Executando verificação de segurança...
2
vtd159
1 min de leitura ·

Habilidades - Desenvolvedor Front-End Junior

Fala guys!

Habilidades necessárias de um dev (frontend, react) junior

Estou estudando há alguns meses e até agora não enviei nenhum currículo, já pesquisei sobre vagas e tudo mais, mas os videos que tenho visto são bem generalistas, por isso estou abrindo essa thread para trocarmos informações e quem puder fornecer dados úteis ajudará não só a mim mas outros que tem o mesmo interesse. A ideia é criar um bom conteúdo com o esfocinho de cada um!

O fato é não quero fazer parte dessa mão-de-obra que vem sendo criticada com muita frequência acerca de mão de obra desqualificada, nisso espero que a thread ajude também os demais a se profissionalizarem poder entrar "dominando" o mercado legal, costumo de dizer que gosto entro num serviço para comer o serviço.

Vamos lá, por favor ajudem abaixo!

Carregando publicação patrocinada...
2

Olá,sou estudante autodidata de programação, acompanho a linha de estudos do roadmap e tracei a linha do front end quase inteira durante esses dois anos que estudo. Ainda não tentei entrar em nenhuma empresa, pelo simples fato de que, estou desenvolvendo do zero um site/app para a empresa que eu trabalho (empresa de venda de tintas), onde estou aplicando meu conhecimento em uma questão real. O projeto é bem complexo e privado no github, pois lida com dados da tal. Mas resumindo, neste projeto existirá um controle de estoque automatizado atravéz de notas fiscais de compra/ venda (PDF), consultas e pesquisas que acelerem o processo de orçamentos e totalmente adaptada para esta empresa de pequeno porte.
Não sou valorizado em nenhum centavo por isso, afinal a empresa é do meu tio. Mas quero, antes de tentar vagas no mundo da programação, ter contribuido com um projeto do mundo real, para que eu possa ter um pouco de confiança quando entrar na área.
Bom este é o método que eu abordei para mim.
No projeto eu uso tecnologias como React, next js, tailwind, pdf reader, multer, mysql e outras.
Espero que minha história incentive as pessoas a tentar algo do zero e que melhore a vida de alguém, para que finalmente vc encontre satisfação naquilo que sabe.
Grande abraço a todos.

2

Olá! Eu estou passando pela mesma dificuldade que você e tenho percebido uma coisa que me fez refletr sobre. É um pouco díficil ter um "gabarito" de habilidades técnicas mínimas para um dev junior. O que tem feito sentido para mim é dar uma pesquisada no mercado e ver quais tecnologias as empresas que mais me identifico usam, e me dedicar à essas. É claro que os conhecimentos básicos sobre front-end são necessários (HTML, CSS, JS, lógica, etc), mas o ponto é que você só vai saber o que realmente é "mínimo", quando souber o que exatamente você gosta e quer e onde/em que empresa isso se aplica. E cuidado com o pensamento de "dominar tal coisa" antes de entrar no mercado, imagino que isso possa te prejudicar em algum momento do processo. Espero que te ajude, boa sorte =)

1

Obrigado pedroMiskulin pela contribuição

Acho que pude ter me expressado mal, quando digo dominar, falo em entrar sabendo fazer um básico bem feito, sabe?

1
2

Gostei do tem, vou contribuir um pouquinho hehe

Gosto muito de separar as habilidades em Soft skills e hard skills.

Pense em soft skills que se encaixam no perfil de junior: Pesquisa e Pergunta quando tem dúvidas, pede ajuda quando precisa e não guarda os problemas para si até o prazo final de alguma entrega.

Quanto a Hard Skills entendo que depende. Mas falando de frontend: Entender estruturas basicas e semantica HTML, uso de CSS e conhecimento basico de pelo menos uma biblioteca do mercado(tailwind, styled componensts), conhecimento de conceitos basicos de javascript.

É importante ficar tranquilo com o fato de não saber tudo, mas estar disposto a aprender o que nao sabe e que será necessário no dia a dia. É um processo e a etapa de Junior é só o início dele rsrs

Se arriscar a criar um projeto(pessoal mesmo nada rentável) de ponta a ponta desde o figma até o Deploy em alguma plataforma simples tipo netlify ou mais complexa como AWS. Isso conta muito e lhe dará mais segurança e argumentos em um processo seletivo.

Por fim, se está em um processo de transição documente seu plano de transicão em um tipo de PDI, mesmo que simples em um notepad. Isso pode ajudar para não esquecer de seguí-lo em dias mais corridos do dia a dia do seu atual emprego.

2

Oi. Quanto a "mão de obra desqualificada", pelo que entendi da sua postagem seria pelo fato dos devs jr não saberem de muita coisa, mas acredito que esse não seja o principal fator e o que vem a seguir pode ser útil à você.

De jr, se espera que não saibam muita coisa, por isso a remuneração é menor. É necessário alguém para fazer code review e ajudar eventualmente. Considerando isso como verdade, a desqualificação (que eu também acredito que existe) vem por outros fatores, por exemplo:

  • Não saber algo pedido em uma atividade e pedir ajuda sem dedicar um tempo a buscar o conhecimento e tentar sozinho primeiro;
  • Não fazer um pouco a mais do que é solicitado (vc falou em react, um bom exemplo seria com os componentes, uma atividade pode pedir ao junior para criar um componente de botão, ele pode simplesmente cria-lo e entregar a atividade ou pode cria-lo e conferir os demais componentes e páginas, um por um e substituir todos os buttons pelo botão com atributos especiais que ele criou, essa falta de proatividade é uma desqualificação);
  • Terminar o serviço quando der 8h e não estudar mais sobre o assunto (como um jr evolui sem correr atrás de conhecimento?).

Além desses, espero que nos próximos comentários venham outros pontos que possam ajudar a todos.

Também gostaria de comentar que nem mesmo seniors sabem tudo sobre uma linguagem (mesmo programando há mais de 5 anos nela), então apesar de ser legal sua ideia de "entrar dominando", na programação isso não costuma acontecer. As empresas trabalham de formas diferentes e diferentes gestores podem querer que você fala a mesma coisa de formas diferentes, você só vai saber com a prática.

A criação de projetos reais pode te ajudar a criar confiança e portfólio para entrar no mercado de trabalho, enquanto apenas vemos vídeos e fazemos as atividades "copiando" os códigos mostrados nos cursos/youtube, não aprendemos tanto quanto quando temos que criar algo sem alguém nos dando a resposta, então aconselho a pensar num site legal e tentar criar uma cópia ou a sua versão (ou até criar o seu do zero), mas sem olhar o código do site que está se baseando, para você ter que enfrentar os problemas e correr atrás da informação sempre.

Boa sorte!

1

Obrigado rmagnus pela contribuição

Tenho seguido nesse processo de criar portifólios e muitos podem achar penoso, mas tenho me divertido e buscado resolver problemas próprios o que tem me motivado bastante a termina-los e deixa-los o mais próximo póssivel de algo "comercial" (mesmo que usando baas para o back)

Novamente agradeço a contribuição e me parece que o comportalmental então é o que faz essa crítica ser cada vez mais vocalizada, é algo quem infelizmente tem acontecido em várias áreas, venho da construção civil e passei por situações semelhantes também.

2

O pessoal já falou bastante sobre o específico. Mas eu costumo incentivar mais as pessoas aprenderem os fundamentos, a computação. Não que deva deixar de lado as ferramentas, mas o que está falando mais para grande parte das pessoas e isso está atrapalhando a carreira de muita gnete, é entender a profissão como um todo, saber como cada cosia funciona para tomar decisões melhores e não ser só um macaquinho de código (code monkey), que a IA em alguma momento vai complicar.

Faz sentido?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).