Mercado de trabalho Java X C#
Bem, não sei como poderia começar esse texto. Isso é um pouco sobre desabafo de um jovem na programação.
Sempre gostei da área backend e do sistema operacional Linux, não gostaria de desenvolver aplicações em Windows. Pesquisando sobre a linguagem apenas Java veio na primeira pesquisa.
Tenho bons conhecimentos em Java, principalmente com framework Spring. Desde o início do ano fiquei perdido e confuso por conta da empregabilidade da linguagem.
Pesquisando em minhas fontes, tive uma contagem maior sobre pleno e sênior, pouco junior. Isso me deixou triste e frustrado um pouco. Desde junho deste ano estou receoso em alterar meus estudos para ecossistema .NET, pois a contagem de empregabilidade junior é bem grande. Receoso por conta do Windows.
Muitas pessoas desenvolvedores .NET, comenta que muito dificilmente o mercado de trabalho usa Linux com .NET (por mais que se tornou multiplataforma). Visual Studio é um pouco pesado em comparação com Visual Studio Code. Visual Studio Code é menos produtivo, pois não poderá desenvolver WinForm.
As vezes penso sobre meus conhecimentos que adquiri em Java, poderia muito bem aplicar para alguma vaga .NET (estou procurando estágio/Junior) e não sei, isso seria uma boa ideia?
Durante esse tempo todo fiquei perdido em optar por qual dos ecossistema e tive dias frustrados. Nunca pensei em perder quase 4 meses em dúvida sobre ecossistema de tecnologia, sendo que importa é os conceitos adquiridos.
O meu objetivo não é espalhar briga sobre qual ecossistema é melhor, pois sei que ambos são muito bons. O objetivo é sobre mercado de trabalho não ser tão saturado e ter poucas vagas Júnior. Nunca pensei em ver Java nessa situação, pois sempre dizem que é a melhor linguagem para entrar no mercado de trabalho? Tô vendo apenas pleno e sênior.
Uma dúvida sobre o mercado de trabalho: A maioria das empresas utiliza Windows ou Linux? Há seis meses que uso Linux e me apaixonei.