É normal, mas não deveria. É como uma pandemia. O fato de estar acontecendo com muita gente não quer dizer que deveria ser assim.
É possível aprender, depende da organização da pessoa, da capacidade dela conseguir fazer isso e do quanto ela gosta daquilo.
Uma das piores coisas que alguém pode fazer é estudar algo porque está na moda, porque paga bem (então ela deveria fazer medicina, não paga bem para quem vai estudar de qualquer jeito, a não ser que ela seja muito fora da curva).
Se você gosta, tem um mínimo de vocação, e se tem uma base boa, achará um caminho.
Eu sempre falo que se a pessoa acha matemática, comunicação e expressão e ciências, difícil e por isso nunca aprendeu bem, até mais do que a escola costuma ensinar hoje em dia, não é na programação que ela vai se dar bem, que é muito mais difícil. Ela precisa resolver essa base antes. Não perca isso de vista. Geralmente a falta da base é que faz as pessoas terem Síndrome de Impostor (existem outros fatores geradores).
Eu trabalhava em uma cidade, morava em outra, e estudava em uma terceira. E tudo dava certo. É possível. Tem que se organizar. Eu nem percebia porque tudo era prazeroso e sabia que o esforço seria recompensado. Claro, eu via evolução.
Eu temo quando a pessoa não vê evolução. Desde que ela veja corretamente, se ela não mudar muito a atitude geral dela, provavelmente não vai conseguir, e talvez até em outras áreas, a não ser que sejam coisas muito mais fáceis, ou algo que encaixe muito com ela. Ninguém é obrigado a trabalhar com programação.
Eu gostaria que continuasse, o mercado precisa de mais gente, mas gente qualificada e que goste disso. Se você gosta tem que insistir, tem que se organizar para atingir os objetivos. Se achar que o esforço será recompensado, então faça tudo o que precisa. Eu acho que você tem muito tempo sobrando.
Uma coisa que vejo muito é as pessoas postarem coisas assim em busca da validação. A pessoa fica feliz naquele momento, mas não resolve nada para ela. O que funciona é o comprometimento, a dedicação. Não caia na armadilha da validação. Só você é responsável pelo seu sucesso.
Faz sentido?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).