Executando verificação de segurança...
6

O problema é o Node e React, ou o problema sou eu?

Eu tenho cerca de 2 anos de experiência e estou tendo dificuldade em encontrar um novo emprego. Meu currículo é rejeitado várias vezes, apesar de receber propostas. Estou questionando se a stack que escolhi é o problema ou se há algo mais que eu possa melhorar.

Carregando publicação patrocinada...
5

Vou deixar uma dica que sempre funcionou comigo.

Primeiro, comente com todo mundo que você conversar que você está procurando trabalho. Sua tia, sua vó, o atendente da padaria, o caixa do supermercado, seus amigos, enfim, todo mundo mesmo. Faça o mesmo no LinkedIn, Instagram, X, Facebook, Whatsapp. Mas sempre inbox, não publica na sua timeline.

Escolha o emprego que quer trabalhar e seja um detetive, descubra a stack que o trabalho precisa e comece a estudar...

Você deve tomar café, almoçar e jantar o que tá estudando até ficar exausto.

Descanse um pouco e vá atrás do trabalho que você quer!

Lembrando que de dezembro até o carnaval é difícil alguém contratar, normalmente os contratantes estão de férias. Enquanto isso, se prepare e curta as festas de fim de ano também.

3

São otimas stacks, mas o mercado esta saturadissimo para iniciantes e até juniores, a cada vaga publicada aparecem mil, 2k ou muito mais candidatos. Vou ser sincero, nãosei de onde surgiu tanta gente querendo programar. Atualmente a faculdade esta sendo decisiva entre os candidatos. Voce tem diploma superior? Se não, talvez seja uma hoa ideia correr atrás.

1

Como alguém que contrata, posso afirmar que não é para tanto assim, e não, a faculdade ainda não é o "maior diferencial". Fato é que é muito fácil diferenciar quem tá na "trend" de quem segue a área pela vocação. Mas o que eu sinto mesmo é que as pessoas nem estão sabendo montar currículos mais, tão seguindo tantas dicas para melhorar a leitura para IAs mas esquecem do basico que qualquer humano enxerga.

1

Como alguém que conhece, existe uma coisa chamada ghost jobs, que ao meu ver é cretino e destrutivo para a área a longo prazo. Vai custar caro para empresas essa prática. Publica-se vagas sem haver vaga no momento, para que quando o dev achar coisa melhor, ou quando descobrir que o 'dev' é golpista, já tem outro na manga. Isso está queimando as empresas, e faz com que cada vez mais, bons profissionais não sinta estimulado a passar por processos seletivos.

Acho que existe vaga tanto quanto existe golpista ou aventureiros que acham que acesso ao chatgpt o torna dev. Mas dev mesmo, de verdade, não está tendo tanto assim não.

1

Manda as dicas pra nós! Estive desempregado a pouco tempo, e mesmo tendo muito tempo de exp, senti bastante dificuldade com rejeições.
É difícil saber o que se espera em uma entrevista, principalmente quando se conversa com alguém que não é técnico.

2

cara cada caso é um caso, programação é muito diverso, as vzs vc tem dois anos fazendo as mesmas coisas com as mesmas libs, nao evoluiu, não tem noção de devops, nao sabe nada de gestão de projetos, nao implementou variados desafios como micro serviço, otimizar codigo, ficou 2 anos e nãotem nocao da logica de negóciosem nenhum bussines(e commerce, blog de noticias, atendimento ao publico etc) etc. E não tem experiência relevante pra mostrar pro contratante e os outros candidatos têm histórias mais relevantes que a sua ou sabem apresentar seus avanços melhores que vc. Cada caso é um caso, nao vi seu currículo nao sei sua história e nada disso l, ate agora so sei que vc sabe react e node e talvez tenha os portifólios que todo mundo tem(sorveteria, ecommerce, curriculo pessoal, petshopt etc.), dentro de 2 anos vc precisa ter coisa pra mostrar que é diferente de quem ta fazendo dev midia ou alura a 6meses atras.

2

A questão da stack é complexa.

Um desenvolvedor nao deve ficar preso a stack, linguagem, framework.

Cada empresa tem uma stack diferente, sendo que a maioria são "modinhas"

Um desenvolvedor deve ter conhecimento da base de programação, assim, você consegue aprender novas stacks, abrindo mais possibilidades.

2

O problema é o mercado, apesar das matérias sensacionalistas dizendo que faltam profissionais, que sobram vagas, ganhar R$5.000,00 em 6 meses comprando aquele cursinho de vendedor de hotmart. (Essas matérias claramente são impulsionadas(pra não dizer inventadas) por Faculdades uni-esquina e vendedores de curso)

A situação real é totalmente diferente e sempre foi a média dos programadores no Brasil ganha R$ 2000,00 / mês.

Nos ultimos anos tivemos crédito barato e diversas empresas de fachada atraindo investidores burros com falsas promessas, contratando muitos "profissionais" a preço de ouro que na maioria das vezes não fazia nada, era só contratar para pegar mais investimento e crédito e depois vender a empresa para algum grupo de trouxas (basicamente um esquema ponzi)

Devem ter cerca de 200 mil programadores desempregados no Brasil, um país onde tem cerca de 64 milhões de desempregados (contando só pessoas em idade para trabalhar, apesar da midia mostrar 6-7 milhões de um dado inventado pelo IBGE)

Vivemos em uma crise que esta sendo abafada pela mídia a custa de uma grande injeção de dinheiro publico nas emissoras de TV.

O que fazer nessa situação é procurar emprego em alguma area menos qualificada ou bicos com uber (como a maioria tem feito) e tentar se qualificar mais, pois assim como a crise que vivemos acontece, também vem o momento de progresso e se você estiver qualificado na hora vai poder surfar o momento de alta.

Eu sei que é dificil estou passando pelo mesmo problema que o seu, parece desesperador mas nascendo no Brasil jogamos o jogo no modo HARD.

Não desista siga se levantando a cada pancada que a vida te dá colega, boa sorte na empreitada

1
1
1
1
1

O quanto da base da programação você conhece? Algoritmos, estrutura de dados, testes. Sabe usar git e github (ou outros)? Fazer build, deploy (local ou na cloud)? Muitos só sabem fazer projetos de Youtube e cursos, quando chega na hora de colocar a mão na massa e aparece alguma task um pouquinho fora da curva, já não conseguem se virar.
Como você ainda está na faculdade, aproveita para pegar bastante os conceitos e a base da programação. Frameworks e bibliotecas sempre aparecem e desaparecem ou sofrem mudanças conforme o tempo, mas a base sempre

1

Eu faço bastante leetcode, atualmente, tbm tô fazendo o Advent of code, eu crio soluções na empresa, eu atualmente estou criando um backend para um serviço completo em python(Não sei pq se quase todos os produtos eram em node), eu tô implementando TDD e CleanArch, uso git e github para versionamento, subo as atualizações muitas das vezes na mão, e alguns produtos fizemos pipelines, docker, docker-compose, a estrutura do banco de dados e etc. E também contribuo para um projeto open-source em c++

1

Sim o problema é o node e o react, nada contra, mas só com isso, seu currículo é igual ao de todos os outros 9000 candidatos.

Não seja um dev mono stack, amplie seus horizontes, aprenda Angular e Java também, (ou Vue e C#) ou qualquer outra coisa ;)

2
1

Cara, uma coisa que eu acredito que seja um diferencial e já citaram por aqui é a necessidade de um currículo com projetos robustos e completos. Pensa por exemplo em um e-commerce feito de ponta a ponta, desde o design system, UI e etc até o serviço de cloud escolhido pra realizar o deploy. Com isso você aprende muito a respeito do desenvolvimento de uma aplicação como um todo e é algo que conta muito durante processos seletivos. Através dessa experiência você consegue argumentar o porquê de cada tomada de decisão durante o fluxo de construção da aplicação. Acredito que seja válido também lançar um app como SASS por exemplo, não exatamente com a finalidade de gerar renda extra ou algo parecido mas pra se ter um conhecimento mais aprofundado sobre vendas, marketing, SEO e etc.

1

Cara, monte portifólio e publique o que vc faz no git, publicamente, o que for para mostrar como seu potencial.

Bons emrpegos surgem de curiosos que conseguem te ver sem vc saber. GitHub + LinkedIn.

Crie projetinhos de imersão a novas tecnologias com tutorial para instalar. Coisas que vc consegue melhorar dia a dia neles, vai fazendo commits.

Incorpore os links no currículo. Você não estará só dizendo que sabe, mas mostrando feito.

Se o projeto ficar bom demais para ser público, abra uma empresa e comece a vender assinaturas. É aí que a área se mostra boa.

1

Node e React vc tá igual 90% dos devs que estão começando agora. Eu vi que vc já usou outras stacks. Atualmente, no BB, precisamos de dev Java e Angular. Tem experiência com isso? Tenho possíveis oportunidades. Mas tem que demonstrar que manja.

0