Executando verificação de segurança...
9

[TabNews] Qualificações injetam ainda mais TabCoins 🚀

Fala, turma! Esta é uma publicação extra sobre as novidades do TabNews.

Há cerca de 50 dias, foi implementada uma regra importante para o TabNews. Importante dizer que as regras mudam para nos aproximar dos objetivos e não o contrário.

Os Mesmos Objetivos

Os objetivos podem ser vistos na publicação (Sobre) do FilipeDeschamps. Os principais pontos relacionados à mudança são:

nós vamos desestimular comentários simples, como por exemplo um agradecimento "ah valeu! falou..." em favor de comentários que devolvam algum valor concreto

o TabNews nunca irá abrir margem para compra de TabCoins e a única forma de adquirir elas é gerando valor concreto através da publicação de notícias, artigos, perguntas, tutoriais ou comentários.

no TabNews a sinalização de valor não é banalizada e sempre herda de algum valor concreto previamente criado.

Primeira Versão

Com a nova regra, os usuários passaram a ganhar TabCoins somente após receberem boas qualificações em uma parte de seus conteúdos mais recentes. Em compensação, os autores dos conteúdos mais bem qualificados passaram a receber mais TabCoins do que antes, permitindo a contribuição com ainda mais qualificações e ajudar a moldar a comunidade da melhor forma possível.

Anteriormente, existia um valor fixo de TabCoins que eram gerados a cada publicação, limitando o crescimento do número de votos por publicação. Nossa média de qualificações estava limitada a algo entre -1 e 2 votos (ou entre 0 e 3 TabCoins). Com alguns conteúdos recebendo mais do que isso, significava que muitos outros não poderiam ganhar nada, nem mesmo votos negativos. E os votos negativos tinham uma importância maior para a saúde do sistema, já que existia uma vantagem em criar conteúdos em maior quantidade do que qualidade.

Alguns usuários que passaram a ganhar menos TabCoins, independentemente das razões de cada um, passaram a aconselhar que se "economizasse" qualificações. No entanto, economizar TabCoins não faz sentido nem nas regras antigas, muito menos nas atuais, já que a qualificação de conteúdos é o que retribui aos autores o valor concreto que foi criado. Além disso, com as novas regras, as qualificações em bons conteúdos passaram a injetar muito mais TabCoins no sistema ao invés de consumir.

Versão de Hoje

Já a mudança de hoje (PR #1436) tenta reverter esses conselhos e estimular novamente a qualificação dos conteúdos.

Está ainda mais fácil de ganhar TabCoins, mas é necessário que alguns poucos de seus conteúdos recebam qualificação positiva. Antes o limiar era de 60%, mas agora caiu para 20%, no caso de comentários, e 40% para conteúdo pai.

E não faltam TabCoins disponíveis para ocorrerem essas qualificações, já que existem mais de 5.000 usuários com saldo suficiente para quase 30.000 qualificações. Então é só caprichar na publicação ou comentário.

Conclusão

Se uma parte maior dos que possuem TabCoins passarem a utilizá-las, aqueles que não possuem também passarão a ter, o que aumentará ainda mais a quantidade de TabCoins recebidas de volta em novas qualificações, aumentando também o recebimento ao publicar conteúdos.

Não é necessário deixar para votar apenas no melhor conteúdo entre todos, basta dizer se achou relevante ou não a publicação que acabou de ler. Se todos fizerem isso, todos terão TabCoins para qualificar.

Com mais qualificações, o sistema se torna mais divertido e saudável 🎉

Carregando publicação patrocinada...
3

Acho essa mudança bem positiva e poderemos acompanhar o impacto novamente ao longo do próximo mês.

Apesar da quantidade de qualificações ter diminuído na última mudança, senti que os comentários do tipo "legal" e "gostei" diminuíram bastante, e me parece que continuarão em baixa quantidade, visto que continua não sendo possível ganhar "TabCoins de graça" (sempre publicando algo sem valor).

A diferenciação entre publicações raiz e comentários é bem importante. Me parece um bom passo para frente 👍

1

senti que os comentários do tipo "legal" e "gostei" diminuíram bastante

Eu senti que houveram pessoas acessando menos a plataforma do que a um ou dois meses, isso pode acabar coincidindo com pessoas comentando menos?

Ou o acesso continuou constante/aumentou?

E aliás, outra coisa, em relação a posts com pessoas concordando e discordando, onde há "upvotes" (Likes) e "Downvotes"(Dislikes), a pessoa que fez um Post nesse sentido é penalizada? Porque se for, me parece que vai estar apenas fazendo os conteúdos serem cada vez mais criados visando estar num mesmo padrão, onde as postagens que vão receber Likes vão ser apenas essas dentro desse padrão.

O que obviamente desestimula criatividade, e se torna mais parecido com uma rede social como Instagram ou Linkedin, que é controlada por algoritmos.

4

Ou o acesso continuou constante/aumentou?

Nós, como usuários da plataforma, não conseguimos ver a quantidade de acessos, mas podemos ver a quantidade de publicações e respostas nos últimos 30 dias através da página Status. Como a mudança foi realizada há 50 dias, precisaríamos do Felipe Barso ou do Filipe Deschamps para disponibilizar esse dado. Porém, podemos acompanhar as próximas semanas e ver se há uma diferença.

O que a minha experiência na plataforma mostrou é que não há muita variação ao longo do tempo. Um exemplo é quando o Filipe faz um vídeo falando do TabNews, há um boom, mas depois de um tempo vai estabilizando próximo ao nível anterior:

Imagem do Status

Na imagem acima fica bem nítido que dia 17/04 o Filipe falou sobre o TabNews, e indo no canal dele, vejo que foi no vídeo Você é um “Programador Chaves”? (Eu era... e me arrependi).

É possível fazer uma análise num período maior do que os últimos 30 dias através da API.

em relação a posts com pessoas concordando e discordando, onde há "upvotes" (Likes) e "Downvotes"(Dislikes), a pessoa que fez um Post nesse sentido é penalizada?

Em primeiro lugar, o voto não é uma forma de dizer que você gostou ou não, que concorda ou discorda. O voto serve para qualificar se você achou o conteúdo relevante ou não. Por isso, pode ser que alguém crie uma publicação bem elaborada, discutindo sobre determinado ponto, dando argumentos que você discorda, mas ainda assim você pode deixar o "voto positivo" por ser uma discussão relevante e então criar uma resposta com sua argumentação.

Dica ao colocar o mouse sobre os votos: "achei relevante" e "não achei relevante"

Agora, sua preocupação em ter "conteúdos de um mesmo padrão" é a realidade e não consigo pensar numa exceção em nenhum outro site em que exista um algoritmo, seja uma rede social ou uma ferramenta de busca.

Se existir um membro no TabNews que entenda muito da linguagem de programação Clipper e faça publicações muito bem elaboradas, mas poucas pessoas tem interesse nesse assunto, suas publicações terão poucos TabCoins. O cenário muda para um assunto que tem mais visibilidade aqui, como falar sobre faculdade, JavaScript ou como conseguir o primeiro emprego (veja que temos publicações sobre esses assuntos quase todo dia). Como há mais consumidores desses assuntos, pode ser que uma publicação boa, porém com qualidade inferior às publicações sobre Clipper, teria mais TabCoins.

1

Obrigado pela resposta! Bem interessante.

"Downvotes e Upvotes"

Em primeiro lugar, o voto não é uma forma de dizer que você gostou ou não, que concorda ou discorda. O voto serve para qualificar se você achou o conteúdo relevante ou não.

Isso eu sei, porém não é a forma que é usada sempre, ainda mais que isso é bem obvio que se inspira em Likes e Dislikes.

Aliás, já vi até em Posts/Comentários galera pedindo para não dar um Downvote caso discorde.

Então por isso, digo que é Like e Dislike, porque as pessoas veem assim e é inspirado nisso. Por mais que se repita várias vezes que não funciona assim.

Podes até pegar esse post que fiz de exemplo: Sou apenas eu vendo isso no Tabnews?

Chegou a ter vários "Upvotes" e gerou uma discussão, porém, foram dando "Downvotes" por discordarem.

Infelizmente acabou sumindo uma discussão bem interessante a cerca de mudanças na plataforma, provavelmente porque apagaram o post mais ao topo e toda discussão abaixo ruiu.

Outra post que já gerou uma discussão a cerca desses Likes e Dislikes:
Tabnews é uma Rede Social?

Um comentário bem interessante que surgiu ali no meio, nas discussões dos dois posts, foi a questão até de remover o Dislike dos posts, já que o objetivo é dizer o que é relevante, não o que menos é relevante.

Até o Youtube removeu os Dislikes... Então, significa que tem algo grande aí.

Talvez até se traduzisse pro português, poderia ficar mais acessível e compreensível para as pessoas (por mais que talvez isso soe idiota), já que menos de 1% da população brasileira fala inglês fluentemente e a comunidade é dita "Português-BR".

"Sobe voto" e "Desce voto"? Estranho né?

Padronização e Criação de Bolhas no Tabnews

Agora, sua preocupação em ter "conteúdos de um mesmo padrão" é a realidade e não consigo pensar numa exceção em nenhum outro site em que exista um algoritmo, seja uma rede social ou uma ferramenta de busca.

Talvez soe meio clichê, mas não daria para utilizar alguma IA que analise a complexidade textual do texto que acabou de ser publicado para colocar ele mais acima do que outros Posts?

Ou que analise o conteúdo de todos que está em relevante e "marque" quando um conteúdo traz uma nova tendência?

Ou que baseado no tempo que a pessoa permaneceu lendo o artigo, ela receba algum incentivo? Por exemplo, um artigo que foi colocado pela IA como "extenso/complexo" e que pegue o tempo que a pessoa passou na página junto a posição de Scroll do usuário, assim meio que pegando informação de que a pessoa realmente "leu" o artigo.

Outra coisa bem interessante que já comentaram uma vez, foi usar a contagem total de votos, então caso um post tenha muitos DownVotes ou UpVotes, irás ser analisado a quantidade total, e se pelo menos tiver 40% de Likes, poderia continuar "estável", e conforme vai subindo a porcentagem, vai subindo mais em relevância.

Mas claro que esse último não seria necessário caso o sistema de votação não fosse baseado em dar Like e Dislike.

Podería até usar a IA para categorizar os tópicos e assuntos falados na semana ou últimos dias, para avisar a pessoa que caso ela vá escrever sobre um desses tópicos, ele pode já estar "Saturado".

Acho que isso é um ponto muito interessante para se tentar resolver, já falei sobre os outros posts no Tabnews falando sobre esse efeito "Sociológico" que a plataforma tem de inconscientemente criar bolhas devido ao público leitor e a visão estigmatizada das pessoas pelas Redes Socias, que privilegiam conteúdos medíocres e são muito reacionárias.

Um exemplo de como inconscientemente vai se formando um padrão:
Tela de Relevantes: 6 de Junho

Para os que não perceberam, recentemente se tem falado muito sobre a questão faculdade.

3

Todo site gamificado acaba tendo algum tipo de algoritmo para "controlar" as coisas. Mas tem uma diferença bem grande entre o TabNews e redes sociais.

Em uma rede social, a ideia é te prender o máximo possível dentro dela, então ela só mostra conteúdo que vc tem mais chances de gostar. Redes sociais adoram criar bolhas de conteúdo, nas quais vc nunca vê tudo que é criado. E quanto mais vc sinaliza que gosta de algo, mais o algoritmo vai te dar coisas parecidas.

No TabNews não tem isso, vc sempre pode ver tudo (basta ir na aba "Recentes"). O algoritmo não serve para criar bolhas, e sim para estimular o que se espera do site: que os conteúdos sejam avaliados com base na sua relevância (o tal do "valor concreto" mencionado na descrição do site, feita pelo seu próprio criador).

E como para votar precisamos de TabCoins, a ideia do algoritmo é balancear os ganhos e gastos. Se ficar difícil demais ganhar, ninguém consegue votar e nenhum conteúdo é avaliado - perde-se o propósito de se avaliar os posts. Mas se ficar fácil demais, o voto acaba sendo banalizado (como acontecia antes, tinha muito comentário do tipo "Obrigado" e "Que legal", que além de dar votos pra quem postou, ainda recebia votos). Os ajustes no algoritmo são para balancear esta relação, que é um propósito completamente diferente dos algoritmos de redes sociais.

2

Gostar ou odiar :D Ódio engaja bastante. Ser gamificado e ser "rede social" são coisas diferentes. Pra mim qualquer coisa que diz o que você deve ver, e diz um atrás do outros (infinito) é nocivo. Por isso evito usar, embora em algum momento terei que fazê-lo, mas de um jeito específico.

Eu prefiro locais como O Stack Overflow, Tabnews, Reddit, etc. Até esses precisam saber usar para aproveitar melhor. A classificação é boa, mas nem sempre mostra o ideal, é muito melhor assim, e o perfeito não existe.

Eu acho que agora estamos em condições de classificar melhor. Não será mais necessário dizer que as pessoas não estão votando porque "eu disse para elas não votarem" (que eu procurei e não achei isso).

Eu acho que resolve um problema, mas não o que faria atingir o objetivo do site de forma mais adequada, porque ainda premia só a postagem, de qualquer coisa, até mesmo de "Obrigado" e "Que legal", a não ser que a pessoa só poste isso e não incentiva a pessoa apagar conteúdo ruim, conforme já fiz postagem sobre isso. Mas está bem melhor agora, não resolve tudo, mas está no caminho.

Tem um lado de rede social no mesmo sentido que todos querem likes, então a pessoa quer postar algo que faça sucesso. Isso não vai ser diferente em lugar algum. O que pode mudar o que é popular é o público. Ele determinará oque é popular. Não tem muito o que fazer. Não tem como fazer um público gostar de um tipo de música porque é uma música melhor. Você pode demonstrar que isso acontece, mas tentar mudar é perda de tempo. Eu adoraria que as pessoas votassem com mais critério, com o que realmente tem valor, menos como "gosto/não gosto", mas nunca vi acontecer muito em grandes volumes ou onde o público é mais diverso. Eu vi algo um pouco melhor acontecer no começo do Stack Overflow, que deu um pouco o tom, mas também não foi perfeito. Só não ficou ruim porque houve um pouco mais de moderação ativa, apagando postagens com piadas, cartoons, e coisas do tipo (nem se falava em meme na época). Pode ser só viés, mas eu acho que o SOpt começou degringolar o dia que aceitaram algo desse tipo.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Obrigadoo pela contribuição!

No comentário que respondi ao @rafael, eu respondi um pouco do que também foi falado aqui.

Gamificação e Preferências de Conteúdo

Mas eu digo no sentido de pessoas estarem criando conteúdos, e apenas certos conteúdos estarem recebendo Tabcoins, o que faz pessoas criarem mais esses conteúdos que recebem Tabcoins, ou deixarem de postar, já que o que elas querem falar ou ver, não esta sendo valorizado.

De certa forma, é como um "algoritmo", só que nesse caso, é mais uma questão sociológica, onde as pessoas vão inconscientemente mudando a plataforma para valorizar apenas um certo conteúdo, como posts de "Não posso mais ser Júnior?", "Vale a pena Faculdade?"

E na verdade, eu não sei bem se essa questão de Tabcoins é "Gamificação" mesmo, mas eu não estudei muito sobre esse assunto, mas geralmente quando vejo isso, é associado ao crescimento pessoal do usuário individualmente, porém aqui, você acaba apenas crescendo por conta de outras pessoas te valorizarem.

E se elas não gostarem ou não entenderem o que você diz, não vais ir para frente.

Na verdade, pode até ser desestimulado, acabando ficando com Tabcoins negativo, e bem, não existe "Níveis negativos" em jogos né? (Eu acho)

Algoritmos de Redes Sociais

Redes sociais adoram criar bolhas de conteúdo, nas quais vc nunca vê tudo que é criado. E quanto mais vc sinaliza que gosta de algo, mais o algoritmo vai te dar coisas parecidas.

Isso é verdade, porém, não podemos esquecer um fato importante para isso, que é o fator humano.

Até mesmo fora das redes sociais, pessoas não tem hábito de leitura ou irem muito atrás de informações mais intelectuais. Claro que isso é um efeito extremamente influenciado pelos usos das Redes Socias desde o começo do século.

Então, de toda a forma, as pessoas pensam nas plataformas de hoje e no dia a dia, muito similar a como pensam numa Rede Social, até o documentário Dilema das Redes mostra isso muito bem.

Por isso, quando chegam ao Tabnews, muitos vão valorizar conteúdos que são similares no seu dia a dia, os que são curtos, simples e que podem se resumir a reclamar da própria vida, numa vibe Twitter.

Até mencionei que os posts em alta esses dias foram de "Não posso mais ser Júnior?", "Vale a pena Faculdade?", que são coisas que tipicamente irá ler numa rede social, que trazem reclamação, e tem um baixo nível de reflexão.

No máximo os comentários desses artigos salvam, porém, é sempre muito do mesmo. Mensagens motivacionais e bla bla bla.

A Reflexão

Sinceramente, precisamos entender que os efeitos sociológicos que existe hoje por conta das redes sociais é muito forte, e precisamos dizer e falar que ele existe.

Não adianta ficar tentando melhorar um sistema de Likes e Dislikes, dizendo que é para falar o que é ou não relevante.

O que é relevante afinal? Porque se as pessoas tem a ideia de Relevante das redes sociais, é obvio que vai gerar valorização de conteúdos e comentários como já mencionei, mais simples e com baixa reflexão.

Nos próprios posts que fiz antes e coloquei o link no comentário do @rafael, falamos sobre isso, eu, você e vários outros usuários que aparecem geralmente aqui.

Não da para simplesmente jogar na mão dos usuários um sistema parecido com Redes Sociais e querer que eles façam algo diferente de Redes Sociais.

2

digo no sentido de pessoas estarem criando conteúdos, e apenas certos conteúdos estarem recebendo Tabcoins, o que faz pessoas criarem mais esses conteúdos que recebem Tabcoins, ou deixarem de postar, já que o que elas querem falar ou ver, não esta sendo valorizado

É, tem algumas coisas que acho irrelevantes mas recebem vários votos, mas não tem jeito: todo site cujo conteúdo é criado pelos usuários vai ter um viés ditado por esses usuários. Se a maioria gosta mais de determinados conteúdos, esses vão ter mais destaque.

Se isso vai monopolizar os assuntos, ou se haverá espaços para diferentes nichos, eu realmente não sei. Mas o que é mais popular (e não necessariamente "melhor") sempre terá mais votos, não tem muito como fugir disso.

E concordo que as pessoas costumam trazer a mentalidade de redes sociais pra cá, tratando os votos como like/dislike. Isso é algo que o próprio site deveria deixar mais claro - por exemplo, na primeira vez que o usuário votar, mostra alguma mensagem explicando o que significam os votos, que não é o mesmo que rede social, etc. Ter um FAQ ajudaria muito. Claro que no fim, não dá pra controlar como cada um vota. Mas se estivesse tudo bem explicado, os votos "errados" diminuiriam.

2

Sensacional, parabéns pela comunidade por toda conversa tanto aqui no TabNews quanto lá no repositório e parabéns Felipe por dar mais um passo e iniciar mais um experimento 💪

Quanto mais conversarmos e quanto mais experimentamos, melhor ficará a solução final 🤝

Em paralelo, sobre este ponto:

E não faltam TabCoins disponíveis para ocorrerem essas qualificações, já que existem mais de 5.000 usuários com saldo suficiente para quase 30.000 qualificações. Então é só caprichar na publicação ou comentário.

Algo que deveríamos analisar é: qual o saldo de usuários que possuem uma sessão ativa neste exato momento. Este eu imagino que seja um proxy mais real do potencial de qualificação das publicações.

2

qual o saldo de usuários que possuem uma sessão ativa neste exato momento

Concordo, inclusive eu sugeri algo parecido no GitHub:

"seria interessante ver quantos desses 60000 TabCoins estão com usuários ativos (que acessaram o site pelo menos X vezes nos últimos Y dias, por exemplo). Pois se esses TabCoins estão com alguém que não acessa há meses, a chance de serem gastos é bem menor, acho."

Claro que um usuário que não acessa há meses pode voltar amanhã, mas acho que excluir estes casos em um primeiro momento pode dar uma ideia melhor dos votos em potencial, e dar um foco mais assertivo para as análises e direcionamento das próximas ações.

1

Eu descobri que algumas pessoas estão guardando bastante TCs. Desde sempre, não começou há 50 dias. Algumas pessoas não usam mais o site, então esses TCs estão mortos, a não ser que a pessoa volte. Algumas não querem votar mesmo, sei lá porque, talvez porque tudo é ruim para ela. Tem alguns que pelo padrão parece que só votam negativo.

Para achar o ponto de liquidez tem que considerar tudo isso. Números mentem. Por isso precisa pegar os números certos. Pode parecer contraditório, mas é preciso ter viés para evitar viés.

2

[Edit] Corrigi os números de usuários/sessões ativas, pois havia relacionado mesmo as sessões duplicadas em diferentes dispositivos. Isso só muda os números de usuários ativos, mas não muda os números de usuários que possuem TabCoins.

[Edit 2] Agora no final do dia, analisando o impacto da modificação, notei algumas inconsistências, então verifiquei que o resultado da consulta que cruzava os dados da tabela de sessões e de balanço não estava batendo. Então fiz o que já deveria ter feito, pedi para o ChatGPT criar a consulta 😅, e ele fez algo bem mais complexo do que a minha, mas que está trazendo os dados corretos (pelo menos os que eu conferi manualmente). Então já aproveito para falar que a Turma é demais, pois hoje mais que dobramos a quantidade de qualificações que estávamos tendo nos últimos dias. E isso vai aumentar os ganhos das publicações dos próximos dias. 🎉

Temos um total de 4.736 sessões ativas de 3.734 usuários. Se incluir qualquer sessão que estava ativa nos últimos 14 dias, o número é 7.038 sessões de 5.326 usuários.

Cruzando os usuários com sessão ativa e que possuem 2 ou mais TabCoins, temos 990 usuários em posse de 20.623 TabCoins.

Se incluirmos as sessões expiradas nos últimos 14 dias, então o número sobe para 1.291 usuários com 25.457 TabCoins.

1

Tenho medo de que fazer com que os tavacoins fiquem mais difíceis de ganhar, leva as pessoas a criarem a ideia de "pizza Bitcoin" se o tabcoin está se tornando um recurso cada vez mais escasso o seu valor vai ser cada vez maior com o passar do tempo....

"já que existem mais de 5.000 usuários com saldo suficiente para quase 30.000 qualificações"
E quanto desses 5.000 usuários estão dispostos a gastarem seus preciosos tabcoins agora?

Isso é só minha opinião... Não tenho conhecimento de economia e sociologia suficientes para opinar algo mais construtivo.

1

Uma coisa que eu tenho dúvida:
Os usuários seriam capazes de se auto-moderar?

Esses comentários simples geralmente tomam downvote ou um aviso de que comentários assim não eram bons, mas (eu acho) que as pessoas evitam usar o downvote.