Executando verificação de segurança...
9

Tech layoffs ou overhiring? Um grafico que pode explicar isso.

Eu costumo ler muito artigos pela web e me deparei com este belo grafico que coloca pra mim uma nova perspectiva sobre a ideia que esta havendo um gigante layoff.

Tech Layoffs

Observamos que a microsoft por exemplo, contratou 77k pessoas entre 2021-2022, e apos isso colocou em layoff 10k.

E ai?
Layoff ou overhiring?
Deixe sua opniao! =)

Carregando publicação patrocinada...
2

Nossa, que assunto interessantíssimo!
Não sou desenvolvedor, mas atuo na área de business no mercado de tecnologia. Vendo de fora este movimento, na minha opinião, está superestimado. Concordo com a opinião de overhiring. Parece que há uma bolha, principalmente por dois fatores:
1 - As empresas não sabem contratar e tecnologia é um assunto nebuloso: muitas empresas tiveram que adaptar seus negócios e isso envolve contratar profissionais de tecnologia. Porém, saber contratar é um ponto interessante, pois a dificuldade de avaliar a real necessidade do negócio dificulta muito em procurar o profissional correto. É só colocar um monte de jargões no CV que recrutadores caem matando.
2 - A pandemia e outros fatores aceleraram a transformação digital: muitos negócios tiveram que se digitalizar. E rápido. E não estou falando de pequenos negócios. E, por conta disso, volto ao tema numero 1: as empresas não sabem contratar.

2

Seu comentário é muito interessante, mas acredito ser uma mescla das duas opiniões apresentadas empresas de tecnologia são famosas por iniciarem projetos que às vezes raramente vão para frente, acredito que para suprir a necessidade de novos trabalhadores ocorreu um excesso de contratação nas empresas.
Durante a pandemia, inúmeras vagas, foram gerados, o que permitiu que pessoas sem conhecimento suficiente, ou melhor, experiencia fossem alavancados a cargos superiores e de alto salários em diversas empresas. Com isso, empresas que apresentavam requisitos de alto nível para participação começaram a contratar funcionários de uma maneira menos criteriosa devido à falta de trabalhadores. O que levou ao pós-pandemia e a queda de demanda ao acúmulo de funcionários com alto salários em empresas que, simultaneamente, experimentam uma queda de faturamento com o declínio da demanda, resultando então na situação que observamos hoje. Uma “faxina” cruel dos “altos salários” dos trabalhadores para posteriormente ré-contratarem uma parte por salários menores.

1

Estou no meio de caminho em concordar contigo :)

Eu concordo que a demanda por transformação digital aumentou muito durante a pandemia.

Mas queria explorar a frase "as empresas não sabem contratar".

Tipo, qual é o "algoritmo" pra um empresa implementar para ela entrar no grupo de "saber contratar"?

2

Complementando, vi outros dois gráficos interessantes que abordam a mesma leitura, mas que também mostram que não é tão grave quanto parece, pelo menos se pensarmos em sobre-contratação percentual.

São layoffs de fato grandes, mas se analisados em termos percentuais, nem se comparam às contratações de quando a pandemia tava bombando.

Detaque para a Amazon, cujos layoffs somam alguns milhares, mas que são imperceptíveis em termos percentuais. Isso talvez se dê pq a Amazon também opera com varejo e contratou muita gente operacional (não-tech). Essas contratações não são tão voláteis, ou seja, subiram muito durante a pandemia para dar conta da demanda e manteve esse pessoal contratado quando o dinheiro fácil secou.

1

excelente gráfico e excelente análise. Eu já tinha noção de que esse layoff era resultado da pandemia. O gráfico confirmou.
olhando agora dá ora dizer que a Microsoft dispensou pouco com os 10k.

1

Acho que seria interessante também ter os dados de demissões no mesmo período de contratação para um comparativo simples. Se as empresas estavam crescendo, normal terem um hiring grande. Em geral, acredito (sem dados, só por empiria mesmo) que as demissões sejam menores que as contratações. Em resumo, só a quantidade de demissões em 2023 não me dá muita noção do que estamos avaliando.

1

excelente gráfico e excelente análise. Eu já tinha noção de que esse layoff era resultado da pandemia. O gráfico confirmou.
olhando agora dá ora dizer que a Microsoft dispensou pouco com os 10k.

1

Ótimo gráfico. Na pandemia a quantidade de contratações cresceu muito pelo aquecimento de ecommerces e pela quantidade de pessoas em casa com acesso a internet.
Após esse boom da pandemia e com a estabilização do cenário mundial, as coisas tem voltado a ao eixo, por isso as baixas em diversas empresas de tecnologia.

Acredito realmente ter sido overhiring.

As empresas estavam operando alavancadas e elas já sabiam que esse momento chegaria