Executando verificação de segurança...
2

[GRADUAÇÃO] Dúvida sobre qual curso escolher (De novo essa pergunta, eu sei)

Olá, galerinha do bem ^^
Dando um contexto rápido: eu fiz o ENEM 2023 e conquistei uma nota decente para Engenharia de Software em uma pública do Amazonas (estado onde vivo), via SiSU. Porém, já estou pensando em um plano B, e acredito que na rede privada também conseguiria uma bolsa de 100% em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação. Eu já estou no 2º período de ADS, modalidade EAD, e estagiando em uma companhia de software de gestão ERP, como Suporte de TI.
Sei que com o CREA terei licença para assinar projetos e tals, além de um bacharel ser melhor para Concurso Público e vagas no exterior, mas minha única dúvida é se faz tanta diferença ser uma Engenharia ou Ciência da Computação no mercado de trabalho brasileiro e externo.

É isso, gente. Se puderem me elucidar melhor, agradecerei ^^ <3

Carregando publicação patrocinada...
5

Se a faculdade é por causa do diploma, então escolha o curso mais genérico.

Pensando assim, dentro das engenharias seria algo como:
Sim: Civil, Elétrica, Mecânica, Química, Ambiental, Agronômica, Produção.
Não: Controle e Automação, Petróleo, Minas, Eletrônica, Telecom, Sanitária, Acústica, Automotiva, Aeroespacial, Pesca, Naval, Nuclear, Automotiva, Segurança do Trabalho (é uma pós graduação se fizer qualquer engenharia ou arquitetura).

A faculdade é muito custosa e demorada para fazer um curso muito nichado. Já vi diversos casos de profissionais com esse curso específico que na hora de serem responsáveis por projetos não podem ser por uma mera classificação de um órgão burocrático. O mesmo ocorre para a inscrição em concursos.

0
4

Estou no último ano de Engenharia da computação pela Univesp, e no caso específico de engenharia o Crea exige disciplinas de Física além de calculo que é obrigatório em qualquer uma de exatas. Na Univesp Engenharia da computação tem foco maior em IOT.
Ciencia de dados é mais voltado pra parte científica que envolve probabilidade e estatísticas.
Sistemas de Informação é voltado pra Sysadmin e devops, engloba administrar sistemas e segurança.
Engenharia de Software é entrega de produto e qualidade de software.

0

Muito obrigado pela informação do Crea, amig@
Vou consultar os veteranos sobre o foco dos cursos nas Universidades daqui. Tmj ^^

4

Eu não consigo entender por que alguém deixeiria de estudar em uma boa universidade pública para fazer um particular, mesmo com uma bolsa não faz sentido.

Para o mercado não existe absolutamente nenhuma diferenciação entre os profissinais, seja formado, em matemática, ciencia da computação ou até qualquer engenharia, a única coisa que importa é uma graduação de exatas. Claro alguns cursos vão dar uma base nos fundamentos da computação muito melhores que outros, mas ai já outro história...

1

Bem, a minha dúvida não é sobre instituição de ensino, mas sim sobre o curso.
Gratíssimo pelo esclarescimento sobre o mercado de trabalho :)

2

Vc não precisa de Crea para atuar como engenheiro de software. Denominações são bem fluidas no mundo da TI: arquitetos se software nao estudaram arquitetura, cientistas de dados não necessariamente são doutores em algo.

Se vc quer atuar em TI, qualquer um desses cursos que vc citou vão te ajudar.

2

Show! Eu realmente estava com o CREA martelando na minha cabeça, mas nunca vi ninguém falando que precisou disso para trabalhar. Obrigado, amig@ :)

1
1
1

Na prática não faz muita diferença Vivih. Muito menos ter CREA em TI.

O que muda na prática é uma parte de grade, por exemplo, engenharia de software de modo geral entra mais uma base de calculo a mais que as outras, ciencia entra um pouco mais a fundo em infra, compiladores, e SI/ADS entra uma base administrativa.

No fim, pro mundo real e mercado de trabalho não faz diferença nenhuma pq vai ter que estudar muito, mas muito por fora da faculdade. Então faça o curso que mais te agrade em relação a grade.

1
-1