Executando verificação de segurança...
1

Definitivamente, porque Linux é melhor para quem desenvolve?

Vejo muitos desenvolvedores dizendo que devemos programar em Linux ou Mac, alguns até desmerecendo quem programa em Windows.

Mas quando questionados o porque do Linux ser melhor, alguns não sabem nem responder o porque, já usei Linux e curti a interface e principalmente a questão de trabalhar com mais de uma área de trabalho de forma mais dinamica (eu achei) e também facilidade de instalação de algumas coisas onde só preciso digitar por exemplo sudo apt install google-chrome-stable. Mas ao mesmo tempo tive dificuldade na instalação e configuração de outras coisas onde no windows era apenas o famoso next -> next -> finish.

Independente da minha experiência com o SO, eu gostaria de saber o porque dele ser superior para esse proposito, e meu questionamento não tem um viés de defender o windows ou criticar o linux, mas sim para de fato querer entender de verdade o porque dele ser mais vantajoso, pois sei que aqui tem pessoas com propriedade no assunto de fato.

Carregando publicação patrocinada...
1

Tudo isso dá para fazer no Windows, só é um pouco diferente, e eventualmente precisa instalar algo antes.

Além disso, com o WSL você tem o Windows e o Linux ao mesmo tempo.

As pessoas podem usar o que quiserem, e se sentir confortáveis é algo que pesa, mas o conforto existe em ambas, pode ser mais para um ou outro lado de acordo com a pessoa.

Até existe uma ou outra cosia que claramente é melhor no Linux, como também tem no Windows, e depende do tipo de aplicação que a pessoa faz, as ferramentas que usa ou o jeito que ela trabalha. E mesmo assim será bem pontual.

Não tem resposta definitiva.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Não tenho certeza do motivo da fala, mas tenho uma hipótese. Acredito ser devido ao padrão de terminal das duas plataformas, no Linux/Mac você tem shells muito parecidos, tipo bash, zsh e fish. Já no Windows, por padrão você tem o Powershell ou mesmo o prompt de comando do Windows, estes são bem diferentes do padrão Linux/Mac, comandos todos diferentes, jeitos de apresentar variáveis de ambiente e etc.

Aí se você tem um projeto que não leva essas diferenças em consideração, pode acabar simplesmente não rodando em Windows, ou necessitando de uma versão dos scripts especificamente para Windows.

Também existem alguns casos de ferramentas que nascem no ambiente Linux, como foi o caso do Docker, que teve que ser adaptado posteriormente para funcionar no Windows.

No entanto a Microsoft percebe isso hoje e desde o lançamento do WSL (ou WSL 2) não vejo nenhum problema de compatibilidade com Windows, já que basicamente esse sistema permite que você rode um linux virtualizado de forma transparente dentro do Windows.

No fim tudo depende do tipo de dev também, se você desenvolve aplicações para ambientes Microsoft específicos, aplicações desktop para Windows e etc, usar Windows acaba sendo a melhor escolha, do contrário você acabará virtualizando o sistema de qualquer forma para testar seu app.

1

Como um usuário de Linux pessoal e profissionalmente, trabalhar com o terminal no Windows é horrível para mim. Existe o WSL? Sim, mas ainda é uma VM, ainda que seja um hypervisor mais leve, ou seja, seu sistema vai consumir uma quantidade considerável de recursos ali.

Também tem a questão já mencionada de aplicações feitas para rodar em Linux.

Pra mim, o crucial está no custo e no desempenho. Você pode até servir aplicações para diferentes SOs, mas não vejo sentindo em rodá-las em algo que não seja Linux.

De um ponto de vista pessoal, eu gosto de Linux pelo controle e liberdade que me dá sobre o sistema. Isso é sempre relativo e envolve um trade-off, mas eu gosto da ideia de ter um sistema totalmente voltado para as minhas necessidades, sem ter recursos sugados para processos/serviços que você nem sabe para o que serve.

Muita gente acha besteira/desnecessário a nível pessoal. Claro, aí se torna uma questão pessoal, até uma birra. Mas acho que a curva de aprendizado em Linux, hoje, está muito baixa nas distribuições baseadas em Ubuntu, então aquela coisa de que "a vida é muito curta para aprender Linux" não faz muito sentido mais.

Instalar o Pop!_Os foi a experiência mais satisfatória que já tive com um SO como usuário na minha vida até o momento.

1

Só pelo desempenho.
Antes além do desempenho também gostava do shell do Linux ser melhor que o cmd do Windows.
Porém o Windows fez o PowerShell que eu pessoalmente acho superior ao shell do Linux.

1

Uma das vantagens do linux por exemplo, é esse programa que você teve dificuldade de instalar, quando você começa a entender o que está acontecendo você começa a entender todo o sistema porque todo sistema usa esse mesmo principio, não tem API obscura que você só acredita que funciona do jeito que você quer como mágica. No linux você pode se apronfundar o quanto quiser em desvendar como as coisas funcionam e a mudar se estiver disposto.

1

Windows pirata ou Linux (Mint) ? Sinceramente o Windows tem caminhado bem, mas o valor dele ainda incomoda. Assim como as reviravoltas com atualização não muito bem pensadas, assim como as mudanças de versão que deixam algo obsoleto embora plenamente utilizável.

1

Linux não é melhor pra quem desenvolve é só papo de FanBoy de S.O. hoje em dia, qq sistema operacional vai te oferecer uma usabilidade no geral bem semelhante.

Eu gosto de linux, pq já sofri muito brincando na época com Xen Server, tentando criar máquina virtual. Aprendi bastante coisa, mas, como eu sou um velho, o uso de Dos e Win 3.11, lá na minha infância pela década de 90, me ensinou muito mais sobre computadores e hardware.

Hoje, pra mim, não há nada comparável pra desenvolvimento (node, C#, dev web) do que Win 11 + Wsl2 + máquina decente. Rode um certificado digital a3 no linux, ou msm MAC pra vc ver o parto. Windows, desde o 10, ta voando, meu pc e note abrem praticamente instantâneo (uns 5 seg no máximo)

mas claro, vc deve aprender Linux terminal, estrutura das pastas e comandos básicos, já são mais do que suficientes para vc se virar e subir aplicações na nuvem. embora hj uma azure da vida ou aws, te ofereça tudo numa interface amigável.

outra coisa, não adianta vir com máquina de 2006 com 2gb de ram ddr2 querendo rodar windows satisfatóriamente, dizendo q um lubuntu roda lindo. roda nada, vai ficar "usável" e só, experiência de usuário zero.

agora, se vc programa mais baixo nível, precisa mexer com hardware mais simples, aí sim, o linux te oferecerá melhor suporte. #pas

1

Já tem mais de 10 anos que migrei pro linux. No começo, era para não ter que esperar vários minutos para conseguir usar a máquina. A performance do windows até hoje em dia é uma tristeza sem fim. Ainda mais quando você vai desligar ou ligar e aparece uma tela azul te mandando esperar só porque o sistema operacional quer fazer você de trouxa. Parece que nunca vão melhorar esse sistema de atualização do windows. No fundo, windows só serve para jogar ou usar tecnologias da micro$soft como o C#.

1

Já usei Linux e Windows, gostei mais do Linux por conta de o quão leve ele é, mas a aparência do MAC me fascina demais, da um ar mais profissional, todas as gravações de tela que o Filipe coloca nos vídeos dele são muito bonitas, o design desse OS é maravilhoso, sonho em um dia ter um, apesar de ser muito caro, mas, cara, por conta do meu PC ser meio fraco Linux é melhor ao meu ver, não sei seu caso.

1

O melhor sistema operacional é aquele que melhor atende às suas necessidades.

Dito isso, o Linux é a minha escolha para a minha vida profissional, pois sou principalmente um desenvolvedor backend e o universo backend está muito ligado ao Linux. A grande maioria dos datacenters roda em Linux, assim como as máquinas virtuais que criamos na nuvem. Eu poderia utilizar MacOS na minha empresa, contudo eu uso o Linux profissionalmente para obter conhecimento empírico.

Atualmente, não é necessário ter o Linux instalado no seu computador para interagir com máquinas virtuais, servidores, datacenters, etc. No entanto, a melhor maneira de aprender o sistema operacional a fundo é utilizá-lo diariamente o máximo possível.

Posso compartilhar com você que houve várias ocasiões em que fui chamado para ajudar na resolução de problemas devido ao meu conhecimento um pouco acima da média em Linux. Esse tipo de reconhecimento é muito valorizado, especialmente quando as empresas estão enfrentando problemas em produção. Meus empregadores sempre ficaram muito gratos quando conseguimos evitar/corrigir problemas em tempo hábil.

Além disso, houve várias ocasiões em que eu e minha equipe de desenvolvedores desvendamos problemas e para solucioná-los o mais rápido possível, editamos arquivos diretamente no servidor usando o vi, pois não tínhamos tempo para retornar ao desenvolvimento.

Essas foram minhas razões profissionais para usar o Linux. Também tenho razões pessoais: gosto dos princípios de código aberto; prefiro usar distribuições leves; gosto de personalizar meu sistema; não suporto as atualizações do Windows ou do MacOS; e não gosto das notificações do Windows.