Indicação - Curso.dev
Olá pessoALL!
Acabei conhecendo o TabNews através do canal do Felipe e notei que aqui seria o ideal para expor meu problema. Eu vivo em um dilema já a algum tempo e só agora tive coragem de escrever sobre.
Sou um dinossauro. Trabalho com tecnologia a bastante tempo. Só para terem uma ideia, eu vi a Microsoft e a Apple nascerem, e várias outras empresas. Fui usuário do primeiro computador da Apple, o Apple I e também o Apple II. Usei o SO MS-DOS, da versão 3 até a 6, passando por cada problema, cada bug, cada xingamento - e não foram poucos! Vi o Windows nascer. Chorei muito com cada pau que ocorria - a famosa tela azul da morte - e todo seu trabalho era perdido. Não salvou? Esquece. Como dizem os cariocas: "Perdeu, playboy!". E desde o começo, sempre fui (e ainda sou) apaixonado por programação. Aprendi a programar em Cobol para mainframes (acho que nem consigo explicar o que são mainframes). Depois, com o advento dos micro-computadores, uma linguagem belíssima e promissora chegou, chamada Clipper e então rapidamente, aprendi e fui em frente! Sempre trabalhando, criando, portando softwares legados, etc. Chegou o Windows, as linguagens evoluiram para aquele novo ambiente (só seria de fato um SO bem depois) os paradigmas mudaram todos, mas continuamos em frente. E, finalmente, veio a WEB. Mais uma vez paradigmas mudaram e "trocentas" novas tecnologias apareceram (e ainda aparecem) quase todos os dias. E olha que não citei em nenhum momento a vida "móvel" (smartphones, tablets, watches, etc).
Pois bem, como conheço bastante tecnolgias antigas, sempre trabalhei dando manutenção a sistemas legados e também desenvolvendo alguns novos projetos. Ainda uso algumas ferramentas que estão lá trás, mas que conseguem resolver muitos problemas dos meus clientes. Mas às vezes tenho a necessidade de ir além, de criar (ou integrar) soluções on-line com processos locais, com sistemas legados e/ou antigos e isso me frusta bantante. Vou tentar explicar o motivo. Preciso fazer um projeto que vai precisar de um módulo on-line. Como não tenho experiência no "on-line", contrato um programador para fazer essa "ponte" e o negócio quase sempre não fica do jeito que eu acho que deveria ficar! Daí aumenta custo, pois tenho que solicitar mudanças, os prazos são estourados, enfim, uma tremenda confusão!
Já tentei fazer várias cursos (em diversas escolas/plataformas/sites) para aprender/entender uma nova ferramenta por exemplo, para que eu mesmo consiga fazer ou pelo menos entender um pouco mais ao ponto de consegui orientar melhor outro programador ou até trabalhar junto. Só que me falta tempo para isso. Começo a fazer o treinamento, mas chega um ponto que fico frustado, pois não consigo desenvolver tão rápido quanto gostaria. Por exemplo, se o cliente me solicita um simples controle de recibos, eu faço em 1 hora no máximo na ferramenta que trabalho (gero o recibo, imprimo, armazeno e depois faço até consultas). Se tentar fazer em PHP ou mesmo Javascript, por mais simples que pareça, levo uma eternidade e não consigo fazer do jeito que eu imaginei, isso quando consigo. Sou muito detalhista com meus softwares. Tudo tem que estar bonito, no seu devido lugar e bem intuitivo. Ah, e o código também tem que estar bonito. Sei que para o cliente isso não importa, mas pra mim sim. Eu me importo com meu código!
Então, esse loooongo post seria um pedido de ajuda com algumas dicas! Como eu disse, já fiz inúmeros cursos, mas nunca consigo terminar (ou por falta de tempo, ou porque depois o mesmo ficou massante, ou mesmo por frustação, etc). Geralmente os cursos ficam mostranto como fazer coisas simples e pequenas e quando vamos para a "vera", nem consiguimos iniciar. E outra, aparece tanta tecnolgia, que a gente acaba ficando perdido. Eu cheguei a escolher o PHP como a minha segunda linguagem de desenvolvimento, mas hoje tenhoa dúvidas se foi uma boa escolha! Java? Javascript? Python? Sinceramente não sei. Andei olhando o curso do Felipe. É um curso com um valor razoável, em comparação com outros por aí. Já gastei bastante grana e temo começar mais um curso e ficar inacabado pelo caminho!
Se alguém tiver alguma dica aí para que eu possa dar essa "virada" de chave, eu agradeceria bastente!