Obrigadoo pela contribuição!
No comentário que respondi ao @rafael, eu respondi um pouco do que também foi falado aqui.
Gamificação e Preferências de Conteúdo
Mas eu digo no sentido de pessoas estarem criando conteúdos, e apenas certos conteúdos estarem recebendo Tabcoins, o que faz pessoas criarem mais esses conteúdos que recebem Tabcoins, ou deixarem de postar, já que o que elas querem falar ou ver, não esta sendo valorizado.
De certa forma, é como um "algoritmo", só que nesse caso, é mais uma questão sociológica, onde as pessoas vão inconscientemente mudando a plataforma para valorizar apenas um certo conteúdo, como posts de "Não posso mais ser Júnior?", "Vale a pena Faculdade?"
E na verdade, eu não sei bem se essa questão de Tabcoins é "Gamificação" mesmo, mas eu não estudei muito sobre esse assunto, mas geralmente quando vejo isso, é associado ao crescimento pessoal do usuário individualmente, porém aqui, você acaba apenas crescendo por conta de outras pessoas te valorizarem.
E se elas não gostarem ou não entenderem o que você diz, não vais ir para frente.
Na verdade, pode até ser desestimulado, acabando ficando com Tabcoins negativo, e bem, não existe "Níveis negativos" em jogos né? (Eu acho)
Algoritmos de Redes Sociais
Redes sociais adoram criar bolhas de conteúdo, nas quais vc nunca vê tudo que é criado. E quanto mais vc sinaliza que gosta de algo, mais o algoritmo vai te dar coisas parecidas.
Isso é verdade, porém, não podemos esquecer um fato importante para isso, que é o fator humano.
Até mesmo fora das redes sociais, pessoas não tem hábito de leitura ou irem muito atrás de informações mais intelectuais. Claro que isso é um efeito extremamente influenciado pelos usos das Redes Socias desde o começo do século.
Então, de toda a forma, as pessoas pensam nas plataformas de hoje e no dia a dia, muito similar a como pensam numa Rede Social, até o documentário Dilema das Redes mostra isso muito bem.
Por isso, quando chegam ao Tabnews, muitos vão valorizar conteúdos que são similares no seu dia a dia, os que são curtos, simples e que podem se resumir a reclamar da própria vida, numa vibe Twitter.
Até mencionei que os posts em alta esses dias foram de "Não posso mais ser Júnior?", "Vale a pena Faculdade?", que são coisas que tipicamente irá ler numa rede social, que trazem reclamação, e tem um baixo nível de reflexão.
No máximo os comentários desses artigos salvam, porém, é sempre muito do mesmo. Mensagens motivacionais e bla bla bla.
A Reflexão
Sinceramente, precisamos entender que os efeitos sociológicos que existe hoje por conta das redes sociais é muito forte, e precisamos dizer e falar que ele existe.
Não adianta ficar tentando melhorar um sistema de Likes e Dislikes, dizendo que é para falar o que é ou não relevante.
O que é relevante afinal? Porque se as pessoas tem a ideia de Relevante das redes sociais, é obvio que vai gerar valorização de conteúdos e comentários como já mencionei, mais simples e com baixa reflexão.
Nos próprios posts que fiz antes e coloquei o link no comentário do @rafael, falamos sobre isso, eu, você e vários outros usuários que aparecem geralmente aqui.
Não da para simplesmente jogar na mão dos usuários um sistema parecido com Redes Sociais e querer que eles façam algo diferente de Redes Sociais.