[TabNews] Qualificações injetam ainda mais TabCoins 🚀
Fala, turma! Esta é uma publicação extra sobre as novidades do TabNews.
Há cerca de 50 dias, foi implementada uma regra importante para o TabNews. Importante dizer que as regras mudam para nos aproximar dos objetivos e não o contrário.
Os Mesmos Objetivos
Os objetivos podem ser vistos na publicação (Sobre) do FilipeDeschamps. Os principais pontos relacionados à mudança são:
nós vamos desestimular comentários simples, como por exemplo um agradecimento "ah valeu! falou..." em favor de comentários que devolvam algum valor concreto
o TabNews nunca irá abrir margem para compra de TabCoins e a única forma de adquirir elas é gerando valor concreto através da publicação de notícias, artigos, perguntas, tutoriais ou comentários.
no TabNews a sinalização de valor não é banalizada e sempre herda de algum valor concreto previamente criado.
Primeira Versão
Com a nova regra, os usuários passaram a ganhar TabCoins somente após receberem boas qualificações em uma parte de seus conteúdos mais recentes. Em compensação, os autores dos conteúdos mais bem qualificados passaram a receber mais TabCoins do que antes, permitindo a contribuição com ainda mais qualificações e ajudar a moldar a comunidade da melhor forma possível.
Anteriormente, existia um valor fixo de TabCoins que eram gerados a cada publicação, limitando o crescimento do número de votos por publicação. Nossa média de qualificações estava limitada a algo entre -1 e 2 votos (ou entre 0 e 3 TabCoins). Com alguns conteúdos recebendo mais do que isso, significava que muitos outros não poderiam ganhar nada, nem mesmo votos negativos. E os votos negativos tinham uma importância maior para a saúde do sistema, já que existia uma vantagem em criar conteúdos em maior quantidade do que qualidade.
Alguns usuários que passaram a ganhar menos TabCoins, independentemente das razões de cada um, passaram a aconselhar que se "economizasse" qualificações. No entanto, economizar TabCoins não faz sentido nem nas regras antigas, muito menos nas atuais, já que a qualificação de conteúdos é o que retribui aos autores o valor concreto que foi criado. Além disso, com as novas regras, as qualificações em bons conteúdos passaram a injetar muito mais TabCoins no sistema ao invés de consumir.
Versão de Hoje
Já a mudança de hoje (PR #1436) tenta reverter esses conselhos e estimular novamente a qualificação dos conteúdos.
Está ainda mais fácil de ganhar TabCoins, mas é necessário que alguns poucos de seus conteúdos recebam qualificação positiva. Antes o limiar era de 60%, mas agora caiu para 20%, no caso de comentários, e 40% para conteúdo pai.
E não faltam TabCoins disponíveis para ocorrerem essas qualificações, já que existem mais de 5.000 usuários com saldo suficiente para quase 30.000 qualificações. Então é só caprichar na publicação ou comentário.
Conclusão
Se uma parte maior dos que possuem TabCoins passarem a utilizá-las, aqueles que não possuem também passarão a ter, o que aumentará ainda mais a quantidade de TabCoins recebidas de volta em novas qualificações, aumentando também o recebimento ao publicar conteúdos.
Não é necessário deixar para votar apenas no melhor conteúdo entre todos, basta dizer se achou relevante ou não a publicação que acabou de ler. Se todos fizerem isso, todos terão TabCoins para qualificar.
Com mais qualificações, o sistema se torna mais divertido e saudável 🎉