Executando verificação de segurança...
9
Izu
1 min de leitura ·

C/C++ hoje em dia vale a pena?

Existe um mercado para estágiarios com C/C++?

Sou estudante de programação tem um tempinho e me identifiquei na parte do beck-end, trabalhei em projetos pequenos com algumas poucas linguagens, como JS, PHP, C# e Python, porém não foram linguagens que eu realmente gostei.

Minha vontade é criar softwares com linguagens de "baixo nível" algo em C ou C++ ou Rust, por algum motivo eu fico muito interessado e sempre pocuro aprender mais sobre essas linguagens do que das outras.

Então gostaria de saber se existe mercado de estágio para essas linguagens mais baixo nivel ou se apenas para gente mais experiente. Minha vontade é de criar software para desktop, então caso não exista esse mercado para iniciantes eu sei que existe para outras linguagens que eu conheço, como uma pessoa sem experiencia profissional de verdade, aceito qualquer dica.

Obrigado desde já.

Carregando publicação patrocinada...
9

Parabéns pela escolha.

Existe estágio para tudo. Algumas coisas mais que outras. Essas linguagens certamente tem menos e você terá que remar mais para chegar no objetivo, mas também tem menos gente procurando por isso.

Geralmente para C ou C++ o estágio já precisa de uma pessoa um pouco melhor qualificada. Em C/C++ não dá para enganar como dá em outras linguagens. Uma formação mais aprofundada é fundamental. Eu imagino que , fora um talento natural extraordinário, sem uma formação mais estruturada, já testada, formalmente, será mais difícil conseguir alguma coisa. Mas sempre é possível.

Tem que focar primeiro em solucionar problemas. Linguagem qualquer aprende. Solucionar problemas não, para conseguir estágio vão verificar se você consegue resolver problemas por conta própria. A última coisa que uma empresa quer é ter que ficar resolvendo os problemas para o estagiário, ela vai só ajudar pontualmente.

Talvez o maior erro que as pessoas cometem hoje em dia para entrar na área de programação é não se preparar para resolver problemas. As pessoas acham que sempre obterão a solução na internet ou no ChatGPT. Essas pessoas serão cada vez menos necessárias.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

5

Bom dia/tade/noite Izu, tudo na paz?

Algumas ideias!

Infelizmente você vai precisar pagar os seus boletos.

Tente aprender uma linguagem mais, digamos, comercial para poder pagar os seus boletos, e fica de olho nas linguagens que você realmente gosta ( C/C++/Rust ) e vai se preparando para resolver problemas nas entrevistas dessas linguagens.

Analisando o universo dessas duas linguagens, você pode expandir um pouco para IOT ( Internet das Coisas ) então o universo se expande um pouquinho mais ( Você não fica preso em poucos eletrônicos ).

Veja que não são poucas as vagas para IOT ( https://www.linkedin.com/jobs/search/?currentJobId=3714608173&geoId=106057199&keywords=C%2B%2B&location=Brazil&originalSubdomain=br&refresh=true ).

Você pode conseguir boas oportunidade fora do Pais, pois o nosso Brasil não exporta tecnologia o suficiente para ter esse tipo de vaga em abundância, porém nos Estados Unidos são muitas vagas, por terem mais tecnologia IOT.

Um desenvolver C/C++ nos Estados Unidos esta ganhando 200 mil dólares por ano! Sr claro com 10 anos claro!

38 mil vagas para C++ no Brasil! É procurar a melhor oportunidade pra vc!

https://www.linkedin.com/jobs/search/?currentJobId=3714608173&geoId=106057199&keywords=c%2B%2B&location=Brazil&originalSubdomain=br&refresh=true

Contra 310 mil vagas nos Estados Unidos

https://www.linkedin.com/jobs/search/?currentJobId=3718635215&geoId=103644278&keywords=C%2B%2B&location=United%20States&originalSubdomain=br&refresh=true

Pensa que é uma carreira, porém não sei se o Brasil será o melhor lugar para você brilhar! Tente algo remoto talves se estiver com o Inglês legal!

Um abraço e sucesso!
Léo

3

Muito obrigado Léo, foi exatamente o que eu pensei, começar a trabalhar com uma linguagem que contrata a rodo e ir estudando o que eu gosto.

Agradeço muito as ideias muito obrigado.

4

Trabalho como desenvolvedor de software embarcado e sistemas embarcados só se programa em C/C++. Até existem outras alternativas como python e JS, mas muito pouco utilizado. Já pensou em tentar algum estágio em desenvolvimento de embarcados?

Como comentado pelo afonso2medeiros, é utilizado bastante em desevolvimento de jogos (Unreal se não me engano). Também existe frameworks como QT que é utilizado pra desenvolvimento de interface gráfica em C++.

Acredito que você não deva se prender somente ao mercado pra escolher estudar uma linguagem. Cada vez mais as coisas mudam e a tendencia é que daqui uns anos nada do que a gente usa hoje vai ser utilizado da mesma forma. Portanto estude pra aprender os fundamentos, assim mais pra frente quando surgir outras tecnologias vai ser mamão com açucar.

1

Já pensei sobre sistemas embarcados sim, mas sempre que vejo alguém falando sobre essas linguagens sempre acabam falando que o que mais tem é gente arrumando software velho.

Já pensei em usar um framework e aderi o GTK por ser muito usado no linux e eu também gosto desse OS, porém acho que é muito para aprender sozinho, como você já disse, é melhor conhecer e aprender bem os fundamentos, comecei a estudar C/C++ não tem muito tempo, começar com um framework irá me atrasar mais ainda na linguagem kkkkkk.

2

Cara, é muito bacana querer aprender a partir destas linguagens, eu vou te dar uma dica baseada na minha experiência, eu escolhi python como minha linguagem principal, e aprendi o maximo que pude, porém até hoje não me enquadrei em nenhuma vaga de python, nem jr nem pleno, mas me enquadrei bem em vagas com dotnet seja com VB ou C#, então minha dica seria, estude estas linguagens que você gosta, mas esteja aberto a possibilidades, e se você focar em C++ e aprender bem a linguagem, o mercado de games procura freelances dessa linguagem quase que de balde, se for do teu interesse.

2

Estou na mesma linha que você, tenho experiência também nestas linguagens que você citou, a excecão do PHP, mas não sinto identificação, nem acho que precise, mas o marasmo bate com frequência quando você não faz algo com aquele prazer, comecei estudar Rust, me identifico mais com low-level, eletrônica.

2

Se vale a pena?

Vou te contar um segredo, JavaScript é C++. Python é C. Absolutamente tudo, tudo, é, em um grau ou outro C ou C++. Não cometa o erro de tratar as duas com a mesma linguagem, são universos distintos.

Sobre estágio - existem muitos, nas indústrias. Fuja da bolha tech.

Algumas empresas que eu sei que contratam estagiários para particar do desenvolvimento de software embarcado:

  • Stellantis
  • Volkswagen do Brasil
  • John Deere BR
  • Samsung
  • Motorola
  • Embraer
  • Multibrás
  • Multilaser

Isso apenas para poder iniciar suas buscas, com certeza devem ter muitas outras!!

1

Dizer que existem muitos estágios é sacanagem, por anos procurei estagio em C, ate que desisti e fui trabalhar com o que tinha vaga de verdade, agora se tem tantos estagios assim manda uns links

1

basta não ter preguiça e digitar no google qualquer uma destas empresas + programa de estagio que voce vai encontar as vagas!!!!

1

Para C/C++ existe outro mercado que não foi citado aqui e que está crescendo muito: inteligência artificial. Python é muito utilizado nessa área para programar em alto nível, mas todo o processamento de baixo nivel e todas as bibliotecas de IA que o Python utiliza são feitas em C/C++, pois a performance nesses casos é fundamental.

1

Tensorflow
Para exemplificar o que você escreveu Filipe, o próprio Tensorflow está escrito em C++, conforme indicado no repositório no GitHub.

NumPy
Much of NumPy is written in C and C++. You will need a C compiler that complies with the C99 standard, and a C++ compiler that complies with the C++17 standard.
Fonte: https://numpy.org/devdocs/user/building.html

Assim como com Linus Torvalds o Linux prevalece, com Bjarne Stroustrup C/C++ estará no rank por um bom tempo :)