Executando verificação de segurança...
1

Na época em que estudos por livros era o padrão, era bem comum no primeiro capítulo ter uma seção (mesmo que breve) com um pouco da história por trás da linguagem ou framework. Aos poucos essas seções começaram a ser substituídas pelos "setup" do SDKs e IDEs, acredito que isso começou a acontecer porque os leitores já estavam sem paciência de saber as origens daquele conhecimento.

Hoje em dia, em que quase todo mundo prefere iniciar os estudos por vídeo de YT, e nessa rede o que importa é engajamento, então produtores não dão a devida atenção nesses temas, pois certamente não vai gerar engajamento em um curso que promete ensinar a programar.

Carregando publicação patrocinada...
1

Com o passar do tempo, o modelo de consumo de conteúdo, principalmente no aprendizado, se atualizou bastante. Devido às redes sociais (entre outros fatores), o imediatismo tomou conta, o que resultou em uma falta de paciência para conteúdos mais densos ou que simplesmente trazem resultados a longo prazo.

A questão é: devemos atualizar a abordagem, mudando o formato ao introduzir esses temas, tornando-os menos "chatos"? Ou é necessário criar uma espécie de "HYPE" em torno desses conteúdos para incentivar o estudo e mostrar sua importância?

2

Pensando sobre isso, acho que uma forma de introduzir esses assuntos será diluir ao longo do conteúdo, mas com aspecto de curiosidade. Por exemplo, em um conteúdo de linguagem C, após apresentar os conceitos iniciais, depois do estudante criar o primeiro Hello World, explicar a origem do nome da linguagem C introduzindo um pouco de história.

Da mesma forma, após apresentar o que são incremento (++) e decremento (--), explicar por que a linguagem C++ e C# tem esses nomes, aproveitando mais uma vez para introduzir um pouco de história.