Executando verificação de segurança...
2

Poderiam me dar um conselho ?

Boa tarde pessoal, tudo tranquilo ? Poderiam me dar um conselho ?

Me formei em Ciêcias da Computação no ano passado, colarei grau nesse ano, porém me sinto perdido. Me formei em uma faculdade Federal, finalizei a faculdade com um coeficiente de 8.2, peguei somente uma DP durante todo o curso, realizei 3 iniciações científicas na área de Machine Learning, publiquei resumos e tive artigos aprovados que n publiquei por falta de condições monetárias. Mesmo depois de tudo isso me sinto um completo inútil no mercado de trabalho, e sinto uma puta sensação de tempo e esforço perdido. Durante a faculdade estudei mt matemática, algorítmos, arquitetura de computadores, etc, etc, mas me encontro numa dificuldade horrível de saber qual caminho trilhar no mercado de trabalho.

Realizei um estágio no segundo semestre do ano passado, tive uma performance péssima, entreguei de fato pouquíssimas coisas. Trabalhei na parte de front em um projeto que usavam vueJs. Entrei sem saber praticamente nada de programação web, e me embananei completamente para aprender Vue e ao mesmo tempo tentar entregar algo para "mostrar serviço". No final meti os pés pelas mãos, e de forma justa não fui efetivado.

Não sei mt qual caminho trilhar agr. Após o estágio eu consigo programar um front, tanto só com CSS e HTML, e usando SFC do Vue. Mas tenho uma tremenda sensação que com um código um pouco porco. Poderiam me dar uma pequena luz ? Alguém já passou por algo parecido ou está passando e que pode me relatar sua experiência ?

Desde o ano novo até hj decidi tirar alguns dias para me desligar, mas essa preocupação está me consumindo bastante. Estou pensando em estudar boas prática de css, e aplicar criando alguma aplicação com Vue e Node. Acham que seriam um estudo viável ?

As vezes tbm tenho medo que eu esteja tentando tercerizar minhas decisões, por exemplo por meio de um post como esse. Mas realmente queria a opinião de pessoas mais experientes.

Carregando publicação patrocinada...
1

FreshSant,

Parabéns pela coragem de expor os seus sentimentos aqui na plataforma.

O que você sente é, infelizmente, algo comum no sistema de ensino hoje em dia, não prepara para o mercado de trabalho em si, porém dá uma base para você começar a se preparar.

O estágio é uma oportunidade para aprender e não de "entregar", infelizmente parte do mercado não entende isso.

Sobre você se embananar em projeto de front, é normal isso acontecer quando você está iniciando, por isso chama de curva de aprendizado, o ideal é "errar rápido para acertar rápido", mas errar é parte essencial da fórmula. Se errar não é uma possibilidade, então provavelmente você vai aprender muito pouco no trabalho.

Não fique preocupado em excesso, isso literalmente não vai te ajudar em nada e pode prejudicar a sua saúde (Mateus 6:27)

Conforme você disse, não terceirize a suas decisões e por isso vou te dar duas dicas:

Espero ter ajudado

1

Acho que todos devs já passaram por situações parecidas no inicio das suas carreiras...

Eu costumo dizer que um bom dev ou engenheiro de software precisa ser capaz de resolver problemas. E nesse caso, não tem caminho fácil pra isso, é preciso colocar a mão na massa e adquirir experiência. O bom é que você não precisa estar em uma empresa para adquirir essa experiência, pois você é livre para desenvolver quantos projetos quiser e montar o teu próprio portfólio.

Normalmente, quando eu quero aprender algo novo, eu penso em um problema e tento encontrar uma solução para ele que envolva as tecnologias que eu quero aprender, e nesse sentido existem categorias de sistemas que são bastante versateis. Por exemplo, um sistema de gestão financeira pessoal, pode ser algo completamente simples e evoluir para algo bastante complexo, podendo ser implementada em praticamente qualquer linguagem com uma infinidade de frameworks. E o mais legal, hoje, se você não tem ideia de quais funcionalidades um sistema desses precisaria ter, você pode ir lá no chatgpt e perguntar "Quais funcionalidades um sistema de gestão financeira pessoal precisa ter?" (testei aqui, e a resposta é boa, um excelente ponto de partida), e aí é só colocar a mão na massa.

Com o tempo, na medida que você ganha experiência e dominio sobre as linguagens que você usa, o teu desempenho vai melhorar gradualmente. É como o caso de um atleta, se você treinar, você não conseguirá alcançar um alto desempenho, e tão pouco se sentirá seguro quanto às suas habilidades.

Hoje em dia, as faculdades são muito generalizadas, você tende a aprender um pouco sobre muitas coisas, e se aprofunda em pouquissimas delas, infelizmente, isso não reflete o mercado de trabalho. No mercado de trabalho você precisa resolver problemas reais, o mais rápido possível, da melhor forma possível e gastando o minimo de recursos possível. Não existe uma fórmula secreta para alcançar isso, mas você chegará lá se for se desafiando a cada dia. Comece fazendo projetos simples, como uma calculadora, uma agenda, e evolua gradativamente na linguagem que escolheste, com o tempo você será capaz de desenvolver praticamente qualquer coisa.

Aliás, parabéns pela tua formação, poucos conseguem finalizar uma faculdade dessas e ainda menos com médias acima de 8.0.

P.S.: Se queres aprender mais sobre alguma linguagem, ou aprender uma nova, o Udemy tem bons cursos, vale a pena fazer. Se eles estiverem muito caros, adiciona eles na tua lista de desejos, com o tempo a udemy dá descontos e eles ficam baratinhos

1

Infelizmente parte do problema no estágio é que estagiário é força de trabalho barata e não aprendiz.
Onde eu trabalho, os estagiários que trabalham comigo eu procuro ensinar boas práticas, além da 'nossa forma de trabalho', o que é necessário também para que as entregas sejam feitas. Mas sem a 1ª parte, a pessoa, ainda que faça entregas, aprende pouco e sai do estágio apenas com um pouco mais de experiência do que quando entrou.
Na verdade, até as entregas feitas acabam por ser de baixa qualidade e muitos, com certa razão, não confiam no trabalho executado.
Acredito que o benefício de se tratar o estagiário como aprendiz é para todos, já que tanto quem faz aprende muito mais quanto quem recebe tem muito mais qualidade.
Eu trabalho com front e uma parte do trabalho é feita justamente com Vuejs, por isso me identifiquei com seu relato.
Os comentários feitos aqui são muito bons, o que me leva a não repetir, porque também penso como foi dito em vários trechos.

1

Primeiramente parabéns pelo seu currículo e empenho. Como o amigo falou aqui nos comentários, se vc não passa por esse tipo de situação provavelmente é outra área rs. É bem comum e não se sinta mal por isso. Eu tive bastante esse sentimento e hoje a 1 ano trabalhando na área vejo que se comparar com os outros é a pior decisão que alguém pode tomar. Vá no seu tempo, só não desista. Meu conselho é que monte uma trilha de estudos, html, css, js, react/vue/angular... Seja consistente na sua trilha de estudos e em paralelo busque a primeira vaga como Junior. Essa vaga vai te fazer entrar no mercado de trabalho e se aprimorar.

Dando o meu testemunho, me formei com 28 anos em ciência da computação e assim como vc fiquei com o segundo maior CR do curso (inclusive ganhei 70% de desconto na pós e acabei não fazendo). Só que durante todo o meu curso trabalhei em uma empresa de ônibus, e depois de formado me sentia extremamente frustrado por não saber nada prático além de html, css e o básico do js, e tbm por não conseguir nada na minha área. Fui demitido da pandemia e fiquei 1 ano sem conseguir nada. Depois consegui na área de T.I mas não era programação, e sim suporte. E depois de 6 meses nessa empresa finalmente consegui a primeira vaga como dev. De lá pra cá venho me aperfeiçoando bastante no front que é o que gosto e minha meta esse ano é ser ainda mais consistente com os meus estudos.

Faça isso, monte seu plano de estudos (se gosta do front, vai por esse caminho), e seja consistente.

1

Conselho: não siga o conselho de outros jovens, pessoas da mesma idade que você. Sempre procure alguém bem mais velho - entre 50 e 70 anos, pricipalmente no que se refere a conselhos para a vida. Essas pessoas viveram bem mais, sendo assim, têm mais experiências de vida e irão lhe dar melhores conselhos - mesmo que nem sempre você não os entenda ou os conselhos realmente, mas nem todos, façam algum sentido.

1

Saudações,

Primeiramente, parabéns pelo curriculo exemplar que você cumpriu, isso é bem difícil para a maioria das pessoas.

Sobre a sensação que você descreveu, sei exatamente como se sente. Só tem um detalhe, me formei em 6 de janeiro de 2009, numa colação de grau apressada pois eu tinha passado num processo seletivo e precisava do diploma. Comecei a trabalhar na área no dia seguinte. Eu não sabia praticamente nada, na época a minha universidade era bem precária, comecei na UFMS e durante o curso, passei por várias situações. O campus foi transformado na UFGD; peguei greve; tive um filho e fiquei quase um ano sem emprego. Ou seja, minha graduação foi bem tumultuada.
E ainda assim consegui uma boa oportunidade. Depois disso, meu contrato encerrou-se e eu consegui entrar na mesma universidade como Tecnico em TI, passou um tempo e eu sai para outro concurso, de nivel superior.

Escrevo tudo isso, para te tranquilizar. Se eu, com essas condições consegui um emprego bom estável e com salário competitivo, você certamente consegue.

Sei que a inexperiência nos causa travamento, ansiedade e preocupações, mas normalmente isso é coisa da nossa cabeça.

A única coisa que eu acho que nós como profissionais de TI não podemos fazer (e adimito que já fiz) é não parar de se atualizar. Também não recomendo perder oportunidades, mas acho que você já sabe isso, pois aproveitou as que teve na graduação.

Enfim, relaxe, aproveite as oportunidades, experimente as áreas que te causam interesse, continue estudando e se puder ensine alguém.

E se você escolher algo e não gostar, pode mudar de área. Basta um planejamento inteligente e você vai longe.

Abraços.

1

sobre terceirizar decisōes, Akita é enfático. Nāo tercerize suas decisōes:
https://www.youtube.com/watch?v=D3L8IOncLkg

o que aconteceu com os artigos de Machine Learning? lendo seu relato, enxergo uma paixāo quando fala de ML, e nem tanto quando vai para o lado de front web e Vue...

já tentou explorar mais o lado de ML ou Data Science? áreas que exigem muito mais da parte matemática da coisa. talvez você seja mais feliz lá do que mexendo com frontends.

1