Executando verificação de segurança...
3

Todo site gamificado acaba tendo algum tipo de algoritmo para "controlar" as coisas. Mas tem uma diferença bem grande entre o TabNews e redes sociais.

Em uma rede social, a ideia é te prender o máximo possível dentro dela, então ela só mostra conteúdo que vc tem mais chances de gostar. Redes sociais adoram criar bolhas de conteúdo, nas quais vc nunca vê tudo que é criado. E quanto mais vc sinaliza que gosta de algo, mais o algoritmo vai te dar coisas parecidas.

No TabNews não tem isso, vc sempre pode ver tudo (basta ir na aba "Recentes"). O algoritmo não serve para criar bolhas, e sim para estimular o que se espera do site: que os conteúdos sejam avaliados com base na sua relevância (o tal do "valor concreto" mencionado na descrição do site, feita pelo seu próprio criador).

E como para votar precisamos de TabCoins, a ideia do algoritmo é balancear os ganhos e gastos. Se ficar difícil demais ganhar, ninguém consegue votar e nenhum conteúdo é avaliado - perde-se o propósito de se avaliar os posts. Mas se ficar fácil demais, o voto acaba sendo banalizado (como acontecia antes, tinha muito comentário do tipo "Obrigado" e "Que legal", que além de dar votos pra quem postou, ainda recebia votos). Os ajustes no algoritmo são para balancear esta relação, que é um propósito completamente diferente dos algoritmos de redes sociais.

Carregando publicação patrocinada...
2

Gostar ou odiar :D Ódio engaja bastante. Ser gamificado e ser "rede social" são coisas diferentes. Pra mim qualquer coisa que diz o que você deve ver, e diz um atrás do outros (infinito) é nocivo. Por isso evito usar, embora em algum momento terei que fazê-lo, mas de um jeito específico.

Eu prefiro locais como O Stack Overflow, Tabnews, Reddit, etc. Até esses precisam saber usar para aproveitar melhor. A classificação é boa, mas nem sempre mostra o ideal, é muito melhor assim, e o perfeito não existe.

Eu acho que agora estamos em condições de classificar melhor. Não será mais necessário dizer que as pessoas não estão votando porque "eu disse para elas não votarem" (que eu procurei e não achei isso).

Eu acho que resolve um problema, mas não o que faria atingir o objetivo do site de forma mais adequada, porque ainda premia só a postagem, de qualquer coisa, até mesmo de "Obrigado" e "Que legal", a não ser que a pessoa só poste isso e não incentiva a pessoa apagar conteúdo ruim, conforme já fiz postagem sobre isso. Mas está bem melhor agora, não resolve tudo, mas está no caminho.

Tem um lado de rede social no mesmo sentido que todos querem likes, então a pessoa quer postar algo que faça sucesso. Isso não vai ser diferente em lugar algum. O que pode mudar o que é popular é o público. Ele determinará oque é popular. Não tem muito o que fazer. Não tem como fazer um público gostar de um tipo de música porque é uma música melhor. Você pode demonstrar que isso acontece, mas tentar mudar é perda de tempo. Eu adoraria que as pessoas votassem com mais critério, com o que realmente tem valor, menos como "gosto/não gosto", mas nunca vi acontecer muito em grandes volumes ou onde o público é mais diverso. Eu vi algo um pouco melhor acontecer no começo do Stack Overflow, que deu um pouco o tom, mas também não foi perfeito. Só não ficou ruim porque houve um pouco mais de moderação ativa, apagando postagens com piadas, cartoons, e coisas do tipo (nem se falava em meme na época). Pode ser só viés, mas eu acho que o SOpt começou degringolar o dia que aceitaram algo desse tipo.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Obrigadoo pela contribuição!

No comentário que respondi ao @rafael, eu respondi um pouco do que também foi falado aqui.

Gamificação e Preferências de Conteúdo

Mas eu digo no sentido de pessoas estarem criando conteúdos, e apenas certos conteúdos estarem recebendo Tabcoins, o que faz pessoas criarem mais esses conteúdos que recebem Tabcoins, ou deixarem de postar, já que o que elas querem falar ou ver, não esta sendo valorizado.

De certa forma, é como um "algoritmo", só que nesse caso, é mais uma questão sociológica, onde as pessoas vão inconscientemente mudando a plataforma para valorizar apenas um certo conteúdo, como posts de "Não posso mais ser Júnior?", "Vale a pena Faculdade?"

E na verdade, eu não sei bem se essa questão de Tabcoins é "Gamificação" mesmo, mas eu não estudei muito sobre esse assunto, mas geralmente quando vejo isso, é associado ao crescimento pessoal do usuário individualmente, porém aqui, você acaba apenas crescendo por conta de outras pessoas te valorizarem.

E se elas não gostarem ou não entenderem o que você diz, não vais ir para frente.

Na verdade, pode até ser desestimulado, acabando ficando com Tabcoins negativo, e bem, não existe "Níveis negativos" em jogos né? (Eu acho)

Algoritmos de Redes Sociais

Redes sociais adoram criar bolhas de conteúdo, nas quais vc nunca vê tudo que é criado. E quanto mais vc sinaliza que gosta de algo, mais o algoritmo vai te dar coisas parecidas.

Isso é verdade, porém, não podemos esquecer um fato importante para isso, que é o fator humano.

Até mesmo fora das redes sociais, pessoas não tem hábito de leitura ou irem muito atrás de informações mais intelectuais. Claro que isso é um efeito extremamente influenciado pelos usos das Redes Socias desde o começo do século.

Então, de toda a forma, as pessoas pensam nas plataformas de hoje e no dia a dia, muito similar a como pensam numa Rede Social, até o documentário Dilema das Redes mostra isso muito bem.

Por isso, quando chegam ao Tabnews, muitos vão valorizar conteúdos que são similares no seu dia a dia, os que são curtos, simples e que podem se resumir a reclamar da própria vida, numa vibe Twitter.

Até mencionei que os posts em alta esses dias foram de "Não posso mais ser Júnior?", "Vale a pena Faculdade?", que são coisas que tipicamente irá ler numa rede social, que trazem reclamação, e tem um baixo nível de reflexão.

No máximo os comentários desses artigos salvam, porém, é sempre muito do mesmo. Mensagens motivacionais e bla bla bla.

A Reflexão

Sinceramente, precisamos entender que os efeitos sociológicos que existe hoje por conta das redes sociais é muito forte, e precisamos dizer e falar que ele existe.

Não adianta ficar tentando melhorar um sistema de Likes e Dislikes, dizendo que é para falar o que é ou não relevante.

O que é relevante afinal? Porque se as pessoas tem a ideia de Relevante das redes sociais, é obvio que vai gerar valorização de conteúdos e comentários como já mencionei, mais simples e com baixa reflexão.

Nos próprios posts que fiz antes e coloquei o link no comentário do @rafael, falamos sobre isso, eu, você e vários outros usuários que aparecem geralmente aqui.

Não da para simplesmente jogar na mão dos usuários um sistema parecido com Redes Sociais e querer que eles façam algo diferente de Redes Sociais.

2

digo no sentido de pessoas estarem criando conteúdos, e apenas certos conteúdos estarem recebendo Tabcoins, o que faz pessoas criarem mais esses conteúdos que recebem Tabcoins, ou deixarem de postar, já que o que elas querem falar ou ver, não esta sendo valorizado

É, tem algumas coisas que acho irrelevantes mas recebem vários votos, mas não tem jeito: todo site cujo conteúdo é criado pelos usuários vai ter um viés ditado por esses usuários. Se a maioria gosta mais de determinados conteúdos, esses vão ter mais destaque.

Se isso vai monopolizar os assuntos, ou se haverá espaços para diferentes nichos, eu realmente não sei. Mas o que é mais popular (e não necessariamente "melhor") sempre terá mais votos, não tem muito como fugir disso.

E concordo que as pessoas costumam trazer a mentalidade de redes sociais pra cá, tratando os votos como like/dislike. Isso é algo que o próprio site deveria deixar mais claro - por exemplo, na primeira vez que o usuário votar, mostra alguma mensagem explicando o que significam os votos, que não é o mesmo que rede social, etc. Ter um FAQ ajudaria muito. Claro que no fim, não dá pra controlar como cada um vota. Mas se estivesse tudo bem explicado, os votos "errados" diminuiriam.