Executando verificação de segurança...
1

O melhor sistema operacional é aquele que melhor atende às suas necessidades.

Dito isso, o Linux é a minha escolha para a minha vida profissional, pois sou principalmente um desenvolvedor backend e o universo backend está muito ligado ao Linux. A grande maioria dos datacenters roda em Linux, assim como as máquinas virtuais que criamos na nuvem. Eu poderia utilizar MacOS na minha empresa, contudo eu uso o Linux profissionalmente para obter conhecimento empírico.

Atualmente, não é necessário ter o Linux instalado no seu computador para interagir com máquinas virtuais, servidores, datacenters, etc. No entanto, a melhor maneira de aprender o sistema operacional a fundo é utilizá-lo diariamente o máximo possível.

Posso compartilhar com você que houve várias ocasiões em que fui chamado para ajudar na resolução de problemas devido ao meu conhecimento um pouco acima da média em Linux. Esse tipo de reconhecimento é muito valorizado, especialmente quando as empresas estão enfrentando problemas em produção. Meus empregadores sempre ficaram muito gratos quando conseguimos evitar/corrigir problemas em tempo hábil.

Além disso, houve várias ocasiões em que eu e minha equipe de desenvolvedores desvendamos problemas e para solucioná-los o mais rápido possível, editamos arquivos diretamente no servidor usando o vi, pois não tínhamos tempo para retornar ao desenvolvimento.

Essas foram minhas razões profissionais para usar o Linux. Também tenho razões pessoais: gosto dos princípios de código aberto; prefiro usar distribuições leves; gosto de personalizar meu sistema; não suporto as atualizações do Windows ou do MacOS; e não gosto das notificações do Windows.

Carregando publicação patrocinada...