Você é pobre, da periferia, estudou a vida inteira em escola pública, e quer aprender programação de um jeito fácil e rápido?
Você é pobre, da periferia, estudou a vida inteira em escola pública, e quer aprender programação de um jeito fácil e rápido?
Tenho uma dica importante pra você: pare.
Pare um pouco de procurar aprender as coisas de um jeito fácil e rápido.
Aprenda o que é necessário para entrar no mercado de trabalho, mas também aprenda o que é necessário se tornar um profissional de excelência, mesmo que seja difícil, mesmo que demore.
O que vou falar agora talvez NÃO se aplique às pessoas que estudaram em ETEC, IF, escolas particulares boas, etc.
Mas a realidade é que em algumas escolas da periferia os alunos nem se dão mais ao trabalho de fingir que estão prestando atenção na aula.
E mesmo que você seja um bom aluno, o nível de exigência do aprendizado é muito baixo, o que acaba te deixando mal acostumado.
Isso é algo que senti na pele quando entrei na faculdade. Logo nas primeiras aulas eu percebi o ABISMO que existia entre o quanto eu estava acostumando a estudar, e o quanto meus colegas de classe (que frequentaram escolas melhores) estavam.
E agora que você é um adulto, buscando evoluir profissionalmente, foque seus esforços também em áreas de conhecimento que vão além do código, e que vão além do que você vai produzir no trabalho.
A cada novo dia, acostume-se a estudar com um pouco mais de profundidade, e com um volume maior de informações.
Aprender o código e as ferramentas do dia a dia de trabalho é importante, mas:
-
Também é importante entender como seu cérebro funciona, como o aprendizado funciona, testar novas técnicas e ver qual se adapta melhor pra você.
-
Também é importante evoluir suas habilidades de raciocínio lógico, matemática, cálculo diferencial e integral, etc.
-
Também é importante evoluir suas habilidades de comunicação e linguagem. Não só português e inglês, mas também técnicas de escrita e de apresentação.
-
Também é importante evoluir seus conhecimentos de como o mundo funciona. Tanto no ramo da física, quanto na química, biologia, etc.
-
Também é importante evoluir seus conhecimentos de artes, filosofia, literatura, etc.
-
Também é importante perceber os vínculos entre esses conhecimentos, como eles estão relacionados.
Você provavelmente não vai usar todos esses conhecimentos diretamente nas tarefas do dia a dia de trabalho.
Mas passar por esse aprendizado vai te transformar, mudar a forma como você enxerga o mundo, os desafios e as oportunidades que surgirem na sua vida.