Para complementar, e também para servir de fonte de pesquisa para seu diário, sugiro os vídeos do Akita da série "Sua linguagem NÃO é especial", em duas partes:
- Parte 1: https://youtu.be/p9-WuJbVHHc
- Parte 2: https://youtu.be/XcTTajFENHI
Ele basicamente faz um resumo da história e genealogia das linguagens de programação. Mais que uma mera curiosidade, são vídeos para abrir a cabeça e ver que - como ele mesmo diz - o mundo sempre é muito maior do que a gente imagina. Ou, em outras palavras, nossa área vai muito além da sua linguagem favorita.
É muito interessante notar que, em termos de paradigmas de programação e recursos existentes nas linguagens, nada de realmente novo foi inventado nas últimas décadas. É tudo variação de algo que já existia muito antes (às vezes com nomes novos e "moderninhos", pra parecer que é uma grande inovação e gerar hype).
Eu acho esse tipo de conhecimento importante, pois aumenta seu leque de opções (vc vê que existem formas diferentes de resolver os problemas), te faz perceber que não existe linguagem perfeita e evita que vc fale besteira - ou pelo menos diminui muito as chances - quando for debater as vantagens e desvantagens de cada uma :-)