Executando verificação de segurança...
1

Escassez de tempo e Ineficácia

Primeiramente, Bom dia!, Me chamo Apolo e tenho 16 anos, sempre gostei dessa coisa de programação, Então recentemente comecei a me aprofundar em todo esse mundo, acontece que um dos meus maiores empecilhos é a falta de tempo, e eu gostaria de dicas dessa comunidade.
Vejam bem, acordo as 7:30 da manhã, e quando não vou trabalhar (onde volto 12:50 para casa), eu cuido da casa e outras tarefas.
Saio de casa as 13:30 pois meu horário de aula é absurdo, sendo das 14:15 as 21:15, chego em casa as 21:50, e tenho as poucas horas até as 00:00 para aprender os conteúdos.
Nesses últimos meses eu resolvi primeiro dominar Html e Css, e agora comecei a entrar nas linguagens de programação, com o famoso Javascript, e desde então eu sinto como se nada que eu estou estudando faz algum sentido, não entra na minha mente, resumindo bem a situação é um Estudo ineficaz.
Gostaria de saber as opiniões de vocês, Acham possível conseguir aprender e me especializar mesmo com um tempo tão curto?, Como deixo meus estudos mais eficaz? É normal este tipo de síndrome de impostor?
Agradeço a todos, apesar de tudo, não irei parar.

Carregando publicação patrocinada...
1

É normal, mas não deveria. É como uma pandemia. O fato de estar acontecendo com muita gente não quer dizer que deveria ser assim.

É possível aprender, depende da organização da pessoa, da capacidade dela conseguir fazer isso e do quanto ela gosta daquilo.

Uma das piores coisas que alguém pode fazer é estudar algo porque está na moda, porque paga bem (então ela deveria fazer medicina, não paga bem para quem vai estudar de qualquer jeito, a não ser que ela seja muito fora da curva).

Se você gosta, tem um mínimo de vocação, e se tem uma base boa, achará um caminho.

Eu sempre falo que se a pessoa acha matemática, comunicação e expressão e ciências, difícil e por isso nunca aprendeu bem, até mais do que a escola costuma ensinar hoje em dia, não é na programação que ela vai se dar bem, que é muito mais difícil. Ela precisa resolver essa base antes. Não perca isso de vista. Geralmente a falta da base é que faz as pessoas terem Síndrome de Impostor (existem outros fatores geradores).

Eu trabalhava em uma cidade, morava em outra, e estudava em uma terceira. E tudo dava certo. É possível. Tem que se organizar. Eu nem percebia porque tudo era prazeroso e sabia que o esforço seria recompensado. Claro, eu via evolução.

Eu temo quando a pessoa não vê evolução. Desde que ela veja corretamente, se ela não mudar muito a atitude geral dela, provavelmente não vai conseguir, e talvez até em outras áreas, a não ser que sejam coisas muito mais fáceis, ou algo que encaixe muito com ela. Ninguém é obrigado a trabalhar com programação.

Eu gostaria que continuasse, o mercado precisa de mais gente, mas gente qualificada e que goste disso. Se você gosta tem que insistir, tem que se organizar para atingir os objetivos. Se achar que o esforço será recompensado, então faça tudo o que precisa. Eu acho que você tem muito tempo sobrando.

Uma coisa que vejo muito é as pessoas postarem coisas assim em busca da validação. A pessoa fica feliz naquele momento, mas não resolve nada para ela. O que funciona é o comprometimento, a dedicação. Não caia na armadilha da validação. Só você é responsável pelo seu sucesso.

Faz sentido?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Faz total sentido, muito obrigado por tudo que disse, abriu muito minha mente, com certeza vou dar uma olhada em tudo, muito obrigado novamente<33

1

Olá! Respondendo as perguntas:

Acham possível conseguir aprender e me especializar mesmo com um tempo tão curto?

Sim, desde que estude da maneira correta, as materias que realmente importam e que produzem mais impacto

Como deixo meus estudos mais eficaz?

O que você aprender, coloque em prática o mais rápido possível, sem consultas. Tente criar um projeto sem ser por um tutorial, coloque a mão na massa e veja o que sai. Se tiver alguma dúvida de um google ou pare e assista um vídeo de como resolver o problema.

É normal este tipo de síndrome de impostor?

Sim, na programação um dia você acha que sabe tudo, no outro você acha que não sabe de nada, é meio que uma montanha russa mesmo, até mesmo pros que já tem muitos anos na área.

Sobre estudar e parecer ineficaz não se preocupe, uma hora as coisas começam a entrar na cabeça e fazer sentido. Primeiro você absolve muito conteúdo, depois seu cerébro começa a separar e interpretrar tudo certinho

2
1

Sim basta ter consistência. Uma coisa que aprendi com a música é que você só precisa de 30 minutos de prática por dia.

O conhecimento vem aos poucos, a mente não absorve tudo em um dia e é melhor fazer pouco e sempre, do que fazer muito de vez em quando.

1

Já fui esse tipo de adolescente a uns 3 anos atrás. Calma, isso vai passar. Mas vamos pra alguns toques para que assim possa de fato passar.

É normal este tipo de síndrome de impostor?

Sim, é um sintoma básico do efeito das redes sociais por anos na sociedade.

E não, isso NÃO é legal ou saudável, se você está sentindo isso, recomendo começar a ir a um psicólogo, como muitas pessoas fazem e evitam que um problema maior ocorra.

Outro Sintoma da Redes sociais é esse aqui:

Gostaria de saber as opiniões de vocês

Cara, as pessoas na internet sinceramente tão nem aí pra você, e se você ficar sempre querendo a opinião delas ou dependendo delas, você vai acabar se prejudicando.

Recebi muitas "opiniões" com 16 sobre não estudar ou não fazer algo que hoje é relevante para minha carreira e estudos. Então, se liga em tentar não depender muito dos outros.

E sobre isso aqui:

Como deixo meus estudos mais eficaz?

Você entende primeiramente que Estudo é algo Individual? Que é Você quem cria a melhor rotina de estudos pra ti? Não tem como alguém te dizer isso. Você tem que ir testando formas de estudo até encontrar uma que se encaixe com você.

Por isso tem muita gente com sindrome de impostor, acaba seguindo a rotina de um Primo Rico da vida, sem consciência social nenhuma, recomendando uma rotina de 4 a 8 horas de estudo e diz que é você que não se esforça o suficiente, caso não consiga fazer isso.

E finalizando:

Acham possível conseguir aprender e me especializar mesmo com um tempo tão curto?

Cara, tem pessoas com Muito mais dificuldades que eu e você no mundo, mesmo assim elas conseguem ou pelo menos tentam mudar a situação delas para melhor.

Você ainda tem um emprego e oportunidade de estudar. Tem gente que só trabalha o dia todo, não tem dinheiro nem tempo para estudos formais, quem dirá estudar por fora.

Tenho familiares que começaram a faculdade só com 30 anos. Que foi quando decidiram investir pelo menos um pouco do seu tempo para estudar, sem se importar com a opinião dos outros.

Não importa a quantidade, e sim a sua motivação e consistência. Se tu estuda 30 min todos os dias, é melhor que quem estuda 4 horas, mas passa uma semana ou 1 mês, já desiste.

[EDIT]

Da espaço entre os parágrafos na próxima postagem.

1
1

É normal este tipo de síndrome de impostor?

Acho que não é seu caso. Síndrome do impostor é quando a pessoa não consegue reconhecer/aceitar que ela realmente merece aquilo que está conquistando. Na programação, geralmente isso ocorre quando o programador começa a achar que ele não é bom suficiente para o cargo que ocupa, ou que ganha mais do que realmente entrega. O seu relato não te relação com isso.

Quanto ao horário de estudos, você sabe da sua realidade melhor que qualquer um, porém essa sua disponibilidade se assemelha a de uma pessoa adulta que quer usar a programação como mudança de carreira. A pessoa trabalha o dia inteiro num cargo X e tem poucas horas no fim do cansativo dia para aprender algo novo. Desafiador, mas nada impossível.
Você ainda tem uma vantagem, que é sua idade. Uma pessoa em mudança de carreira as vezes já está na faixa dos 30 anos (as vezes mais), precisa de um pouco mais de celeridade, não pode "se dar ao luxo" de ser estagiário e ganhar mal por 1 ou 2 anos. Você com 16 pode abraçar tudo isso (generalizando) sem problemas.

Quanto ao estudo ineficaz, a melhor solução (ao meu ver) é a prática. Crie projetos e veja sua evolução. Você deve ser capaz de, cada vez mais, criar os "mesmos projetos" de forma mais rápida, ou "projetos novos" cada vez mais complexos.

Meu supervisor me disse uma vez "Você não sabe quantas Pokedex diferentes eu fiz até ficar bom nisso".

1
1

Cara, o que você está passando é mais do que normal. A falta de tempo é resultado de uma vida adulta! É horrivel que isso aconteça? É! Mas temos que aprender a lidar com isso.
Particularmente, sempre que um dos meus alunos me apresenta situação similar e, acredite, são muitos, digo que a vida em geral é uma relação de sacrifício e recompensa. Você pode buscar uma vida mais confortável agora, mas estará sacrificando seu futuro OU pode se esforçar no momento presente, sacrificando horas de sono, animes, baladas, etc. para obter um futuro melhor.
Tudo não deixa de ser uma relação de troca.
Quanto à famosa Síndrome do Impostor, esse é o mal que assombra 100% dos programadores que eu conheci. O crescimento inicial é lento, mas tende a ser exponencial. Ou seja, quando menos você perceber, vai estar fazendo trabalhos incriveis e tendo tudo o que sempre sonhou. Só continue!
Desistir é sempre mais fácil, mas não é nem de longe o caminho com maior recompensa!
Acredite, persista e se dedique que a recompensa vem!