Como um usuário de Linux pessoal e profissionalmente, trabalhar com o terminal no Windows é horrível para mim. Existe o WSL? Sim, mas ainda é uma VM, ainda que seja um hypervisor mais leve, ou seja, seu sistema vai consumir uma quantidade considerável de recursos ali.
Também tem a questão já mencionada de aplicações feitas para rodar em Linux.
Pra mim, o crucial está no custo e no desempenho. Você pode até servir aplicações para diferentes SOs, mas não vejo sentindo em rodá-las em algo que não seja Linux.
De um ponto de vista pessoal, eu gosto de Linux pelo controle e liberdade que me dá sobre o sistema. Isso é sempre relativo e envolve um trade-off, mas eu gosto da ideia de ter um sistema totalmente voltado para as minhas necessidades, sem ter recursos sugados para processos/serviços que você nem sabe para o que serve.
Muita gente acha besteira/desnecessário a nível pessoal. Claro, aí se torna uma questão pessoal, até uma birra. Mas acho que a curva de aprendizado em Linux, hoje, está muito baixa nas distribuições baseadas em Ubuntu, então aquela coisa de que "a vida é muito curta para aprender Linux" não faz muito sentido mais.
Instalar o Pop!_Os foi a experiência mais satisfatória que já tive com um SO como usuário na minha vida até o momento.