Executando verificação de segurança...
4

Você é pobre, da periferia, estudou a vida inteira em escola pública, e quer aprender programação de um jeito fácil e rápido?

Você é pobre, da periferia, estudou a vida inteira em escola pública, e quer aprender programação de um jeito fácil e rápido?

Tenho uma dica importante pra você: pare.

Pare um pouco de procurar aprender as coisas de um jeito fácil e rápido.

Aprenda o que é necessário para entrar no mercado de trabalho, mas também aprenda o que é necessário se tornar um profissional de excelência, mesmo que seja difícil, mesmo que demore.

O que vou falar agora talvez NÃO se aplique às pessoas que estudaram em ETEC, IF, escolas particulares boas, etc.

Mas a realidade é que em algumas escolas da periferia os alunos nem se dão mais ao trabalho de fingir que estão prestando atenção na aula.

E mesmo que você seja um bom aluno, o nível de exigência do aprendizado é muito baixo, o que acaba te deixando mal acostumado.

Isso é algo que senti na pele quando entrei na faculdade. Logo nas primeiras aulas eu percebi o ABISMO que existia entre o quanto eu estava acostumando a estudar, e o quanto meus colegas de classe (que frequentaram escolas melhores) estavam.

E agora que você é um adulto, buscando evoluir profissionalmente, foque seus esforços também em áreas de conhecimento que vão além do código, e que vão além do que você vai produzir no trabalho.

A cada novo dia, acostume-se a estudar com um pouco mais de profundidade, e com um volume maior de informações.

Aprender o código e as ferramentas do dia a dia de trabalho é importante, mas:

  • Também é importante entender como seu cérebro funciona, como o aprendizado funciona, testar novas técnicas e ver qual se adapta melhor pra você.

  • Também é importante evoluir suas habilidades de raciocínio lógico, matemática, cálculo diferencial e integral, etc.

  • Também é importante evoluir suas habilidades de comunicação e linguagem. Não só português e inglês, mas também técnicas de escrita e de apresentação.

  • Também é importante evoluir seus conhecimentos de como o mundo funciona. Tanto no ramo da física, quanto na química, biologia, etc.

  • Também é importante evoluir seus conhecimentos de artes, filosofia, literatura, etc.

  • Também é importante perceber os vínculos entre esses conhecimentos, como eles estão relacionados.

Você provavelmente não vai usar todos esses conhecimentos diretamente nas tarefas do dia a dia de trabalho.

Mas passar por esse aprendizado vai te transformar, mudar a forma como você enxerga o mundo, os desafios e as oportunidades que surgirem na sua vida.

Carregando publicação patrocinada...
1

Ótima publicação colega, eu me enquadro nas características e situações apresentadas neste texto. Queria só fazer umas observações que julgo importante para aqueles que se identificaram também:

Eu estudei em colégio público a vida toda e me sentia sempre limitado com o nível de aprendizagem determinado pelas escolas. Porém nunca foi um impedimento, pois busquei me desenvolver e torna-se autodidata.(Por mais que seja importante, é sempre bom ter um redirecionamento profissional).

Eu conheci o termo "programação" voltado a computadores ainda adolescente(por volta dos 14 anos), meu primeiro contato foi com C++ e fiquei maravilhado, eu queria saber e aprender sobre aquilo, porém ainda não era suficiente, faltava algo, eu não estudei sobre e só ficava revisitando este "sonho" e deixava para lá.

Hoje eu dei 05 passos para trás para ter uma visão ampla e clara de tudo que se passa na minha vida e o profissional que eu quero me tornar.

Complementos:

  • Ajuda profissional: Muitas questões mal resovidas podem te impedir de avançar na sua caminhada no mundo de trabalho, não negligêncie esta ajuda que pode permitir você sair de uma bolha ilusória e destrutiva.

  • Aprenda a estudar e criar uma rotina: Aprender a estudar é importantíssimo, e só você vai saber a sua forma de fazer isso. Existem métodos e formas por aí, pórém, se adeque ao que você mais gostou e construa uma rotina de acordo com sua realidade, siga seu flow.

  • Calma aí: Dê uma pausa, você é um ser humano, diga NÃO a procastinação, porém diga SIM ao seu tempo de descanso, seu tempo de relaxamento, aprenda a divergir entre o tempo de foco e de lazer.

Apenas alguns pontos que também julgo importante. Não acredito em uma "formula" ou "método" seguido a cegas, contudo, acredito que há ferramentas, comportamentos que podem ser introduzidos e aprimorados para se ter cada vez mais benefícios em nossa vida.

1

Primeira vez comentando!
Ótima complementação, eu atualmente estou nesta parte de criar uma mindset para estudar. estou tentando ensinar à aquela voz na minha cabeça a dizer não à procastinação. Acho que também possuo TDAH o que pode dificultar minha aprendizagem (Minha mente é bem hiperativa, não consigo focar em algo monôtono por muito tempo) Um método que anda me ajudando na hora de estudar é o pomodoro, 20 minutos estudando e 5 de pausa.

1

Mas a realidade é que em algumas escolas da periferia os alunos nem se dão mais ao trabalho de fingir que estão prestando atenção na aula.

E os professores que estão ensinando alguma coisa.

Não sei exatamente se pobre ou de periferia tenha importância aí, talvez. Não sou sociólogo e não posso falar muito sobre o assunto. Mas minha observação é que escola pública, com exceções, e mesmo muitas particulares hoje em dia, não permitirão aprender programação de um jeito fácil. Infelizmente. Eu lamento profundamente que seja assim.

Hoje a pessoa tem que ter nascido com uma cabeça privilegiada porque a escolha não cumpre sua função de dar oportunidades iguais para todos. E o perfil citado será oque sofrerá mais.

Eu acho que a dica é valiosa e a pessoa deveria se esforçar muito, mais do que os outros, e terá que ser do jeito difícil e lento. Toda vez que a pessoa esquecer disso e procurar um atalho ela vai sofrer. A pessoa, além de tudo, terá que ter consciência e resiliência para não sair desse caminho complicado.

Ao mesmo tempo, tenho que reconhecer que alguém nessas circunstâncias pode não ter tempo para fazer o certo. A sociedade estar nessa situação deveria ser considerada crime contra a humanidade.

A gente até tenta alertar para ver se a pessoa consegue entender isso e sair do ciclo vicioso. Mas a base escolar é tão fraca que a maioria não conseguirá aproveitar. E se conseguir talvez não precise do alerta. Mas eu ainda prefiro tentar. Me omitir me deixa um sentimento ruim.

Quando a espiral é negativa fica complicado sair.

Para finalizar, assino embaixo de tudo isso. Tomara que pelo menos uma pessoa se sinta tocada com isso e possa deslanchar e aproveitar todo seu potencial.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Parabéns pela sua busca, seu interesse faz a diferença. Tive o privilégio de estar ensinando por um tempinho na Faetec, RJ. Quando estive em Santa Cruz da Serra, começando a aula, falando um pouco sobre informática, áreas de atuação, veio a pergunta, "professor, o senhor conhece programação para Android?" Estava numa turma de Manutenção de Micros, mas aquela pergunta me trouxe uma empolgação. Claro que coloquei os assuntos e isso deu uma abertura ... Infelizmente ouvi muito que não adiantava se dedicar, mas tem as exceções em todo o canto. Como foi dito, quem faz a busca é você - quem tem o sonho precisa abrir os olhos e ir além. Sua lista é importante, assim como "ir pra cima", faz a diferença.

Ser pobre é uma definição interessante - ser pobre na vontade de buscar pode ser do que ser pobre financeiramente - entendo que ter para começar é o adequado, mas olhe o contraditório, muitos tem apoio, etc e não tem a vontade. Então, use seu combustível inicial, tente influenciar pessoas so seu redor e prossiga!

Em tempo: as coisas podem não vir rapidamente. Demorei a ter meu primeiro computador, comprei as peças e depois de 8 meses montei a primeira máquina ... Muitos vão dizer sobre o ideal, mas o primeiro passo é começar.

1

Esse seu post me fez lembrar de quando sai do ensino médio. Eu não sabia bem o que queria pois eu não tinha uma preparação.

De um lado eu queria seguir carreira em algo que fosse relacionado a tecnologia, de outro, parentes mandando eu cursar o que eles pensavam que era bom.

Bom, não fiz faculdade e tive que correr atrás até conseguir. Serviu de aprendizado que o mundo lá fora é BEM MAIS EXIGENTE do que o ensino público prega.