Executando verificação de segurança...
6

Estagiário com função de senior.

Olá, pessoal! Hoje eu quero compartilhar com vocês uma situação que me aconteceu no meu primeiro dia na nova empresa, depois de mais de um ano estudando. Eu estava muito animado para começar a trabalhar como estagiário de desenvolvimento web, mas para minha surpresa a empresa não tem uma equipe de t.i, apenas eu! Fui contratado para desenvolver toda a plataforma da empresa, desde o design até o backend. Isso é uma responsabilidade enorme, que normalmente seria de um profissional sênior, não de um estagiário. Eu até sei como fazer a plataforma, mas estou me sentindo explorado e desvalorizado. Acha que vale a pena continuar e pedir para me pagar como sênior ou sair? Me ajudem a decidir!

Carregando publicação patrocinada...
11

Senioridade não é uma função é uma forma de expressar experiência.

Pouquíssimas pessoas são seniores, segundo minha concepção. Cada um tem a sua, e por isso ninguém sabe do que o outro está falando. Pra mim, sênior é a pessoa com uma experiência brutal em quase tudo que existe em computação e com capacidade de resolver problemas de forma adequada em parâmetros muito bons.

Claro que você vê muita gente usando esses títulos sem ser. E por isso eles não servem para nada, eles não dizem algo que indica algo de conhecimento universal, então é como se você estivesse ouvindo russo e achando que é português, não está entendendo, mas acha que está.

Portanto é impossível alguém ser estagiário e fazer algo que só sênior faz. Se a pessoa conseguir fazer, é coisa de estagiário. Se ela ficar perto de fazer então deve ser coisa de júnior.

Um sênior, ou até mesmo um pleno, e quem sabe um júnior nunca pede para pessoas aleatórias na internet decidirem para elas. A experiência que dá esse título à elas faz elas descartarem essa hipótese.

Um sênior de verdade ganha pelo menos 15 mil reais por mês. Vai pedir isso? Acha que eles vão pagar? Acha que merece? Não dá para ficar sem esse valor?

Na minha visão estão te valorizando muito. Podem não estar te pagando muito, mas é só um estagiário. Sendo assim poderá errar quanto quiser e eles não poderão reclamar, afinal você é só o estagiário.

Eu aproveitaria a oportunidade. Eu não pensaria em salário quando eu comecei. Eu só queria aprender. Eu queria que me dessem algo assim quando comecei. Faria até de graça, porque iria ganhar muita experiência, e iria errar, daria prejuízo para a empresa de tanto erro que iria cometer, a maioria eu nem saberia que aconteceu. Enfim, eu ganharia experiência e poderia depois pedir mais ou procurar outro emprego.

Mas eu sou eu, não sou outras pessoas, cada um faz como quer, e sofre as consequências boas ou ruins, por sua decisão.

O que eu pediria para eles, ainda que não no começo, é que pagassem cursos, eventualmente contrtar alguém experiente para dar consultorias pontuais e me ajudar. Seria um lucro enorme pra mim, e também para a empresa. E me deixaria em posição de exigir mais depois que eles investiram em mim. E se eles não toparem nada disso eu sei que iria durar pouco lá, mas ainda iria aproveitar a oportunidade de ouro que estava em minhas mãos, até surgir uma melhor.

Eu só abriria o jogo dizendo que é muito areia por meu caminhãzinho e que eu topo trasportar isso, mas eles precisam saber da realidade (mas eu sou trouxa, não gosto de ficar escondendo as coisas, por isso eu me ferro).

Se você botar uma carga enome em um carro ele não passa custar um milhão de reais.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

3

Mano, estava olhando as perguntas e tive que criar a minha conta para responder vc!

Lendo as respostas que vc deu e a pergunta que fez, sinti que o principal fator que está afetando vc é o medo.
Medo de ser algo absurdamento difícil pra vc;
Medo da empresa menosprezar seu trabalho ou ficar um clima horrível porq vc n entregou uma fuking plataforna do zero fazendo desde o minimo detalhe do front até o enorme deploy de uma plataforma;

Vc já respondeu a sua pergunta -> "Eu até sei como fazer a plataforma" <-. Esse era o único requisito que realmente importava nesse contexto e vc já preencheu esse tópico.

Vou criar um pensamento que talvez seja interessante:
Pense que vc faz uma faculdade que tem duração de 4 anos. Imagine que ao fim dessa faculdade o seu tcc é criar uma plataforma desde o front até o deploy (SOZINHO). E uau!! Vc conseguiu concluir a faculdade fazendo tudo isso e entregou um baita de um tcc (cheio de bug, afinal, todo mundo que escreve código escreve bug). Olha que massa, vc desenvolveu um tcc foda em 6 meses ou mais e deu tudo certo, objetivo concluido! Porém, a faculdade nunca te pagou um tustão e vc fez tudo isso apenas para pegar um diploma.
A empresa está de pagando pra fazer um tcc, faça o tcc e seja feliz. Receba por isso! Seja pago para estudar e aplicar o seu estudo.

Enfim, acho que deu pra entender oq quis dizer! Boa sorte nesse projeto, vai valer a pena.

Queria eu no meu primeiro emprego ter a responsa de cuidar de tudo! No inicio da nossa carreira, quanto mais nós somos expremidos, mais bagagens vamos tendo.

Nem um senior tem a responsabilidade de fazer tudo sozinho.

2

Acho que você dev aproveitar essa oportunidade pra ganhar experiência, vai tocando o projeto da maneira que tu consegue e veja isso como uma forma de estudo, você vai ganhar uma boa experiência e ainda vai receber por isso, tente construir algo sólido com esse projeto mesmo que sozinho, mas tenha cuidado pra não se esforçar mais do que dev, mais pra frente você pode tentar se valorizar na empresa pedindo um aumento quem sabe.

Mas eu tenho algumas dúvidas, essa é uma empresa realmente séria? Eles tem ideia da magnitude da tarefa que foi passada pra você? Você prefere café da cafeteira ou do coador que é mais forte?

Enfim, essa é só minha visão, se você acha que não vale a pena ganhar essa experiência, bem, ai é contigo, enfim, boa sorte ai manin! 🤝

2

O maior problema que eles enfrentam é a falta de compreensão sobre o trabalho que envolve criar essa plataforma. Eles não têm ideia do que foi passado para mim, tanto que o desenvolvedor PJ que eles tinham contratado fez o site todo em WordPress, sem nenhuma funcionalidade personalizada. Eu disse que não vale a pena continuar, pois seria muito mais fácil começar do zero. Eu sei que se eu continuar eu vou aprender muito para a minha carreira, mas não sei se eles vão ter a paciência de entender que não é algo que eu faço da noite para o dia.

2
1

Trabalhei em uma empresa como único dev, e entendo perfeitamente o que você está falando. Mas como uma galera disse ai, aproveita essa oportunidade, que depois isso no currículo vai ter um peso grande e vai te ajudar a alcançar outras oportunidades melhores.

1

Em algumas empresas públicas existe a figura do estagiário sênior: aquela figura que passou num concurso mal feito e que não sabe fazer p**** nenhuma. Não é possível demitir sem excelente fundamentação, o que falta pra muitos chefes. E então esse ser fica vagando de tarefa em tarefa, confirmando sua habilidade em ser inútil. E então resta dar a ele apenas tarefas menores, lúdicas.

1

pede pra sair, vc não é obrigado a nada.

talvez jogue fora uma baita oportunidade, mas, fazer o que...

no seu lugar daria a cara a tapa e iria pra cima...mostra o teu valor e faz valer!

1

Vou na contramão das excelentes contribuições dos colegas: acho que não vale a pena. Se precisasse do dinheiro ficaria (e iria fazendo o projeto) até encontrar outro lugar, como na minha faculdade há muitas oportunidades, não demoraria muito.

E estou falando isso com a visão enviesada de quem fez o oposto: fiquei. E me arrependi. Mas a grama do vizinho é sempre mais verde né? Talvez se eu tivesse saído, tivesse me arrependido mais do que me arrependi por ficar.

O que acontece é que depois de feito várias coisas por lá eu sinto que não sei de nada, sinto muita insegurança com tudo o que faço, sinto que não fiz nada direito e que foi tudo gambiarrado. O que funcionava, funcionava como? O que não funcionava, não funcionava por quê?

Tendo a oportunidade de estagiar o que eu queria era dedicar aquele momento para aprender, e não ter alguém pra me corrigir, pra me mostrar o jeito certo, e explicar porque aquele jeito é melhor do que outro que aparentemente também funciona, me fez muita falta.

Eu pesquisava em todos os lugares possíveis e imagináveis a solução para um problema e sempre encontrava, mas comumente se tratavam de soluções pontuais, que resolviam meu problema mas não me davam um entendimento profundo para resolver por mim mesma problemas semelhantes, ou capacidade para decidir entre duas soluções. Talvez seja culpa da minha incompetência em autodidatismo?

Enquanto isso outros colegas me pareciam muito mais afortunados, estagiavam em locais que aparentemente davam um suporte excelente para desenvolvimento profissional, treinamento inicial para novos estagiários com cursos das tecnologias utilizadas pela equipe e acompanhamento mais de perto por profissionais mais experientes. Gostaria de ter saído de onde estava para ter ido para um lugar desses. Mas talvez esses lugares só tenham existido na minha cabeça.

Se você acha que esse lugar vai te trazer uma boa oportunidade de aprendizado, vai na fé, não pede para te pagarem como sênior, não vão pagar, e você não é, mas aproveita enquanto é tempo de aprender. Para mim a empresa não me parece um local capaz de oferecer um ambiente propício ao aprendizado, parece apenas querer economizar em mão-de-obra. Inclusive, a lei de estágio determina que a empresa deve ter um funcionário com formação ou experiência na área para supervisionar o estagiário.

0
0
1

complexo, mas uma dica que eu dou é construír coisas com baixo esforço e alto impacto e saber fazer o deploy das aplicações que for desenvolver já tive em uma situação parecida e não saber usar servidores me atrapalhou muito