Flutter é uma aposta!
Lendo a mensagem acima tu pode concordar ou pode ficar irritado comigo, então vou pedir paciência e mente aberta para ouvir o que tenho a dizer sobre esse framework.
Primeiro vamos falar da aposta, embora tu possa pensar que a aposta no Flutter está relacionada com um futuro onde o Flutter vai se tornar a tecnologia que o Gerente de TI, CTO, VP de engenharia, Lead de plataformas vão escolher utilizar a REALIDADE é que o Flutter é uma aposta no Fuchsia OS.
A PARTIR DAQUI EH 100% MINHA OPINIÃO
Se o Fuchsia OS se tornar relevante é um BAITA ganho para o futuro do Flutter. Mas o Flutter NUNCA vai se tornar o Framework padrão para Android OS.
Tirando a aposta em ser o framework principal de um sistema operacional (OS), existe uma briga interna no Google para criar um framework crossplatform de sucesso. E como se define sucesso de um framework? Exato, com a adoção de programadores.
A aposta ficou mais arriscada com o Compose Kotlin Multiplatform Mobile, que na minha opinião é um investimento mais atrativo pro Google pois tu tem todo o investimento já feito no SDK Android + Jetbrains investindo no Kotlin e KMM.
Falando de Framework precisamos falar de quem usa ele e tu vai ter dois tipos de programadores escolhendo um framework crossplatform: um que está começando agora e um que está migrando de area. O problema aqui é o DART que perde a briga para convencer alguem que está migrando de area e tu pode até discordar mas analise de forma objetiva, um DEV Backend que sabe Kotlin ou JAVA pode usar Compose do Android sem aprender uma nova linguagem de programação + quem fez faculdade já viu pelo menos o básico de JAVA.
Absolutamente NINGUEM usa ou vai usar DART fora do Flutter. Isso pode não ser um problema para quem está migrando de area pois quem aprendeu 2 linguagens e tem base forte de POO, tanto faz, mas tu tem que entender isso. Em um cenario onde tu tem um DEV Flutter e um DEV React Native que querem migrar do Mobile pra Web, um DEV React Native vai se posicionar mais rapido e o mesmo para um DEV Android nativo que usa Kotlin/JAVA.
E sobre migrar de linguagem eu não to dizendo que é impossivel tu aprender outra linguagem saindo do DART, se tu aprendeu DART tu aprende JS, Kotlin, Swift facilmente o meu ponto é que um DEV vindo de outros frameworks não precisam dessa curva.
O que eu quero te dizer com tudo isso: entenda a aposta que tu está fazendo, o ecosistema do Flutter, o movimento do mercado e os interesses do Google. Eu acredito que a aposta não é no Framework mas sim no Sistema Operacional.