Por que ninguém liga para histórias de linguagens?
Vamos ser diretos
Cada linguagem tem sua história, o que nos leva a entender o motivo de sua criação.
Ok, mas será que entender o motivo de sua criação realmente acrescenta algo? Até certo tempo, eu mesmo diria que não faz diferença alguma ter essa base ou não.
Porém, tudo isso mudou quando resolvi aprender uma linguagem do zero, entendendo toda sua base antes de começar a codar de fato. Isso transformou completamente minha visão sobre ela, principalmente na hora de escolher quais ferramentas usar e quando usá-las. E o melhor: melhorou muito minha forma de pensar ao resolver problemas com essa linguagem.
Por que evitamos esse aprofundamento?
Descobrir o motivo da criação de uma tecnologia não é uma tarefa tão fácil quando se tem pouco tempo para pesquisar e centralizar todas as informações necessárias. Tudo piora quando você encontra um conteúdo que até centraliza as informações, mas a abordagem é sempre a mesma: muito maçante e até chata de assistir ou ler (principalmente se você tiver TDAH).
Por conta disso, estou tentando criar uma espécie de diário público. Quero testar algumas abordagens diferentes e entender como facilitar o aprendizado de temas mais densos ou resumir assuntos muito longos.
Esse é o meu primeiro teste : Era uma Vez C, um conto sobre a história da linguagem C com uma abordagem mais simples.
Por fim, como você gosta de aprender novos temas? E quais são suas principais dificuldades?