Executando verificação de segurança...
11

Empreender, sendo programador, pode ser mais simples do que imagina...

Considerando o fato de que prodemos colocar algorítimos para trabalhar para nós, nos permitiria dizer que, para nós, o empreendedorismo ainda é muito mais simples do que qualquer outra área.

A questão é que, de forma contraintuitiva, quanto mais estudamos e nos especializamos, mais podemos nos afastar dessa possibilidade, que, de longe, é a que melhor remunera desenvolvedor por hora trabalhada. Para empreender, você precisa de apenas uma fração do que o mercado de trabalho exige para te dar um emprego.

Meu caso, por exemplo, nunca fui interessante para o RH de empresas nas quais me candidatei, mas tenho um SAAS que me gera receita recorrente mensalmente desde 2019. E hoje, já quase não preciso codificar para ele, tendo essa renda gerada por um trabalho passado.

Outro ponto que venho considerando é que para empreender, basta que sejamos generalístas, polímatas...
Dominar um mínimo de áreas que se combinam é simples e é a receita para empreender.
O problema que vejo em algumas pessoas é que, de tão especializada que são, se tornal multi-ignorantes, tirando conclusões absurdas sobre possibilidades desconhecidas por elas.

Um exemplo muito interessante é quando um DEV fala sobre pagar imposto, que quando você empreende, tem que pagar imposto. Quando na verdade, o empreendedor não paga imposto, mas sim recolhe (e tem uma grande diferença). O imposto não chega para você de surpresa... Existe uma coisa que se chama alíquota, em cima da sua atividade, você sabe o quanto pagará, que é um valor exato (um percentual em cima do seu faturamento). Aí vem uma outra coisa que se chama precificação, na qual você planeja o preço que cobrará para entregar um produto ou prestar um serviço e, neste cálculo, você definirá um lucro mínimo que deseja ter em cada pagamento e, sabendo dos seus custos por pagamento recebido e o imposto, você consegue chegar no preço que precisará cobrar do seu cliente.
E é simplesmente isso, quando você empreende, você não tem custos ou impostos, você repassa para o seu cliente os seus custos, o imposto e o seu lucro, tudo junto no preço do seu produto ou serviço. Para muitos isso é complexo, complicado de entender porque você nunca teve tempo de analisar minimamente essa possibilidade, pois estava muito ocupado trabalhando e estudando para satisfazer o mercado.

Em outros posts meus já falei, que empreendo usando uma hopegagem convencional, daquelas com CPANEL, com um software PHP + MYSQL. Quando comecei, quase não dominava padrões de projetos e a minha hospedagem era a compartilhada (a mais barata que tinha rsrs).
Estou longe de ser um super programado, o que me levou onde estou foi justamente a decisão de parar de estudar e começar a executar algo.

Falando mais um pouquinho sobre complicar algo simples, estudo vs execução e especialidade vs multi-ignorância:
Uma coisa na qual também precisei fazer uma escolha, foi sobre estudar e implementar algo relacionado ao aumento da disponibilidade dos serviços, escala ou iniciar prospecção de mais assintantes.
Em algum momento, posso ter pendado algo como "Vou garantir que minha aplicação suporte muito mais cliente e então começarei a correr atrás deles". Parece fazer sentido, mas não é o caso e ainda bem que não foi o que fiz.
Uma orientação que recebi de um mentor foi "deixe para pensar na escala quando você precisar dela".
Ao invés de me especializar ainda mais na tech, começar a dominar a computação cloud, devops, serveless etc., eu aprendi processo de vendas e a captação de clientes com a Gestão de Tráfego. Emergi tanto nessa área que até presto este serviço para empresas de outros seguimentos e pude ver o quanto era ridiculamente simples conseguir clientes...

Não acredito que pode ser considerada uma ciência exata, pelo fator humano, que precisa decidir sobre algo, porém, na prática, é como se realmente fosse algo muito exato e preciso. Existem técnicas de escrita, uso da tonalidade vocal que estimula a pessoa a tomar a decisão que precisamos. Com o decorrer do processo, todas as decisões são tomadas em cima de estatísticas.
Exemplo: A gente iniciou um processo de captação que exigiu determinado investimento, que, desse investimento, tivermos a visibilidade de um determinado número de pessoas, em que um determinado percentual delas se transformou em clientes.
A partir dessa primeira ação, as demais serão previsíveis baseadas na regra de três:
X está para Y, onde X é o investimento e Y é o retorno gerado (pode ser o faturamento recorrente mensal ou anual que os clientes alcaçados te proporcionarão).
Se em uma ação seguinte você colocar 5X, sua previsão será de 5Y. E também, não é nada complexo identificar, com um nível de detalhes um pouco maior, o que você fez na primeira ação, que, se nesta primeira ação, você trabalhou uma certa variedade de testes (oferta, comunicação, público etc.) você pode encontrar caminhos ainda mais interessantes...
Exemplo: Digamos que você fez um software e distribuiu para públicos diferentes, dividando igualmente a quantia para cada um desses públicos.
Pode ter um público que não vai te trazer retorno nenhum...
Pode ter um que vai te trazer apenas um assinante.
E pode ter um específico que se destacou, te trouxe o maior número de clientes.
Você não precisa se um especialista em marketing ou vendas para decidir que, para a sua segunda rodada de captação, você não vai continuar com o público que não gerou retorno nenhum e que naquele público em que teve mais resultados (mais clientes pagantes) é que você vai colocar a maior parte dos seus recursos.
(E acredite, vejo muito especialista em marketing que não entende isso e acha que o sucesso dele é medido pela quantidade de seguidores alcançados nas redes sociais).

Espero conseguir abrir a mente de alguém com este post. Caso tenha ainda sinta alguma dificuldade de entender, comenta com a sua questão, que posso compartilhar o meu olhar sobre as dificuldades que trouxerem (baseado na minha vivência).

Se quiser falar de negócios, tirar algo do papel ou testar coisa nova para distriuir o que tem, me envie um DM:
@charlesandersonwd

Veja também alguns posts que falei da minha experiencia aqui no tabnews:

Requisitos para ter uma renda recorrente com um software simples 🚀

Renda Mensal Recorrente com Software:
v005 - Lucro líquido de 1k/semanal, só com Front-end

v004 - Tráfego pago e Copywriting

v003 - O que realmente precisei no começo, o que ajudou e o que não fez falta

v002 - Iniciando do zero aos primeiros R$2000 mensal

v001 - Renda Mensal Recorrente com Software

Carregando publicação patrocinada...
3

Opa Charles, bom dia! Infelizmente tem uma galera dev que tem uma visão muito torta sobre empreender, a uns tempos atrás fiz um post falando sobre o poder que temos na mão como programador e o porque a maioria dos dev's não empreendem.
Tomei muito hate com isso, mas mantenho minha visão de que todo programador deveria empreender, isso expande nossa visão para um todo em relação a negócios, vendas, marketing, clientes, etc.

Muito bom o seu conteúdo, continue postando, tem nos ajudado bastante.

2

Sério?
Qual o link do seu post?

É complicado mesmo...
Em algumas redes sociais minhas já compartilhei algumas coisas que as reações são totalmente inesperadas, ainda mais que, a gente que compartilha uma visão diferente do padrão, normalmente acaba colocando para fora o que gostariamos de ter tido acesso la no começo da nossa jornada, pois sabemos o valor que tem. Mas não são todas as pessoas que estão preparadas para o novo.

mas mantenho minha visão de que todo programador deveria empreender, isso expande nossa visão para um todo em relação a negócios, vendas, marketing, clientes, etc.

Com certeza!
Super concordo!
Pode não ser o caminho que vai nos moldar para as oportunidades de emprego, mas, sem dúvida, é um caminho que nos liberta delas, nos expondo a, por exemplo, oportunidades de sociedades ou de simplesmente ter uma renda recorrente com um software já feito e não em cima das horas de codificação.

2
2

Rapaz, gostei da tua publicação. Corajosa, inclusive. O modo como falou, tem muita gente que não aceitaria muito bem haha. Eu estou começando a empreender na área de Marketing agora. Montei uma Agência junto com alguns amigos, e está dando certo, apesar de estarmos começando. Mas, é sobre ter força de vontade e pôr a mão na massa! Eu sou dev também, e pretendo juntar as duas coisas em algum momento. É isso aí, obrigado pela postagem. Vai servir de inspiração para eu continuar nesse caminho haha!

2

Pois é, né!?
Tem uma galera que não está preparada para certas informações 😅

E é sobre isso, é só executar...
só colocar a mão na massa e seguir que dará bom!

Para juntar as duas coisas não terá muito mistério. Se, hoje, você interagir o máximo que puder com os clientes da sua agência, você vai conseguir mapear os principais problemas que eles e outras empresas do nicho possuem.
É outra forma de facilitar o processo...
Seu cliente diz qual o principal problema que ele e as outras empresas do nicho possuem. Você propõe a solução, e começa a desenvolver depois de ter um minimo de validação de que o público vai comprar.

Em outras palavras, ao invés de fazer algo para vender, você faz algo que as pessoas querem comprar.

E essa proximidades dos seus clientes, de bônus, vai melhorar ainda mais a experiência deles com um atendimento diferenciado e que ninguém faz (aumentará seu LTV e Indicações).

1

Muito bom, é isso aí mesmo. Boa ideia, ver alguma dificuldade e problema dos clientes, e trazer uma solução em código para isso. É o que buscarei fazer!

1

Isso aí...
Inclusive, vejo duas opções:

  1. Gerando uma demanda.
    Certamente já teve algum serviço que você precisou indicar para o seus clientes, para melhorar os resultados deles. Tem serviços que nem precisam ser tão completos quanto os disponíveis no mercado. Da para fazer uma versão enxuta e direcionada ao seu nicho. Ao invés de assinar algum serviço de outra empresa, ele assina o seu.

  2. Identificando um problema
    É só entender como sãos os processos deles, principalmente os internos. Tudo que possivel otimizar, gerando economia de tempo e facilidade no acesso à informação, que possa viabilizar melhores decisões e, consequentimente, mais lucro para o cliente pode ser uma oportunidade.

1

vejo muito sobre isso em geral, e tenho a seguinte duvida, tem como utilizar trafego pago com bem pouca renda apenas pra testar? tipo usar 15 reais por mes nos dois primeiros meses pra ver como funciona, vale a pena estudar trafego pago e copywriting ou é melhor focar nas outras coisas?

1

Li teus outros artigos e já obtive a resposta.
Preciso focar nos outros primeiro, trafego pago e copywritting sao a ultima etapa pra empreender

1

Não necessariamente a última.
Você não precisa ter um software pronto para validar a demanda dele.

Uma possibilidade é você escrever algumas ofertas, simular a captação e avaliar o retorno que terá...

Se tiver leads por um custo bom, sendo pessoas muito interessadas no projeto, você pode, em seguida, seguir o desenvolvimento com muito mais segurança de que será vendido.

O meu SAAS, só comecei a desenvolver quando tive o comprometimento das minhas duas primeiras clientes.

1

O minimo para anunciar é 6 reais ao dia. Para poder fazer um teste válido, recomendo que anuncie pelo mês inteiro, investindo pelo menos 10 reais ao dia (por anúncio).

Na primeira semana pode variar bastante (formato da midia, comunicação, público etc.) em torno de 5 a 10 anúncios.
Depois da primeira semana, pode manter só os anuncios que tiveram o melhor resultado.

É exatamente assim que faço em projetos novos...

1

Vale uma dica a mais... Quando você cria uma conta (não sei se só vale para contas profissionais ou não) no Google, e acessa o Google Ads, ele costuma te dar um teste gratuito para usar o tráfego pago da própria Google (e aí, tem como anuncia no Youtube, Google, e demais serviços da empresa).

1

Obrigaod! Por compartilhar essa experiência! A faculdade (ADS) abriu os meus olhos para empreender, mas como vc falou com o tempo trabalhando e me especializando acabei por esquecer essa ideia. Atualmente estou querendo fazer um sistema para vendas de produtos personalizados. Espero que esse projeto quebre algumas barreiras que eu tenho, tanto técnicas como de negócios

1

Essas barreiras eu quebrei durante o processo mesmo.
Essas barreiras eu quebrei durante o processo mesmo...
Tudo relacionado a parte tec aprendi resolvendo os bugs do meu probjeto, conforme surgiam rsrs
Com relação a negócios, vendas, aprendi conforme a necessidade também.

E é só execurar...

1

Vou desenvolver um MVP e colocar em produção e esperar os bugs rsrsrs. Vc teria algumas dicas sobre a parte de negócios?

1

Falando de codificação, você pode começar a fazer uma estrutura que sirva de base para qualquer projeto que tenha.
(controle de usuários, autenticação, assinatura, planos/permissões etc.)

Antes de codificar o MVP em si, você pode modelar as telas e experimentar conversar com alguns clientes...
Como saca de ads, pode testar alguns anúncios, para avaliar o potencial da captura de leads...

Quanto mais gente afirmar que vai comprar a solução, mais seguro você fica de seguir a adiante.

Antes de codificar o meu, eu marquei uma reunião com minhas duas primeiras clientes (eram amigas e foi junto com as duas), como se fosse para um projeto sob demanda. Minha ideia foi justamente mapear a necessidade delas e depois ter um produto validado e empacotado para distribuir para as outras que viessem.

Resumindo: Da para investir nosso tempo para fazer algo que alguém já confirmou que vai pagar para usar ao invés de fazer algo e depois ver se vende 👊😉

1

Estou fazendo template para frontend e backend, para que fique facíl comprovar ideias. Vou terminar e seguir as outras dicas, obrigado por elas!!

1
1

Gosto bastante dos relatos dos empreendedores aqui do tabnews. Eu tenho muita vontade de empreender, mas tenho muito receio que minha capacidade técnica não seja o suficiente. Eu sei que precisa saber sobre vendas, marketing e etc. Mas não consigo parar de pensar em o quão ruim o meu produto pode ficar. Enfim... Obrigado pelos relatos, tem me motivado a saber mais sobre empreendedorismo em software.

2

Eu comecei sabendo apenas PHP e MySQL, hospedando meu SAAS em uma hospedagem compartilhada, sem conhecer muito sobre padrões de projetos e achando que entendia orientação a objeto.

Com meu software em produção e clientes reladando bugs que fiz meu produto melhorar, melhorando junto a minha capacidade técnica, e com o retorno financeiro gerado que também investi no conhecimento que precisava.

Muita coisa também, com cursinho não adianta se não tiver a prática...

E não , a ideia é só fazer...
Faça feito, não perfeiro...

1
1

Simplesmente comece!
Não espere aprovação de ninguém, apenas execute.
No caminho da para se achar...
Um ponto importante quando for investir seu tempo em uma solução, foque no problema e não no produto.

Quando comecei, tive o comprometimento nas minhas clientes antes mesmo do produto existir, porque o que esta sendo elaborado tinha a finalidade de resolver os problemas que elas estavam tendo sobre desperdício de tempo e acesso as informações.

Basicamente é isso 😉🚀