Executando verificação de segurança...
5

Mercado de trabalho Java X C#

Bem, não sei como poderia começar esse texto. Isso é um pouco sobre desabafo de um jovem na programação.

Sempre gostei da área backend e do sistema operacional Linux, não gostaria de desenvolver aplicações em Windows. Pesquisando sobre a linguagem apenas Java veio na primeira pesquisa.

Tenho bons conhecimentos em Java, principalmente com framework Spring. Desde o início do ano fiquei perdido e confuso por conta da empregabilidade da linguagem.

Pesquisando em minhas fontes, tive uma contagem maior sobre pleno e sênior, pouco junior. Isso me deixou triste e frustrado um pouco. Desde junho deste ano estou receoso em alterar meus estudos para ecossistema .NET, pois a contagem de empregabilidade junior é bem grande. Receoso por conta do Windows.

Muitas pessoas desenvolvedores .NET, comenta que muito dificilmente o mercado de trabalho usa Linux com .NET (por mais que se tornou multiplataforma). Visual Studio é um pouco pesado em comparação com Visual Studio Code. Visual Studio Code é menos produtivo, pois não poderá desenvolver WinForm.

As vezes penso sobre meus conhecimentos que adquiri em Java, poderia muito bem aplicar para alguma vaga .NET (estou procurando estágio/Junior) e não sei, isso seria uma boa ideia?

Durante esse tempo todo fiquei perdido em optar por qual dos ecossistema e tive dias frustrados. Nunca pensei em perder quase 4 meses em dúvida sobre ecossistema de tecnologia, sendo que importa é os conceitos adquiridos.

O meu objetivo não é espalhar briga sobre qual ecossistema é melhor, pois sei que ambos são muito bons. O objetivo é sobre mercado de trabalho não ser tão saturado e ter poucas vagas Júnior. Nunca pensei em ver Java nessa situação, pois sempre dizem que é a melhor linguagem para entrar no mercado de trabalho? Tô vendo apenas pleno e sênior.

Uma dúvida sobre o mercado de trabalho: A maioria das empresas utiliza Windows ou Linux? Há seis meses que uso Linux e me apaixonei.

Carregando publicação patrocinada...
2

Ninguém sabe ao certo. Existem percepções. Não há dados que comprovem nada.

Não parece ter uma diferença muito grande entre elas. Eu acho que Java tem mais vagas. Mas também acho que tem bem mais programadores Java que C#, o que, se eu estiver certo, tem mais vagas disponíveis para C#. Ainda que possa ter menos anúncios. Minha percepção é que C# preenche as vagas de forma mais discreta que Java (networking).

Reforço, tudo isso é minha percepção. Ela é bastante ampla e eu observo vários aspectos, não pego só a primeira impressão.

Não é verdade que .NET não é tão usado no Linux, cada ve mais está sendo usado, mas é mais para web. Na verade as pessoas quase que só andam usando web. Uma pena. Em Linux Java parece ser mais usada mesmo, entre as duas. Na verdade vejo linguagens de script ganharem fácil nesse ambiente. Em desktop eu tenho quase certeza que C# ganha fácil de Java.

Em desktop, a maioria esmagadora das empresas usam Windows. Em servidores a maioria usa Linux.

Eu ainda vou falar muito sobre o mercado de trabalho porque vejo que existem muitos mitos sobre isso. Não só de quem está entrando, que é bem generalizado, mas até mesmo de pessoas experientes que aprenderam errado, ouvem muita gente falando errado, e por isso treinaram o erro. Assim o que elas fazem é o erro. Por isso não treine o erro.

Por falta de informação adequada os mais jovens costumam ter percepções bastante equivocadas e acabam não sabendo o que fazer. Não cabe tudo o que preciso falar aqui, mas esta pergunta é uma que me ajudará produzir um conteúdo sobre isso.

Mas tenha em mente que ninguém sabe o que é bom para você. Até porque ninguém sabe se tomará todas decisões certas. Uma grande decisão certa pode ser totalmente prejudicada por diversas pequenas decisões erradas.

E lembre-se que desenvolver softwares é criar soluções. É tomar decisões o tempo todo. Precisa pesquisar todas as informações e fazer escolhas. Comece treinar isso. Não dependa de ninguém.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

o Java possui muitas vagas relacionado ao mercado de trabalho, mas algumas diferentes: possui pouco junior. C# possui uma grande diferença no RS, que possui bastante vaga de Junior e estágio.

Mas não sei, tenho meus motivos pra gostar de .NET, começando pela proprietária que não é a oracle. mas tive/tenho um certo preconceito .NET relacionado ao windows.

2

Essa classificação de júnior e afins é um dos mitos que as pessoas aprenderam errado. Já falei sobre, mas vou consolidar tudo em um lugar só.

1
2

Eu vou responder isso mais pra frente no meu canal. Mas sua suposição faz sentido e de fato até existe isso. Já trabalhei em lugar que tinha Júnior I, II, III, depois Pelo, I, II, III, etc. Porque isso foi criado para diferenciar salários, onde não pode pagar valores dierentes para o mesmo cargo. Aí o RH começou usar isso em anúncios. E a índústria pegou isso do RH. Nunca significou nada de útil. Poderia significar, mas nunca ninguém quis assim.

1
1
1
2

Bom, acho que devia repensar alguma coisa, na vdd seu texto ja é bem uma reflexão, me lembra aquele famoso discurso do Steve Jobs que resumidamente trabalhamos para o usuário final e não para os programadores

Você dominar Linux é ótimo mas se prender a ele nao é vantagem, a maioria esmagadora das empresas usam Windows no seu Business, você vai encontrar Linux no data center (se exititr), eu inclusive tenho certificação Microsoft mas meu notebook está com Ubuntu.

A mensagem que quero deixar é: se você ser especialista em alguma tecnologia não te obriga a se prender a ela.

Você achou seu caminho no segundo parágrafo do seu texto, migre para .Net, salário bom é o que paga as contas, você vai ser especialista em Windows e Linux.

1
1

Entrei recentemente em uma empresa e tudo lá é C# e realmente todos utilizam windows inclusive eu, mas somente nosso tech lead usa Linux, a empresa te manda a máquina com windows mas se vc quiser pedir Linux é só pedir o fato é que todo mundo ou usa o git bash como terminal ou faz como eu e instala o wls pra ter terminal linux no windows e funciona bem de mais. Agora sobre o Visual Studio ninguém usa, isso foi novidade pra mim, todos usam o vc code com as configs rodar C#.

1

Impressionante isso sobre ninguem utilizar Visual Studio! O que dificulta pra mim o windows e saber se o notebook com 8gb de ram, com i7 aguenta Windows 10 + wls, por que é pesado.

Por outro lado, linux e muito bom por conta dos container. provavelmente apenas irei desenvolver aplicações web.

2

Tudo que você faz no Linux você faz no Windows, com a vantagem de poder rodar o Linux dentro dele. Pode escolher o que quiser, mas faça isso com todo o conhecimento.

Eu rodo o VS full em um notebook podre. Não é a melhor coisa do mundo, mas roda razoavelmente. Claro que prefiro rodar no desktop que é um avião.

1

Talvez não usem o Visual Studio, por este ser pago (tem a versão community, que creio que não pode ser usada em empresa)... VS Code é gratuito.