Executando verificação de segurança...
1

[Dúvida] Devo fazer desenvolvimento de software multiplataforma?

Boa tarde, rapaziada. Recentemente me deparei com um curso da FATEC chamado Desenvolvimento de Software Multiplataforma e estou em dúvidas se ele é uma boa opção para o ingresso na área de programação. Estava pensando em fazer ADS, mas este curso é muito mais voltado para a programação de fato, tendo até banco de dados SQL E NoSQL. Vocês sabe me dizer se é uma boa opção e se a FATEC tem uma empregabilidade boa?

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Salve, salve!

Também estava pensando em fazer este curso, na verdade, já decidi. Não sei quanto a empregabilidade, mas no início do ano eu comecei a fazer Ciência de Dados no polo de Cotia, entretanto, tive que trancar porque o lugar era bem remoto e este curso só tem Fatecs mais distantes.

Todavia, no polo Cotia também tem este curso e pelo que eu via eles ensinam bastante linguagens de programação em detrimento de ter menos matérias de administração, o que pra mim é um diferencial positivo, além de em relação com o curso de ADS, Des. de Software tem 2 semestres a menos de inglês.

Entretanto, o grande diferencial para eu escolher Des. de Software Multiplataforma foi o fato do último semestre ser remoto, os certificados que eles darão chancelando o aluno em cada uma das áreas e ter pelo menos dois semestres em cada, além da abordagem em Computação em Nuvem em dois semestres (que eu espero que o professor tenha uma certificação Azure e AWS para eu seguir seus passos e conseguir retirar por fora também). E o fato de abordagem Front-end no primeiro semestre também cai bem pra mim, que já to criando portfólio, ou seja, já vou conseguir logo de cara por uma "capa bonita" nele. Foda é que ainda não paguei a matrícula, dia 30 eu pago.

Agora os pontos negativos é uma base menor em matemática (e para esse aspecto eu coloco muuuuito peso), a parte de segurança é muito nichada em detrimento de ADS que, pela abordagem do curso, parece ser mais abrangente. Além da parte de Redes que é meu ponto fraco e, aparentemente, DSM não abordará tanto assim. Outros pontos negativos de DSM são 3 semestres para Banco de Dados (mas isso é pessoal meu, já que eu já manjo de Banco de Dados) e a ausência de algumas disciplinas no último semestre que "encerra o ciclo" e dá direcionamento ao aluno como Empreendedorismo, Gestão de Projetos e Gestão de Equipes.

Levei em consideração os cursos do polo de Osasco (Desenvolvimento de Software Multiplataforma) e Carapicuíba e seus devidos Projetos Pedagógicos.

Em quesito de conceito eu vejo como "tier 2", desenhando assim na minha mente:
Tier 1 — USP, UFSP, Unicamp, ITA e demais federais no geral;
Tier 2 — PUC, Mackenzie, FGV, etc (acho que a Fatec se encaixa aqui), pois é estadual
Tier 3 - UNIP, Estácio, Uninove e Uniesquinas no geral

1

Curti bastante sua resposta, cara.

Concordo com a parte de ADM e Math que tu disse, infelizmente não ter tanto foco em matemática também é uma coisa que não vejo com bons olhos, mas ainda assim eu imagino que vale a pena tentar.

Sobre o empreendedorismo, eu concordo e muito com o teu ponto e, na verdade, essa é uma das coisas que mais tem "me afastado" desse curso. Acho que a base de aprendizado que ele aplicaria seria essencial (além de toda parte de gestão de projetos que é cobrada na carreira de programadores mais experientes), porém acredito que dê pra correr atrás disso depois com certificações e/ou especialização. Também tem o fato de que posso trancar o curso e entrar em ADS posteriormente então não tem muitos motivos para não tentar.

Enfim, pelo que vi na grade, o curso é bem completo e conta até com Machine Learning e um pézinho em IA, então pode ser uma experiência realmente muito boa (além da FATEC ser próxima da minha casa).

Muito obrigado pela resposta, irmão!!

1

Não tenho como saber e poucas pessoas, se alguma, pode dizer.

Para dizer isso tem que conhecer especificamente sobre o curso e precisa ter experiência para fazer uma boa avaliação. Quem está aprendendo pode gostar, mas ela não tem condição de avaliar, então ela fala do gosto dela, não se é bom. Isso vale para qualquer curso.

E quando falo do curso, tem que não só o título e a instituição, tem que o local, período e a época que vai fazer. O que já complica, porque o que você vai fazer pode não ser o mesmo que alguém já fez antes.

Não sabemos o que terá neste curso (o tal DSM ou ADS). O título não define sequer quais disciplinas têm neles. Você diz que um tem bancos de dados, e aparentemente o outro não.

Algumas pessoas dizem que se tiver que aprender só uma coisa, aprenda SQL. Ele meio que serve para qualquer coisa, até para quem não vai programar. Nunca pensei a fundo sobre isso, mas não é algo insensato.

Para um curso valer a pena ele precisa ser bom. Percebeu que as pessoas podem dar opiniões sem base, mas dizer de verdade sobre o curso é muito difícil?

Ainda não podemos falar se vale a pena para você porque não sabemos nada sobre você, quais seus objetivos, suas condições, necessidades, privilégios e dificuldades.

Para muita gente pode valer a pena. Até porque se não valer em geral o curso desaparece. Mas pode demorar se ele for ruim em uma área de alta demanda, ele não forma ninguém em condições, mas ainda vai tendo fluxo de entrada.

Fazer um curso é uma boa para muita gente. Sem curso pode ser bem mais complicado de aprender certo, mas depende da pessoa. Um curso ruim pode ser melhor que nada. Mas pode ser pior também. Um curso bom é sempre interessante, até para quem não precisa.

Em geral as pessoas que mais precisam são as que mais acham que não precisam.

Parece que não quer muito programação não. Curiosamente isso tenderia a querer aprender banco de dados, ainda mais SQL. Mas parece que não quer também. Então não sabemos o que você quer. Parece que não quer nenhum dos cursos, e aí não valeria a pena. Mas está perguntando sobre programação. Fica confuso pra gente.

Quer mexer com infra? Aí precisa buscar outro tipo de curso.

Empregabilidade tem a pessoa que está bem formada desde o começo da escola e se dedicou na parte mais específica e técnica. Você pode fazer o melhor curso do mundo e não conseguir emprego ou fazer o pior e conseguir. O curso pode ajudar, mas depende mais de você.

A área tem boa empregabilidade para quem consegue entregar resultados, que se qualificou adequadamente. É possível até sem curso algum.

Não ache que pessoas aleatórias na internet poderão dizer o que é melhor para você. Você terá que decidir, até porque só você terá as consequências boas ou ruins.

Faça uma investigação do curso que deseja. Uma das coisas que fazemos nessa área é resolver problemas dos outros, desde que tenhamos os requisitos bem definidos e tenha algum motivo para assumirmos a responsabilidade. Treine resolvendo o seu problema de obter mais informações diretamente com o curso.

De qualquer forma torço para você encontrar aqui um profissional experiente que possa falar por condição própria do curso para você (ajuda se der as informações que eu disse que estão faltando).

Fora isso, tem que fazer, se dedicar e ver se dá certo. Se não der tenta outra coisa. A vida é assim.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Pô, entendi. Sempre me dediquei e imagino que não vá ser um curso que altere 100% do meu futuro, mas pelo fato de estar ingressando no mercado, sempre vem aquela incerteza. Muito obrigado pela resposta.

1

Desenvolvimento de Software Multiplataforma 🤔. Quando vejo esse nome só imagino um curso puxado para o desenvolvimento mobile ou quem sabe o Qt ou Gtk. Já que não faz sentido esse nome para desenvolvimento web por exemplo.

Precisa analisar a grade do curso e ver qual se identifica mais. No meu caso fiz ADS e o curso foi completo para quem deseja se tornar autônomo que era o que eu queria.

O curso abordava sql, nosql, react, angular, c#, java, javascript, Typescript, gestão, devops, arquitetura, rede, cloud com azure, métodos ageis, ui/ux e desenvolvimento mobile multiplataforma. (esses são os tópicos que lembrei)

Foi um curso perfeito para "para mim" pois eu conheci diversos caminhos diferentes e pude escolher qual melhor se identificava. Tanto que comecei o curso focado no front-end mas no final do curso gostei mais do desenvolvimento mobile e hoje trabalho com React Native.

Recomendo assistir um video do Akita que se chama, "Não terceirize suas decisões". É um ótimo vídeo.

1

O nome do curso pouco importa, você deve ver a grade do curso com as cargas horárias.
geralmente os cursos tecnólogos de desenvolvimento tem muitas semelhanças entre si. E os bacharelados em desenvolvimento também entre si.
O que você tem que olhar para poder comparar DSM e ADS é se os dois são de mesma categoria, ambos são bacharelados? ambos são tecnólogos? porque se não você vai estar comparando laranjas com maçãs.
caso os dois sejam de mesma categoria, compare a grade dos cursos! e siga o que você julgar ser melhor para o seu objetivo.

você vai ver que as grades podem ser bem parecidas