Empreender, sendo programador, pode ser mais simples do que imagina...
Considerando o fato de que prodemos colocar algorítimos para trabalhar para nós, nos permitiria dizer que, para nós, o empreendedorismo ainda é muito mais simples do que qualquer outra área.
A questão é que, de forma contraintuitiva, quanto mais estudamos e nos especializamos, mais podemos nos afastar dessa possibilidade, que, de longe, é a que melhor remunera desenvolvedor por hora trabalhada. Para empreender, você precisa de apenas uma fração do que o mercado de trabalho exige para te dar um emprego.
Meu caso, por exemplo, nunca fui interessante para o RH de empresas nas quais me candidatei, mas tenho um SAAS que me gera receita recorrente mensalmente desde 2019. E hoje, já quase não preciso codificar para ele, tendo essa renda gerada por um trabalho passado.
Outro ponto que venho considerando é que para empreender, basta que sejamos generalístas, polímatas...
Dominar um mínimo de áreas que se combinam é simples e é a receita para empreender.
O problema que vejo em algumas pessoas é que, de tão especializada que são, se tornal multi-ignorantes, tirando conclusões absurdas sobre possibilidades desconhecidas por elas.
Um exemplo muito interessante é quando um DEV fala sobre pagar imposto, que quando você empreende, tem que pagar imposto. Quando na verdade, o empreendedor não paga imposto, mas sim recolhe (e tem uma grande diferença). O imposto não chega para você de surpresa... Existe uma coisa que se chama alíquota, em cima da sua atividade, você sabe o quanto pagará, que é um valor exato (um percentual em cima do seu faturamento). Aí vem uma outra coisa que se chama precificação, na qual você planeja o preço que cobrará para entregar um produto ou prestar um serviço e, neste cálculo, você definirá um lucro mínimo que deseja ter em cada pagamento e, sabendo dos seus custos por pagamento recebido e o imposto, você consegue chegar no preço que precisará cobrar do seu cliente.
E é simplesmente isso, quando você empreende, você não tem custos ou impostos, você repassa para o seu cliente os seus custos, o imposto e o seu lucro, tudo junto no preço do seu produto ou serviço. Para muitos isso é complexo, complicado de entender porque você nunca teve tempo de analisar minimamente essa possibilidade, pois estava muito ocupado trabalhando e estudando para satisfazer o mercado.
Em outros posts meus já falei, que empreendo usando uma hopegagem convencional, daquelas com CPANEL, com um software PHP + MYSQL. Quando comecei, quase não dominava padrões de projetos e a minha hospedagem era a compartilhada (a mais barata que tinha rsrs).
Estou longe de ser um super programado, o que me levou onde estou foi justamente a decisão de parar de estudar e começar a executar algo.
Falando mais um pouquinho sobre complicar algo simples, estudo vs execução e especialidade vs multi-ignorância:
Uma coisa na qual também precisei fazer uma escolha, foi sobre estudar e implementar algo relacionado ao aumento da disponibilidade dos serviços, escala ou iniciar prospecção de mais assintantes.
Em algum momento, posso ter pendado algo como "Vou garantir que minha aplicação suporte muito mais cliente e então começarei a correr atrás deles". Parece fazer sentido, mas não é o caso e ainda bem que não foi o que fiz.
Uma orientação que recebi de um mentor foi "deixe para pensar na escala quando você precisar dela".
Ao invés de me especializar ainda mais na tech, começar a dominar a computação cloud, devops, serveless etc., eu aprendi processo de vendas e a captação de clientes com a Gestão de Tráfego. Emergi tanto nessa área que até presto este serviço para empresas de outros seguimentos e pude ver o quanto era ridiculamente simples conseguir clientes...
Não acredito que pode ser considerada uma ciência exata, pelo fator humano, que precisa decidir sobre algo, porém, na prática, é como se realmente fosse algo muito exato e preciso. Existem técnicas de escrita, uso da tonalidade vocal que estimula a pessoa a tomar a decisão que precisamos. Com o decorrer do processo, todas as decisões são tomadas em cima de estatísticas.
Exemplo: A gente iniciou um processo de captação que exigiu determinado investimento, que, desse investimento, tivermos a visibilidade de um determinado número de pessoas, em que um determinado percentual delas se transformou em clientes.
A partir dessa primeira ação, as demais serão previsíveis baseadas na regra de três:
X está para Y, onde X é o investimento e Y é o retorno gerado (pode ser o faturamento recorrente mensal ou anual que os clientes alcaçados te proporcionarão).
Se em uma ação seguinte você colocar 5X, sua previsão será de 5Y. E também, não é nada complexo identificar, com um nível de detalhes um pouco maior, o que você fez na primeira ação, que, se nesta primeira ação, você trabalhou uma certa variedade de testes (oferta, comunicação, público etc.) você pode encontrar caminhos ainda mais interessantes...
Exemplo: Digamos que você fez um software e distribuiu para públicos diferentes, dividando igualmente a quantia para cada um desses públicos.
Pode ter um público que não vai te trazer retorno nenhum...
Pode ter um que vai te trazer apenas um assinante.
E pode ter um específico que se destacou, te trouxe o maior número de clientes.
Você não precisa se um especialista em marketing ou vendas para decidir que, para a sua segunda rodada de captação, você não vai continuar com o público que não gerou retorno nenhum e que naquele público em que teve mais resultados (mais clientes pagantes) é que você vai colocar a maior parte dos seus recursos.
(E acredite, vejo muito especialista em marketing que não entende isso e acha que o sucesso dele é medido pela quantidade de seguidores alcançados nas redes sociais).
Espero conseguir abrir a mente de alguém com este post. Caso tenha ainda sinta alguma dificuldade de entender, comenta com a sua questão, que posso compartilhar o meu olhar sobre as dificuldades que trouxerem (baseado na minha vivência).
Se quiser falar de negócios, tirar algo do papel ou testar coisa nova para distriuir o que tem, me envie um DM:
@charlesandersonwd
Veja também alguns posts que falei da minha experiencia aqui no tabnews:
Requisitos para ter uma renda recorrente com um software simples 🚀
Renda Mensal Recorrente com Software:
v005 - Lucro líquido de 1k/semanal, só com Front-end
v004 - Tráfego pago e Copywriting
v003 - O que realmente precisei no começo, o que ajudou e o que não fez falta