Frameworks javascript são horríveis!?
Eu acho que os principais frameworks javascript do mercado são terríveis.
Eu trabalho a mais de 10 anos como desenvolvedor. Fui back end, Front End e também o tal do FullStack...
Trabalhei com Angular, React e Vue. Trabalhei com muitas outras ferramentas do ecossistema node em empresas nacionais e internacionais de todos os tamanhos e a experiência de desenvolvimento foi terrível em todos os projetos em que atuei.
Sei que pode parecer estranho dizer isso. Mas, é a verdade.
O Angular por exemplo é o mais complicado de todos os frameworks. Tem uma API gigantesca e é muito dogmático.
O React é extremamente pequeno e complicado com os bilhões de bibliotecas que possui.
O Vue ta no mesmo patamar do react. Pequeno e cheio de mágicas.
O pessoal crítica muito JQuery e realmente JQuery tem suas falhas. Mas, não acredito que outros frameworks como os citados acima são perfeitos. Longe disso.
Não vejo o menor sentido em usar frameworks de BigTechs ou coisas com Vue.
Penso que são apenas uma forma de controlar o mercado de tecnologia no que diz respeito a desenvolvimento de software.
Na minha visão, mesmo antes do ES6 mais maduro e estável, os frameworks deixaram de ser necessários para trabalhar com javascript, html e css.
Sei que muitos justificariam que os frameworks ajudam a desenvolver mais rápido, que eles ajudam a não reinventar a roda ou que diminuem a quantidade de código necessário para desenvolver um projeto. Na minha visão e vivência, nada disso é traduzido em benefício real.
Também já vi o argumento da padronização e da disponbilidade de bons desenvolvedores a pronta contratação no mercado. Isso também falha miseravelmente.
O que presenciei nos últimos anos me fez acreditar que são as atitudes das pessoas envolvidas nos projetos ou produtos que tornam mais ágil o desenvolvimento do entregável e não os frameworks ou a arquitetura super moderna e complicada que decidiram implantar.
A verdade é que as empresas de "tecnologia" dizem que são as melhores para se trabalhar e até monstram o hanking do GPTW. Mas, na hora H tornam as pessoas/colaboradores totalmente descartáveis.
As empresas preferem ter peões para movimentar nos seus jogos de xadrez do lucro do que colaboradores reais, coesos, dedicados e verdadeiramente respeitados e valorizados. Nesse cenário, talvez padronizar desenvolvedores com frameworks, faça sentido.
Com a padronização do desenvolvimento front end por frameworks, os programadores tornaram-se apenas ativos, produtos comercializáveis e totalmente descartáveis.
Últimamente estive me perguntando porque não criar meus próprios frameworks.
Eu decidi responder a essa pergunta criando bibliotecas javascript reativas minimalistas ao extremo.
A grande resposta que encontrei ao propagar minhas idéias de implantar essas bibliotecas em projetos reais é que não eram confiáveis e que poderiam ter bugs e falhas de segurança. Ou seja, tudo que existe nos frameworks gigantes de hoje em dia.
Também me disseram que a DX (Development Experience) não seria boa. O que não é verdade. Prova disso Terezzu e LemeJS.
Com essas bibliotecas desenvolvi inumeras POC (provas de conceito) que funcionaram muito bem e que podem ser encontradas nos meus repositórios no github.
Também é possível vê-las em ação nos posts que escrevi aqui no TabNews. Deixo os links no fim dessa leitura.
E já fica aqui meu pedido de desculpas a todos que se sentirem ofendidos com o que eu disse acima. A idéia não é tornar polêmico, mas, compartilhar o que estou percebendo.
Respeito a todos que estão empolgados com os frameworks com os quais trabalham. Minha verdade está longe de ser absoluta.
Mas e você o que acha? comenta aqui por favor e me ajuda a entender mais sobre esse assunto.
Você já criou alguma biblioteca ou teve sucesso em desenvolver e implantar uma biblioteca dentro de um projeto real? Me conta, to super afim de saber e sei que outras pessoas aqui também estão.