Executando verificação de segurança...
1

Salve, salve!

Também estava pensando em fazer este curso, na verdade, já decidi. Não sei quanto a empregabilidade, mas no início do ano eu comecei a fazer Ciência de Dados no polo de Cotia, entretanto, tive que trancar porque o lugar era bem remoto e este curso só tem Fatecs mais distantes.

Todavia, no polo Cotia também tem este curso e pelo que eu via eles ensinam bastante linguagens de programação em detrimento de ter menos matérias de administração, o que pra mim é um diferencial positivo, além de em relação com o curso de ADS, Des. de Software tem 2 semestres a menos de inglês.

Entretanto, o grande diferencial para eu escolher Des. de Software Multiplataforma foi o fato do último semestre ser remoto, os certificados que eles darão chancelando o aluno em cada uma das áreas e ter pelo menos dois semestres em cada, além da abordagem em Computação em Nuvem em dois semestres (que eu espero que o professor tenha uma certificação Azure e AWS para eu seguir seus passos e conseguir retirar por fora também). E o fato de abordagem Front-end no primeiro semestre também cai bem pra mim, que já to criando portfólio, ou seja, já vou conseguir logo de cara por uma "capa bonita" nele. Foda é que ainda não paguei a matrícula, dia 30 eu pago.

Agora os pontos negativos é uma base menor em matemática (e para esse aspecto eu coloco muuuuito peso), a parte de segurança é muito nichada em detrimento de ADS que, pela abordagem do curso, parece ser mais abrangente. Além da parte de Redes que é meu ponto fraco e, aparentemente, DSM não abordará tanto assim. Outros pontos negativos de DSM são 3 semestres para Banco de Dados (mas isso é pessoal meu, já que eu já manjo de Banco de Dados) e a ausência de algumas disciplinas no último semestre que "encerra o ciclo" e dá direcionamento ao aluno como Empreendedorismo, Gestão de Projetos e Gestão de Equipes.

Levei em consideração os cursos do polo de Osasco (Desenvolvimento de Software Multiplataforma) e Carapicuíba e seus devidos Projetos Pedagógicos.

Em quesito de conceito eu vejo como "tier 2", desenhando assim na minha mente:
Tier 1 — USP, UFSP, Unicamp, ITA e demais federais no geral;
Tier 2 — PUC, Mackenzie, FGV, etc (acho que a Fatec se encaixa aqui), pois é estadual
Tier 3 - UNIP, Estácio, Uninove e Uniesquinas no geral

Carregando publicação patrocinada...
1

Curti bastante sua resposta, cara.

Concordo com a parte de ADM e Math que tu disse, infelizmente não ter tanto foco em matemática também é uma coisa que não vejo com bons olhos, mas ainda assim eu imagino que vale a pena tentar.

Sobre o empreendedorismo, eu concordo e muito com o teu ponto e, na verdade, essa é uma das coisas que mais tem "me afastado" desse curso. Acho que a base de aprendizado que ele aplicaria seria essencial (além de toda parte de gestão de projetos que é cobrada na carreira de programadores mais experientes), porém acredito que dê pra correr atrás disso depois com certificações e/ou especialização. Também tem o fato de que posso trancar o curso e entrar em ADS posteriormente então não tem muitos motivos para não tentar.

Enfim, pelo que vi na grade, o curso é bem completo e conta até com Machine Learning e um pézinho em IA, então pode ser uma experiência realmente muito boa (além da FATEC ser próxima da minha casa).

Muito obrigado pela resposta, irmão!!