essa tarefa por mim melhor, eu vou focar cada vez mais no que gera mais valor, desenhar soluções, testar ideias, estudar outras coisas e usar IA para me ajudar nisso tudo. Quem sabe criar minha própria IA :)

1

É como eu disse, os programadores formados apenas por vídeos de YT, que torcem o nariz para aprender os fundamentos, que são incapazes de ler uma boa documentação estão com os dias contados. Esses deveriam ter medo de perder o emprego.

Você ainda não entendeu. Não adianta saber os fundamentos, ter 999999 certificados e diplomas de doutorado, uma IA sempre será superior ao ser humano, fora que futuramente também será mais barata. Mesmo que ela não substitua 100%, não haverá tanta demanda visto que um programador sozinho conseguirá fazer o trabalho de outros 50 programadores só através de prompt e Machine Learning. Ser programador daqui uns 5-10 anos será como viver de escultura, será um nicho, algo para pouquíssimas pessoas já que não haverá demanda.

O resultado foi que a industria mudou completamente depois disso, computadores estão integrados na sociedade, novos empregos surgiram ou aumentaram no mercado como programadores que eram meia-dúzia de gato-pingado e hoje estamos aqui, cada um com um computador na mão ou no bolso pelo menos.

A diferença é que até então era necessário que humanos operassem as máquinas, fora que havia perspectiva para novas funções, o que não existe hoje. Veja só, apesar de haver um chatGPT e que você precise 'fazer a pergunta certa', a verdade é que em pouco tempo haverá uma IA especializada em fazer prompts, ou até mesmo a lógica dos prompts melhore com o passar dos anos. Não se engane, antes eram necessários milhares de homens numa fábrica para fazer um carro, hoje o processo é quase 100% feito por máquinas, sobrando apenas o papel para supervisionar e fazer controle de qualidade.

Bom, se sua vida se resumir apenas em escrever código então você tem um sério problema para resolver nos próximos anos.

Concordo 100% com você. Nos acostumamos a resumir nossas vidas, nossa personalidade e nossas ideologias com base no nosso trabalho. Isso é realmente triste. Enquanto os gregos acreditavam que o trabalho era um grilhão e que um homem livre deveria se dedicar às artes, filosofia e música, hoje estamos presos em cubículos e desesperados em saber que máquinas podem nos substituir, nos jogando assim na sarjeta. Hoje nossas vidas giram em torno do trabalho, quem tem tempo pra ler clássico como Dostoiévski é considerado sortudo, a maioria das pessoas termina sendo escravizada por mais de 12 horas diárias já que os salários estão cada vez piores. IAs sempre foram uma ameaça ao mercado de trabalho, a diferença é que agora a evolução está sendo muito rápida. Imagine só, há menos de 1 ano o máximo que uma IA conseguia fazer era te recomendar uma música baseada no seu gosto, atualmente ela consegue prever discursos, gerar artigos científicos, formular hipóteses, fazer cálculos complexos (Wolfram Alpha), fazer o próprio data modeling, auto incremento etc. Em outras palavras, temos as primeiras IAs com indícios de auto melhoria, o que descartará a necessidade de ação humana à medida que isso avance.

O que eu faço quanto a isso

Eu particularmente me preocupo pois não vejo profissão promissora no longo prazo, entende? Se eu tivesse boas condições de não me preocupar com trabalho, realmente estaria maravilhado, mas não serei hipócrita. Sou apenas um desenvolvedor com o emprego ameaçado e sem perspectiva de conseguir algo financeira rentável no futuro.
Talvez a solução seja exatamente o que os globalista vivem forçando: Renda Básica Universal. Simplesmente não vejo outra solução para um mundo tão automatizado.
Sinceramente, tô cansado de programação. Tô nessa desde 2012, ganhava bem até 2016-18, mas a profissão realmente deu o que tinha de dar. Espero pelo menos que o governo não me deixe na mão depois de tantos anos me arr0mb4ndo de pagar imposto kkkkkk.

1
1

Discordo em partes. O "hype" do chatGPT nem vem tanto pela tecnologia de fato. Isso está sendo pesquisado há muitos anos e a gente vê muitos avanços fenomenais. Acontece que a OpenAI deixou isso MUITO acessível MUITO rápido, e a galera começou a ver um campo que era muito teória de um jeito mais palpável. As empresas adotarem isso ou não é muuuito corrida comercial, ninguém quer perder dinheiro.

Sobre deterioração de qualidade, acredito que isso vai do bom ou mau uso da ferramenta. Alguém que já escreve textos ruins ou mensagens ruins de commit e vai usar a IA para escrevê-las vai manter o seu padrão de qualidade (ou até melhore...), visto que a IA tem limitações. Quem já escrevia boas mensagens simplesmente utiliza como ferramenta e agiliza o processo. É isso que tenho sentido ao utilizar ele com base diária. Ele economiza muito do meu tempo em tarefas repetitivas, o que me permite focar em coisas mais complexas e que ele possui limitações.

Agora sobre o ponto do faça dinheiro com chatgpt é a mesma novela de sempre. A gente viu isso acontecer há meses atrás quando todo mundo vendia curso de programação pra ganhar 5k em 6 meses e quem entrou tá vendo hoje que a história não é bem assim. Vendedor de sonho fácil tem em qualquer tendência. Basta filtrar.

1

Caro amigo, tudo bem?

uma breve resposta contendo minha opinião!

Acredito que essas IA possam ajudar demais em todas as plataformas que forem implementadas, mas infelizmente as pessoas a utilizam para realizar 100% do trabalho pesado! Enquanto as pessoas não aprenderem que tudo que for gerado pela IA deve ser moldado e reformulado pelo humano! Vai ficar nessa de Vídeos prometendo milagres sem esforços e conteúdos excessivamente repetitivos! Afinal de contas, eu consigo identificar o que foi escrito a mão e o que foi escrito pela IA, acredito que todo mundo que conheça a ferramenta também consiga!

1

Eu também estou entediado de ver exemplos fracos e opiniões dramáticas sobre IA ultimamente. Penso também como aluno. Já é difícil filtrar conteúdo educacional decente e correto nesse mundo de material "mais ou menos" que virou a internet, imagino que agora a quantidade de conteúdo com informações duvidosas online vai aumentar exponencialmente. 😔

1

Cara, não fica triste. Eu acho isso incrível! Só vai aumentar cada vez mais a nossa responsabilidade na pesquisa séria e em buscar fontes confiáveis de conhecimento. Vejo como um grande avanço para a humanidade. O ser humano está se tornando um bicho muito ocioso.
Acredito muito que a tecnologia deve ser uma ferramenta e não uma muleta. Não podemos limitar a nossa existência a ela!

1

Só vai aumentar cada vez mais a nossa responsabilidade na pesquisa séria e em buscar fontes confiáveis de conhecimento.

Esse é o cenário ideal, e que eu gostaria que fosse verdade.

Na prática, vemos muita gente achando que o ChatGPT é um oráculo que nunca erra. A maioria parece que não quer "buscar fontes confiáveis de conhecimento", só quer respostas fáceis (e elas acham que a IA é essa fonte confiável, ou pior ainda, que é a única).

1

Vamos la, a IA e a proxima fase que vem sendo dita na internet a muitos tempos, e o chatgpt e o que e o mais palpavel no momento, onde qualquer um pode utilizar, integrar e etc... claro que antes disso tinhamos ali a Amazon com sua plataforma IoT, onde varias pessoas podiam fazer suas integracoes, porem ainda sim precisava de um vies mais tecnico para isso.

O chatgpt qualquer um pode ir la, e a forma como ele ta conseguindo falar de forma humana ate que bem isso atraiu mais o publico, esse hype e completamente normal, ta todo mundo querendo dar 1 passo a frente com a "tecnologia nova" pra ver se vinga, nao acredito que todas essas implementacoes sao apenas por perfumaria, muitos projetos estao em alfa ou beta ainda, e analisando o como que ela funciona.

Isso e completamente normal no ramo da tecnologia, toda tecnologia de ponta que e disponibilizada todos vao querer plugar nela para "testar" ou "ganhar dinheiro" com isso, por estar logo no comeco.

Eu sou old school e faco minhas pesquisas de codigo, bug ou referencias ainda pelo stackoverflow, esse fim de semana resolvi fazer as perguntas que faco para o Google diretamente para o chatgpt, e a qualidade e velocidade da resposta me impressionaram, caso eu nao esteja satisfeito com a primeira resposta, era so clicar novamente.

Um adendo interessante quando se comparar ao google, e que a google sempre teve um botao "estou com sorte" e quando voce clicava nele em vez de "Pesquisar" ele ja entrava na primeira pagina da resposta do que voce pesquisou, esse botao pra mim nunca teve muito sentido, porque eu queria ver o link de quem ta postando, a data, o titulo da postagem e afins... so que agora com o chatgpt onde voce simplesmente pesquisa e ele te traz a resposta ja estruturada, ai esse botao faz mais sentido, nao importa a fonte, mas sim o resultado.

1

A ideia de inteligência artificial eu acredito estar meio crua. “Com o passar do tempo, provavelmente hoje ou nos próximos três, cinco, 10 anos, esses engenheiros de software, se o trabalho deles é saber codificar... não acho que eles serão amplamente necessários”, disse Pengcheng Shi, reitor associado do departamento de computação e ciências da informação do Rochester Institute of Technology, ao New York Post. E eu concordo com o que ele diz e dou ênfase e complemento a sua afirmativa, os programadores "Ctrl + C, Ctrl + V", serão aos poucos, completamente substituídos pela IA desenvolvida pela OpenAI, afinal, em copiar e colar a IA é especialista, tendo em vista que a arquitetura do Chat GPT é baseada em uma rede neural chamada Transformers e consiste em gerar uma resposta autônoma com base no que ele encontrou na internet.

Hoje em dia eu acredito que ele seja mais para um assistente desenvolvedor do que para um substituto efetivamente de desenvolvedor. Eu mesmo já usei ele para me ajudar a consumir uma biblioteca escrita em PHP que serviria para enviar notificações ao aplicativo conectado ao Back-end e mesmo o Chat tendo toda a fama que tem e colocando tanta pressão, ele errava a todo momento, pedia desculpas e mesmo assim escrevia o mesmo código que escreveu a 10 min atras. Tudo bem que era uma coisa realmente muito específica, porém, tendo em vista todo o Hype que o Chat tem tido, eu achei que seria só mais um aprendizado para ele...

1

Cara eu tbm já venho a muito tempo cansado de tanto escutar sobre, até curso já estão vendendo sobre, é tenso mano, acho q acabou a criatividade como um todo, e a galera vai tudo no mesmo embalo, eu assisti dois podcasts esta semana que falaram sobre o tema, mas que me abriram bem os olhos do tamanho do problema que isso já está causando,

https://open.spotify.com/episode/2iPEAw4vOmkd0NE7lyANDL?si=d0c3a1986f804429&nd=1

https://open.spotify.com/episode/7biEEBT98liU6XTBgYbXDj?si=e83d5afb87fd42e8&nd=1

estes dois podcasts me fizeram abrir bem os olhos ao usar e mudou minha perspectiva como um todo sobre esta ferramenta

enfim, qualquer que seja a notícia mesmo sendo a mais magnifica possível, ouvir ela todos os dias é irritante realmente...

1

Cara, eu vejo tudo isso como parte da evolução social. Da evolução do ser humano. Não podemos olhar só pelo prisma da evolução tecnológica, está tudo interligado. O Chatgpt é uma tecnologia, que assim como todas as outras, visam trazer soluções e facilitar a vida humana como um todo. A vida é fluida, e sempre vai existir uma novidade, uma situação inesperada e, consequentemente, uma nova tecnologia. Acredito que a grande dificuldade que a IA enfrenta hoje é o fato de nao saber lidar com o livre arbítrio (questão filosófica importante )sendo incapaz de criar algo com autonomia própria sem antes ter passado por um crivo de validação humana. Ela é boa em reproduzir e talvez aperfeiçoar criações humanas, poupando tempo e nos possibilitando utilizar esse tempo para imersão casa vez maior em nossa subjetividade estimulando cada vez mais a nossa capacidade criativa. A tecnologia evolui, mas nós também evoluímos constantemente com ela. O chatgpt e qualquer outra nova tecnologia deve ser utilizado como uma ferramenta e não como uma muleta. Devemos utilizar os recursos que temos para expandir e não para nos limitar. E agora que eu, um humano, dotado de senso crítico pensei nisso a IA poderá interagir a partir do que eu criei e não o contrário.

0

Ta tudo indo no mesmo hype e a minha duvida é, o que eles ganham com isso?

Te devolvo com outra pergunta. Já pensou que talvez seja Você que não está vendo algo de valor nisso?

Tipo, se essas empresas enormes estão integrando ferramentas de IA como o ChatGPT, é porque eles vem algo de valor que podem ganhar.

Talvez você só esteja cansado, porque não conseguiu ver um valor útil ou pensar algo útil que use essas ferramentas de IA. E nesse ponto seguinte:

Só vai deteriorar a qualidade das coisas

As pessoas que não souberem usar IA a seu favor, e ficarem apenas reclamando sobre sua aparente "falta de qualidade", não farão a tecnologia evoluir e nem estarão de fato contribuindo com algo. E sinceramente, isso é o que me parece deteriorar a qualidade de algo...

Empresas estarem adotando ferramentas de IA como ChatGPT, só impulsionam a ferramenta para mais melhorias. Assim como toda tecnologia, nada é completamente perfeito no início, mas isso não quer dizer que deva só desistir e continuar na própria bolha.

1

Sim, empresas investem no que elas acham que vale a pena. Mas elas erram também, então somente o fato de estarem investindo não garante que será um sucesso. Investimento sempre é uma aposta, mas quantas apostam não floparam nas últimas décadas?

Claro que a tecnologia tem potencial, mas ainda tem muito hype absurdamente exagerado, na minha opinião. Se vai dar certo ou não, só o tempo dirá.

E estar cansado do hype excessivo é diferente de ser contra. Em geral sou a favor da evolução tecnológica (afinal, trabalho com tecnologia), mas não podemos deixar o deslumbramento cego se sobrepor à análise realista. Ferramentas como o ChatGPT podem ser muito úteis sim, mas temos que filtrar os aventureiros do hype e não achar que ela é a solução para todos os problemas (acho que como toda tecnologia, ela vai resolver alguns problemas e criar outros, e assim segue a humanidade...)

0

Excelente comentário, Thiago1Augusto1Zeferino, esse primeiro paragrafo me lembrei dos artigos de teoria economica e comportamental de Daniel Kahnemann do Livro Rápido e Devagar, o valor não é encontrado colocando na balança apenas fatores emocionais e individuais, essas empresas estão usando bilhões de parametros (175 bilhoes pra ser mais aproximado no caso do Chat GPT-4), gastanto outros bilhoes só que em doláres, fazendo alguns calculos complexos, coletando nossos dados e examinando o papel dos hiperparâmetros no treinamento de redes neurais modernas, com base no princípio da borda do caos.

Hype e até mesmo distração é estarmos discutindo a pagina inicial do Youtube recheado de clickbaits.

0

É um ótimo ponto a ser levantado, porém, o uso da ferramenta vai um pouco além se souber usar de fato. Geração de código, análise e outras funções são ótimas de serem usadas. Um code review, por exemplo, você pode definir padrões a serem analisados e até mesmo encontrar bugs no código de forma ultrarrápida, diminuindo consideravelmente um review de 15 minutos para 2-3 minutos. Claro que não estou falando de deixar tudo na mão da IA. Ainda é necessário uma breve análise após os apontamentos dela para ver se realmente faz sentido, mas no final da história, a ferramenta ainda é muito útil.