Discordo em partes. O "hype" do chatGPT nem vem tanto pela tecnologia de fato. Isso está sendo pesquisado há muitos anos e a gente vê muitos avanços fenomenais. Acontece que a OpenAI deixou isso MUITO acessível MUITO rápido, e a galera começou a ver um campo que era muito teória de um jeito mais palpável. As empresas adotarem isso ou não é muuuito corrida comercial, ninguém quer perder dinheiro.
Sobre deterioração de qualidade, acredito que isso vai do bom ou mau uso da ferramenta. Alguém que já escreve textos ruins ou mensagens ruins de commit e vai usar a IA para escrevê-las vai manter o seu padrão de qualidade (ou até melhore...), visto que a IA tem limitações. Quem já escrevia boas mensagens simplesmente utiliza como ferramenta e agiliza o processo. É isso que tenho sentido ao utilizar ele com base diária. Ele economiza muito do meu tempo em tarefas repetitivas, o que me permite focar em coisas mais complexas e que ele possui limitações.
Agora sobre o ponto do faça dinheiro com chatgpt é a mesma novela de sempre. A gente viu isso acontecer há meses atrás quando todo mundo vendia curso de programação pra ganhar 5k em 6 meses e quem entrou tá vendo hoje que a história não é bem assim. Vendedor de sonho fácil tem em qualquer tendência. Basta filtrar.